Exploração e desenvolvimento vocacional na adolescência: contributos para uma abordagem sistemática e colaborativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/34757 |
Resumo: | A promoção do desenvolvimento vocacional emerge, a partir dos anos setenta, como uma estratégia de eleição efectiva para preparar os jovens para os novos contextos de experiência de uma carreira. Neste texto, começaremos por analisar o significado da expressão desenvolvimento vocacional, revisaremos em mais pormenor as características do desenvolvimento vocacional na adolescência - anos de exploração e de ensaio - com uma síntese das ideias mais actuais sobre o tema para, seguidamente, passarmos a discutir o papel dos profissionais de orientação, dos professores e dos pais na promoção do desenvolvimento vocacional na adolescência. Procuraremos defender que a promoção do desenvolvimento vocacional exige dos profissionais de orientação, o planeamento de intervenções precoces, uma abordagem educativa deliberada, de carácter sistemático e, uma estratégia lata e de responsabilidade partilhada e colaboracionista. Recomenda-se o alargamento progressivo da participação nos programas a outros agentes do desenvolvimento vocacional, de modo a que os professores, pais e comunidade partilhem da responsabilidade dos resultados da aprendizagem vocacional dos alunos e as escolas aumentem o impacto das suas intervenções de educação e desenvolvimento vocacional. |
id |
RCAP_a4994e82599c6e5b715ebfc8eb63fded |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/34757 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Exploração e desenvolvimento vocacional na adolescência: contributos para uma abordagem sistemática e colaborativaDesenvolvimento vocacionalEducação para a carreiraFacilitadores do desenvolvimento vocacionalCareer developmentCareer educationCareer development facilitatorsCiências Sociais::PsicologiaA promoção do desenvolvimento vocacional emerge, a partir dos anos setenta, como uma estratégia de eleição efectiva para preparar os jovens para os novos contextos de experiência de uma carreira. Neste texto, começaremos por analisar o significado da expressão desenvolvimento vocacional, revisaremos em mais pormenor as características do desenvolvimento vocacional na adolescência - anos de exploração e de ensaio - com uma síntese das ideias mais actuais sobre o tema para, seguidamente, passarmos a discutir o papel dos profissionais de orientação, dos professores e dos pais na promoção do desenvolvimento vocacional na adolescência. Procuraremos defender que a promoção do desenvolvimento vocacional exige dos profissionais de orientação, o planeamento de intervenções precoces, uma abordagem educativa deliberada, de carácter sistemático e, uma estratégia lata e de responsabilidade partilhada e colaboracionista. Recomenda-se o alargamento progressivo da participação nos programas a outros agentes do desenvolvimento vocacional, de modo a que os professores, pais e comunidade partilhem da responsabilidade dos resultados da aprendizagem vocacional dos alunos e as escolas aumentem o impacto das suas intervenções de educação e desenvolvimento vocacional.Universidade do MinhoTaveira, Maria do Céu2004-122004-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/34757porTaveira, M. C. (2004). Exploração e desenvolvimento vocacional na adolescência: Contributos para uma abordagem sistemática e colaborativa. Psicologia e Educação, 3(1), 109-1201645-6084info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-11T05:46:11Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/34757Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-11T05:46:11Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Exploração e desenvolvimento vocacional na adolescência: contributos para uma abordagem sistemática e colaborativa |
title |
Exploração e desenvolvimento vocacional na adolescência: contributos para uma abordagem sistemática e colaborativa |
spellingShingle |
Exploração e desenvolvimento vocacional na adolescência: contributos para uma abordagem sistemática e colaborativa Taveira, Maria do Céu Desenvolvimento vocacional Educação para a carreira Facilitadores do desenvolvimento vocacional Career development Career education Career development facilitators Ciências Sociais::Psicologia |
title_short |
Exploração e desenvolvimento vocacional na adolescência: contributos para uma abordagem sistemática e colaborativa |
title_full |
Exploração e desenvolvimento vocacional na adolescência: contributos para uma abordagem sistemática e colaborativa |
title_fullStr |
Exploração e desenvolvimento vocacional na adolescência: contributos para uma abordagem sistemática e colaborativa |
title_full_unstemmed |
Exploração e desenvolvimento vocacional na adolescência: contributos para uma abordagem sistemática e colaborativa |
title_sort |
Exploração e desenvolvimento vocacional na adolescência: contributos para uma abordagem sistemática e colaborativa |
author |
Taveira, Maria do Céu |
author_facet |
Taveira, Maria do Céu |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Taveira, Maria do Céu |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desenvolvimento vocacional Educação para a carreira Facilitadores do desenvolvimento vocacional Career development Career education Career development facilitators Ciências Sociais::Psicologia |
topic |
Desenvolvimento vocacional Educação para a carreira Facilitadores do desenvolvimento vocacional Career development Career education Career development facilitators Ciências Sociais::Psicologia |
description |
A promoção do desenvolvimento vocacional emerge, a partir dos anos setenta, como uma estratégia de eleição efectiva para preparar os jovens para os novos contextos de experiência de uma carreira. Neste texto, começaremos por analisar o significado da expressão desenvolvimento vocacional, revisaremos em mais pormenor as características do desenvolvimento vocacional na adolescência - anos de exploração e de ensaio - com uma síntese das ideias mais actuais sobre o tema para, seguidamente, passarmos a discutir o papel dos profissionais de orientação, dos professores e dos pais na promoção do desenvolvimento vocacional na adolescência. Procuraremos defender que a promoção do desenvolvimento vocacional exige dos profissionais de orientação, o planeamento de intervenções precoces, uma abordagem educativa deliberada, de carácter sistemático e, uma estratégia lata e de responsabilidade partilhada e colaboracionista. Recomenda-se o alargamento progressivo da participação nos programas a outros agentes do desenvolvimento vocacional, de modo a que os professores, pais e comunidade partilhem da responsabilidade dos resultados da aprendizagem vocacional dos alunos e as escolas aumentem o impacto das suas intervenções de educação e desenvolvimento vocacional. |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004-12 2004-12-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/34757 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/34757 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Taveira, M. C. (2004). Exploração e desenvolvimento vocacional na adolescência: Contributos para uma abordagem sistemática e colaborativa. Psicologia e Educação, 3(1), 109-120 1645-6084 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817544733607591936 |