Design de interacção centrado nas crianças: estudo do caso Biblon
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/3586 |
Resumo: | O presente trabalho subordinado ao título: “Design De Interacção Centrado Nas Crianças - Estudo Do Caso Biblon”, tem como objectivo principal compreender as perspectivas das crianças em relação a uma biblioteca digital, bem como os elementos que compõe a interface. Tem como metodologia central o envolvimento das crianças como agente central, no sentido de realizar uma proposta de design gráfico e de interacção para o Portal Biblon. A usabilidade relaciona-se com a interacção entre os utilizadores e os sistemas, e deve integrar os processos de estudo e desenvolvimento centrado nas necessidades e especificidades do utilizador - user-centered design (design centrado no utilizador). Assim, expuseram-se várias definições para o termo e ainda algumas preocupações com usabilidade nos sistemas para crianças. Este estudo incidiu também sobre o tema da integração das crianças enquanto parceiros no processo de design, apresentando exemplos deste processo, como é o caso de alguns projectos dirigidos por Allison Druin. O projecto sobre o qual o presente trabalho se centrou foi o Portal Biblon, com requisitos funcionais consoante os objectivos previamente definidos e, as propostas de desenho de interface. “Descobrir é trabalhoso e dispendioso. Requer muito trabalho de campo, olhos e ouvidos bem abertos, aprender, assimilar, esquadrinhar, uma e outra e outra vez” (GRAUE et al., 2003, p. 10). Assim, elaborou-se o plano de investigação para os estudos produzidos, de forma a obter resultados que levaram a uma nova proposta e aperfeiçoamento. Conforme afirma Stake (2009, p. 11), “estudamos um caso quando ele próprio se reveste de um interesse muito especial, e então procuramos o pormenor da interacção com os seus contextos”. Nesta lógica se estudou o caso Biblon, que permitiu realizar uma proposta fundamentada de design funcional e de interface. |
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Design de interacção centrado nas crianças: estudo do caso BiblonComunicação multimédiaInteracção homem-computadorBibliotecas digitaisComunidades virtuaisMotivação para a aprendizagemLeitura recreativaCrianças em idade escolarO presente trabalho subordinado ao título: “Design De Interacção Centrado Nas Crianças - Estudo Do Caso Biblon”, tem como objectivo principal compreender as perspectivas das crianças em relação a uma biblioteca digital, bem como os elementos que compõe a interface. Tem como metodologia central o envolvimento das crianças como agente central, no sentido de realizar uma proposta de design gráfico e de interacção para o Portal Biblon. A usabilidade relaciona-se com a interacção entre os utilizadores e os sistemas, e deve integrar os processos de estudo e desenvolvimento centrado nas necessidades e especificidades do utilizador - user-centered design (design centrado no utilizador). Assim, expuseram-se várias definições para o termo e ainda algumas preocupações com usabilidade nos sistemas para crianças. Este estudo incidiu também sobre o tema da integração das crianças enquanto parceiros no processo de design, apresentando exemplos deste processo, como é o caso de alguns projectos dirigidos por Allison Druin. O projecto sobre o qual o presente trabalho se centrou foi o Portal Biblon, com requisitos funcionais consoante os objectivos previamente definidos e, as propostas de desenho de interface. “Descobrir é trabalhoso e dispendioso. Requer muito trabalho de campo, olhos e ouvidos bem abertos, aprender, assimilar, esquadrinhar, uma e outra e outra vez” (GRAUE et al., 2003, p. 10). Assim, elaborou-se o plano de investigação para os estudos produzidos, de forma a obter resultados que levaram a uma nova proposta e aperfeiçoamento. Conforme afirma Stake (2009, p. 11), “estudamos um caso quando ele próprio se reveste de um interesse muito especial, e então procuramos o pormenor da interacção com os seus contextos”. Nesta lógica se estudou o caso Biblon, que permitiu realizar uma proposta fundamentada de design funcional e de interface.The present work under the title: " Interaction Design Centered In Children - Biblon Case Study," whose main purpose is to understand the perspectives of several children about a digital library, as well as the elements that compose the interface. The central methodology was the children involvement as central agent, to conduct a proposal graphic and interaction design for the Biblon Portal. Usability is related to the interaction between users and systems, and must integrate the processes of study and development focusing on the needs and specificities of the user - user-centered design (user-centered design). Thus, several definitions for the term were presented, as well as some concerns with usability of systems for children. This brief study also focused on the theme of integration of children as partners in the design process, providing examples of this process, as it is the case of some projects led by Allison Druin. The project on which this work was focused was the Biblon Portal with the functional requirements according to the predefined objectives, and the proposed interface design. According to Graue & Walsh (2003, p. 10), discovery is difficult and arduous. It requires a lot of work and effort and you must keep your eyes and ears open, learn and assimilate over and over and over again. Then, there is the research plan for the produced studies and, the results that led to a new proposal and improvement. As stated by Stake (2009, p. 11), we study a case when it seems to be of special interest and we look for the detail of interaction with its contexts. The case Biblon was studied at this logic, which has brought a reasoned proposal of a functional interface design.Universidade de Aveiro2011-06-09T10:21:08Z2010-01-01T00:00:00Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/3586porResende, Cátia Andreia Tavares dos Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:03:14Zoai:ria.ua.pt:10773/3586Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:41:45.542373Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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O presente trabalho subordinado ao título: “Design De Interacção Centrado Nas Crianças - Estudo Do Caso Biblon”, tem como objectivo principal compreender as perspectivas das crianças em relação a uma biblioteca digital, bem como os elementos que compõe a interface. Tem como metodologia central o envolvimento das crianças como agente central, no sentido de realizar uma proposta de design gráfico e de interacção para o Portal Biblon. A usabilidade relaciona-se com a interacção entre os utilizadores e os sistemas, e deve integrar os processos de estudo e desenvolvimento centrado nas necessidades e especificidades do utilizador - user-centered design (design centrado no utilizador). Assim, expuseram-se várias definições para o termo e ainda algumas preocupações com usabilidade nos sistemas para crianças. Este estudo incidiu também sobre o tema da integração das crianças enquanto parceiros no processo de design, apresentando exemplos deste processo, como é o caso de alguns projectos dirigidos por Allison Druin. O projecto sobre o qual o presente trabalho se centrou foi o Portal Biblon, com requisitos funcionais consoante os objectivos previamente definidos e, as propostas de desenho de interface. “Descobrir é trabalhoso e dispendioso. Requer muito trabalho de campo, olhos e ouvidos bem abertos, aprender, assimilar, esquadrinhar, uma e outra e outra vez” (GRAUE et al., 2003, p. 10). Assim, elaborou-se o plano de investigação para os estudos produzidos, de forma a obter resultados que levaram a uma nova proposta e aperfeiçoamento. Conforme afirma Stake (2009, p. 11), “estudamos um caso quando ele próprio se reveste de um interesse muito especial, e então procuramos o pormenor da interacção com os seus contextos”. Nesta lógica se estudou o caso Biblon, que permitiu realizar uma proposta fundamentada de design funcional e de interface. |
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