Design de interacção centrado nas crianças: estudo do caso Biblon

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Resende, Cátia Andreia Tavares dos Santos
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/3586
Resumo: O presente trabalho subordinado ao título: “Design De Interacção Centrado Nas Crianças - Estudo Do Caso Biblon”, tem como objectivo principal compreender as perspectivas das crianças em relação a uma biblioteca digital, bem como os elementos que compõe a interface. Tem como metodologia central o envolvimento das crianças como agente central, no sentido de realizar uma proposta de design gráfico e de interacção para o Portal Biblon. A usabilidade relaciona-se com a interacção entre os utilizadores e os sistemas, e deve integrar os processos de estudo e desenvolvimento centrado nas necessidades e especificidades do utilizador - user-centered design (design centrado no utilizador). Assim, expuseram-se várias definições para o termo e ainda algumas preocupações com usabilidade nos sistemas para crianças. Este estudo incidiu também sobre o tema da integração das crianças enquanto parceiros no processo de design, apresentando exemplos deste processo, como é o caso de alguns projectos dirigidos por Allison Druin. O projecto sobre o qual o presente trabalho se centrou foi o Portal Biblon, com requisitos funcionais consoante os objectivos previamente definidos e, as propostas de desenho de interface. “Descobrir é trabalhoso e dispendioso. Requer muito trabalho de campo, olhos e ouvidos bem abertos, aprender, assimilar, esquadrinhar, uma e outra e outra vez” (GRAUE et al., 2003, p. 10). Assim, elaborou-se o plano de investigação para os estudos produzidos, de forma a obter resultados que levaram a uma nova proposta e aperfeiçoamento. Conforme afirma Stake (2009, p. 11), “estudamos um caso quando ele próprio se reveste de um interesse muito especial, e então procuramos o pormenor da interacção com os seus contextos”. Nesta lógica se estudou o caso Biblon, que permitiu realizar uma proposta fundamentada de design funcional e de interface.
id RCAP_a4d6b19e67e27627aa437d1ec871e7ad
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/3586
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Design de interacção centrado nas crianças: estudo do caso BiblonComunicação multimédiaInteracção homem-computadorBibliotecas digitaisComunidades virtuaisMotivação para a aprendizagemLeitura recreativaCrianças em idade escolarO presente trabalho subordinado ao título: “Design De Interacção Centrado Nas Crianças - Estudo Do Caso Biblon”, tem como objectivo principal compreender as perspectivas das crianças em relação a uma biblioteca digital, bem como os elementos que compõe a interface. Tem como metodologia central o envolvimento das crianças como agente central, no sentido de realizar uma proposta de design gráfico e de interacção para o Portal Biblon. A usabilidade relaciona-se com a interacção entre os utilizadores e os sistemas, e deve integrar os processos de estudo e desenvolvimento centrado nas necessidades e especificidades do utilizador - user-centered design (design centrado no utilizador). Assim, expuseram-se várias definições para o termo e ainda algumas preocupações com usabilidade nos sistemas para crianças. Este estudo incidiu também sobre o tema da integração das crianças enquanto parceiros no processo de design, apresentando exemplos deste processo, como é o caso de alguns projectos dirigidos por Allison Druin. O projecto sobre o qual o presente trabalho se centrou foi o Portal Biblon, com requisitos funcionais consoante os objectivos previamente definidos e, as propostas de desenho de interface. “Descobrir é trabalhoso e dispendioso. Requer muito trabalho de campo, olhos e ouvidos bem abertos, aprender, assimilar, esquadrinhar, uma e outra e outra vez” (GRAUE et al., 2003, p. 10). Assim, elaborou-se o plano de investigação para os estudos produzidos, de forma a obter resultados que levaram a uma nova proposta e aperfeiçoamento. Conforme afirma Stake (2009, p. 11), “estudamos um caso quando ele próprio se reveste de um interesse muito especial, e então procuramos o pormenor da interacção com os seus contextos”. Nesta lógica se estudou o caso Biblon, que permitiu realizar uma proposta fundamentada de design funcional e de interface.The present work under the title: " Interaction Design Centered In Children - Biblon Case Study," whose main purpose is to understand the perspectives of several children about a digital library, as well as the elements that compose the interface. The central methodology was the children involvement as central agent, to conduct a proposal graphic and interaction design for the Biblon Portal. Usability is related to the interaction between users and systems, and must integrate the processes of study and development focusing on the needs and specificities of the user - user-centered design (user-centered design). Thus, several