Impacto do recalls na percepção dos clientes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Mónica
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/7564
Resumo: Com o objectivo de investigar o impacto dos recalls na percepção dos consumidores, bem como os factores que intermedeiam esse processo, foi realizada uma pesquisa com 132 proprietários portugueses do automóvel Toyota Prius, os quais integram uma comunidade de clientes específica deste modelo, criada pelo distribuidor nacional, Toyota Caetano Portugal (TCAP). Os resultados mostram que relativamente à imagem pessoal da marca por parte dos seus clientes, a maioria considera que a mesma não se alterou e que inclusivamente melhorou. Contudo são da opinião de que o efeito mais nocivo foi perante o público em geral, não cliente Toyota, uma vez que a imagem da marca nipónica acabou por piorar perante os mesmos após este incidente. A maioria dos respondentes considera ainda que a marca conduziu da melhor forma a informação, face à maioria dos diversos públicos. No rescaldo desta avaliação sobre a forma como a Toyota geriu todo o processo, os clientes entrevistados confessam ter, na sua maioria, uma percepção positiva da resolução do processo. Relativamente à possibilidade de recompra, a maioria demonstra intenção de compra da mesma marca e do mesmo modelo. Por fim, são discutidas as contribuições e limitações para novos estudos.
id RCAP_a4994ba85abaada383ac496e939292bd
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/7564
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Impacto do recalls na percepção dos clientescaso de estudo da marca Toyota PriusRecallImagem de MarcaGestão relacional (fidelidade)Toyota PriusCom o objectivo de investigar o impacto dos recalls na percepção dos consumidores, bem como os factores que intermedeiam esse processo, foi realizada uma pesquisa com 132 proprietários portugueses do automóvel Toyota Prius, os quais integram uma comunidade de clientes específica deste modelo, criada pelo distribuidor nacional, Toyota Caetano Portugal (TCAP). Os resultados mostram que relativamente à imagem pessoal da marca por parte dos seus clientes, a maioria considera que a mesma não se alterou e que inclusivamente melhorou. Contudo são da opinião de que o efeito mais nocivo foi perante o público em geral, não cliente Toyota, uma vez que a imagem da marca nipónica acabou por piorar perante os mesmos após este incidente. A maioria dos respondentes considera ainda que a marca conduziu da melhor forma a informação, face à maioria dos diversos públicos. No rescaldo desta avaliação sobre a forma como a Toyota geriu todo o processo, os clientes entrevistados confessam ter, na sua maioria, uma percepção positiva da resolução do processo. Relativamente à possibilidade de recompra, a maioria demonstra intenção de compra da mesma marca e do mesmo modelo. Por fim, são discutidas as contribuições e limitações para novos estudos.Arriscado, PaulaRepositório ComumSantos, Mónica2015-01-24T10:52:20Z2011-01-01T00:00:00Z2011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/7564porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:24:33Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/7564Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:13:52.507130Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Impacto do recalls na percepção dos clientes
caso de estudo da marca Toyota Prius
title Impacto do recalls na percepção dos clientes
spellingShingle Impacto do recalls na percepção dos clientes
Santos, Mónica
Recall
Imagem de Marca
Gestão relacional (fidelidade)
Toyota Prius
title_short Impacto do recalls na percepção dos clientes
title_full Impacto do recalls na percepção dos clientes
title_fullStr Impacto do recalls na percepção dos clientes
title_full_unstemmed Impacto do recalls na percepção dos clientes
title_sort Impacto do recalls na percepção dos clientes
author Santos, Mónica
author_facet Santos, Mónica
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Arriscado, Paula
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Mónica
dc.subject.por.fl_str_mv Recall
Imagem de Marca
Gestão relacional (fidelidade)
Toyota Prius
topic Recall
Imagem de Marca
Gestão relacional (fidelidade)
Toyota Prius
description Com o objectivo de investigar o impacto dos recalls na percepção dos consumidores, bem como os factores que intermedeiam esse processo, foi realizada uma pesquisa com 132 proprietários portugueses do automóvel Toyota Prius, os quais integram uma comunidade de clientes específica deste modelo, criada pelo distribuidor nacional, Toyota Caetano Portugal (TCAP). Os resultados mostram que relativamente à imagem pessoal da marca por parte dos seus clientes, a maioria considera que a mesma não se alterou e que inclusivamente melhorou. Contudo são da opinião de que o efeito mais nocivo foi perante o público em geral, não cliente Toyota, uma vez que a imagem da marca nipónica acabou por piorar perante os mesmos após este incidente. A maioria dos respondentes considera ainda que a marca conduziu da melhor forma a informação, face à maioria dos diversos públicos. No rescaldo desta avaliação sobre a forma como a Toyota geriu todo o processo, os clientes entrevistados confessam ter, na sua maioria, uma percepção positiva da resolução do processo. Relativamente à possibilidade de recompra, a maioria demonstra intenção de compra da mesma marca e do mesmo modelo. Por fim, são discutidas as contribuições e limitações para novos estudos.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-01T00:00:00Z
2011-01-01T00:00:00Z
2015-01-24T10:52:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/7564
url http://hdl.handle.net/10400.26/7564
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130004843397120