Empreendedorismo académico em Portugal: estudo de caso das empresas spin-offs académicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Vanessa Patrícia Freitas
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11110/1838
Resumo: Apesar de ser um termo histórico-cultural, o empreendedorismo é um tema com uma popularidade renascida devido à sua crescente importância. A situação financeira é uma das principais justificações para o investimento na promoção do empreendedorismo, sendo encarado com uma alternativa ou um meio para diferentes percursos profissionais e combate ao desemprego. Dada a sua relevância é importante perceber qual o papel das instituições de ensino superior na promoção do empreendedorismo e no apoio à criação de novas empresas com o intuito de comercializar o conhecimento gerado no seio académico (empresas spin-offs académicas). O objetivo deste trabalho é analisar a evolução do empreendedorismo académico em Portugal, mais propriamente a criação de empresas spin-offs académicas nas cinco principais universidades portuguesas. Neste sentido foi realizado um estudo comparativo com o intuito de analisar o número de empresas spin-offs académicas criadas em cada universidade, analisando os setores de atividades predominantes, as respetivas taxas de mortalidade e a localização das mesmas face à universidade de origem. De modo complementar foi realizado um questionário detalhado aos promotores das empresas spin-offs académicas registadas na Universidade de Aveiro, na Universidade do Minho e na Universidade do Porto. Neste estudo de caso foram analisadas as características da equipa de promotores das empresas spin-offs académicas, do processo de transferência da tecnologia da universidade de origem, da estratégia e do modelo de negócio adotado por estas empresas. O estudo permitiu perceber que existem características predominantes nas empresas spin-offs académicas como o intervalo de idades e o género dos promotores, o elevado nível de habilitação académica, a transferência formal da tecnologia da universidade de origem, a importância atribuída ao apoio da universidade no que respeita ao acesso a infraestruturas. Verifica-se ainda que a maioria das empresas spin-offs académicas tem como modelo de negócio o desenvolvimento e comercialização de um produto ou serviço.
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