definitions for the term were presented, as well as some concerns with usability of systems for children. This brief study also focused on the theme of integration of children as partners in the design process, providing examples of this process, as it is the case of some projects led by Allison Druin. The project on which this work was focused was the Biblon Portal with the functional requirements according to the predefined objectives, and the proposed interface design. According to Graue & Walsh (2003, p. 10), discovery is difficult and arduous. It requires a lot of work and effort and you must keep your eyes and ears open, learn and assimilate over and over and over again. Then, there is the research plan for the produced studies and, the results that led to a new proposal and improvement. As stated by Stake (2009, p. 11), we study a case when it seems to be of special interest and we look for the detail of interaction with its contexts. The case Biblon was studied at this logic, which has brought a reasoned proposal of a functional interface design.Universidade de Aveiro2011-06-09T10:21:08Z2010-01-01T00:00:00Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/3586porResende, Cátia Andreia Tavares dos Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:03:14Zoai:ria.ua.pt:10773/3586Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:41:45.542373Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Design de interacção centrado nas crianças: estudo do caso Biblon
title Design de interacção centrado nas crianças: estudo do caso Biblon
spellingShingle Design de interacção centrado nas crianças: estudo do caso Biblon
Resende, Cátia Andreia Tavares dos Santos
Comunicação multimédia
Interacção homem-computador
Bibliotecas digitais
Comunidades virtuais
Motivação para a aprendizagem
Leitura recreativa
Crianças em idade escolar
title_short Design de interacção centrado nas crianças: estudo do caso Biblon
title_full Design de interacção centrado nas crianças: estudo do caso Biblon
title_fullStr Design de interacção centrado nas crianças: estudo do caso Biblon
title_full_unstemmed Design de interacção centrado nas crianças: estudo do caso Biblon
title_sort Design de interacção centrado nas crianças: estudo do caso Biblon
author Resende, Cátia Andreia Tavares dos Santos
author_facet Resende, Cátia Andreia Tavares dos Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Resende, Cátia Andreia Tavares dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação multimédia
Interacção homem-computador
Bibliotecas digitais
Comunidades virtuais
Motivação para a aprendizagem
Leitura recreativa
Crianças em idade escolar
topic Comunicação multimédia
Interacção homem-computador
Bibliotecas digitais
Comunidades virtuais
Motivação para a aprendizagem
Leitura recreativa
Crianças em idade escolar
description O presente trabalho subordinado ao título: “Design De Interacção Centrado Nas Crianças - Estudo Do Caso Biblon”, tem como objectivo principal compreender as perspectivas das crianças em relação a uma biblioteca digital, bem como os elementos que compõe a interface. Tem como metodologia central o envolvimento das crianças como agente central, no sentido de realizar uma proposta de design gráfico e de interacção para o Portal Biblon. A usabilidade relaciona-se com a interacção entre os utilizadores e os sistemas, e deve integrar os processos de estudo e desenvolvimento centrado nas necessidades e especificidades do utilizador - user-centered design (design centrado no utilizador). Assim, expuseram-se várias definições para o termo e ainda algumas preocupações com usabilidade nos sistemas para crianças. Este estudo incidiu também sobre o tema da integração das crianças enquanto parceiros no processo de design, apresentando exemplos deste processo, como é o caso de alguns projectos dirigidos por Allison Druin. O projecto sobre o qual o presente trabalho se centrou foi o Portal Biblon, com requisitos funcionais consoante os objectivos previamente definidos e, as propostas de desenho de interface. “Descobrir é trabalhoso e dispendioso. Requer muito trabalho de campo, olhos e ouvidos bem abertos, aprender, assimilar, esquadrinhar, uma e outra e outra vez” (GRAUE et al., 2003, p. 10). Assim, elaborou-se o plano de investigação para os estudos produzidos, de forma a obter resultados que levaram a uma nova proposta e aperfeiçoamento. Conforme afirma Stake (2009, p. 11), “estudamos um caso quando ele próprio se reveste de um interesse muito especial, e então procuramos o pormenor da interacção com os seus contextos”. Nesta lógica se estudou o caso Biblon, que permitiu realizar uma proposta fundamentada de design funcional e de interface.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-01-01T00:00:00Z
2010
2011-06-09T10:21:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/3586
url http://hdl.handle.net/10773/3586
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137466057228288