Como trabalhar as questões de género com crianças da educação pré-escolar e do 1º ciclo do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Epifânio, Flávia Raquel Ribeiro
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/3918
Resumo: Mestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico
id RCAP_a494e637d6b8ba6ba2b6830c1e53d7b8
oai_identifier_str oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/3918
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Como trabalhar as questões de género com crianças da educação pré-escolar e do 1º ciclo do ensino básicoeducaçãocidadaniaigualdade de géneroestereótipos de géneroeducationcitizenshipgender equalitygender stereotypesMestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1ºCiclo do Ensino BásicoO presente relatório resulta da Prática de Ensino Supervisionada (PES) em três contextos educativos: Creche, Jardim-de-Infância (JI) e 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB). Estes estágios curriculares fundamentaram o trabalho de pesquisa sobre os estereótipos de género que deu o título a este relatório: como trabalhar as questões de género com crianças da educação pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico?. O relatório divide-se em três capítulos: (i) prática de ensino supervisionado – caracterização dos estágios realizados ao longo do mestrado; (ii) trabalho de pesquisa realizado; e (iii) considerações finais sobre a globalidade do trabalho desenvolvido. O estudo foi feito durante os contextos de estágio e seguiu uma metodologia qualitativa, tendo como participantes alunos da educação pré-escolar e do 1.º ano do 1.º CEB. Os dados foram obtidos a partir de entrevistas (às crianças e às profissionais de educação) e através das respostas a um Kahoot e da análise de desenhos efetuados pelas crianças. Ao longo do meu percurso académico, procurei ter um olhar atento, reflexivo e crítico, sustentado pelos conteúdos teóricos, com o intuito de me preparar como futura educadora/ professora. Esta jornada não foi fácil, mas considero que tenho vindo a desenvolver aprendizagens significativas. Esta pesquisa, pela sua pertinência, abordando a desconstrução de estereótipos, foi uma etapa muito importante neste percurso de aprendizagem.This report is the result of the supervised professional practice in three socio educational contexts: Nursery, Kindergarten and Primary School. These curricular stages supported the research work on gender stereotypes that led me to the theme: how to work gender issues with children in pre-school and primary school?. The report is divided into three chapters: (i) supervised teaching practice – characterization of internships carried out during the master’s; (ii) research work carried out on the gender stereotypes evidenced by children; and (iii) final considerations of the work developed. The developed study took place in an internship context and followed a qualitative methodology, with students from the pre-school and 1st year of the primary school as participants and the data was obtained through interviews (with children and education professionals), the responses to a Kahoot and the analysis of drawings made by the children. Throughout my academic journey, I have tried to have an attentive, reflexive and critical look, supported by theoretical contents, in order to prepare myself as a future educator/teacher. This journey was not an easy one, but I consider that I have been developing significant lessons. This research, due to is relevance, addressing the deconstruction of stereotypes, was a very important step in this learning journey.Cardona, Maria JoãoRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémEpifânio, Flávia Raquel Ribeiro2022-03-26T15:19:11Z2022-01-272022-01-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/3918TID:202943003por202943003info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:36:20Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/3918Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:55:36.497369Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Como trabalhar as questões de género com crianças da educação pré-escolar e do 1º ciclo do ensino básico
title Como trabalhar as questões de género com crianças da educação pré-escolar e do 1º ciclo do ensino básico
spellingShingle Como trabalhar as questões de género com crianças da educação pré-escolar e do 1º ciclo do ensino básico
Epifânio, Flávia Raquel Ribeiro
educação
cidadania
igualdade de género
estereótipos de género
education
citizenship
gender equality
gender stereotypes
title_short Como trabalhar as questões de género com crianças da educação pré-escolar e do 1º ciclo do ensino básico
title_full Como trabalhar as questões de género com crianças da educação pré-escolar e do 1º ciclo do ensino básico
title_fullStr Como trabalhar as questões de género com crianças da educação pré-escolar e do 1º ciclo do ensino básico
title_full_unstemmed Como trabalhar as questões de género com crianças da educação pré-escolar e do 1º ciclo do ensino básico
title_sort Como trabalhar as questões de género com crianças da educação pré-escolar e do 1º ciclo do ensino básico
author Epifânio, Flávia Raquel Ribeiro
author_facet Epifânio, Flávia Raquel Ribeiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cardona, Maria João
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
dc.contributor.author.fl_str_mv Epifânio, Flávia Raquel Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv educação
cidadania
igualdade de género
estereótipos de género
education
citizenship
gender equality
gender stereotypes
topic educação
cidadania
igualdade de género
estereótipos de género
education
citizenship
gender equality
gender stereotypes
description Mestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-03-26T15:19:11Z
2022-01-27
2022-01-27T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.15/3918
TID:202943003
url http://hdl.handle.net/10400.15/3918
identifier_str_mv TID:202943003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 202943003
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137045620195328