As competências socio-emocionais e a motivação – educação para a sustentabilidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Galinha, Sónia Maria Gomes Alexandre
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/3789
Resumo: Num quadro de uma Educação de qualidade, constitui objetivo principal desta investigação quantitativa avaliar a existência de ganhos na dinâmica motivacional em adolescentes inquiridos através da sua participação num programa motivacional no sentido da otimização de competências sociais emocionais e por conseguinte o seu sucesso académico. Para o efeito foram utilizados o Questionário - QME (Cordeiro, 2010) aplicado aos dois grupos (experimental e de controlo) nas duas diferentes fases (pré e pós teste) e o Programa P-DMAR (Fonseca, Galinha & Loureiro, 2019) administrado ao grupo experimental. Constam da amostra 40 indivíduos, com média de 14 anos de idade (40% feminino; 60% masculino). Foi garantido o anonimato e a confidencialidade dos dados obtidos em momento extra-letivo por credenciamento de um monitor/ psicólogo treinado para o efeito. A metodologia estatística consistiu numa análise dos dados fornecidos pelo QME, aplicado antes e depois do terminus da implementação do programa. Os resultados obtidos revelaram a existência de ganhos estatisticamente significativos nas dimensões avaliadas no QME no grupo experimental em oposição ao grupo de controlo (valores de p <0,01). Os alunos participantes no P-DMAR viram as suas competências motivacionais aumentadas nos seguintes domínios medidos no QME: F3 - objetivos extrínsecos do aluno com regulação externa, constituído pela escala D2 – orientação para os objetivos de desempenho, E1 – Instrumentalidade exógena com regulação externa; F5 - objetivos extrínsecos ao aluno com regulação interna, escala E2 - Instrumentalidade exógena com regulação interna e E3 - Instrumentalidade endógena com regulação interna; F6 - Objetivos intrínsecos do aluno, escala D1 – Orientação para objetivos de aprendizagem. Observaram-se do pré para o pós-teste valores crescentes estatisticamente significativos nas dimensões avaliadas no QME no grupo experimental (valores de p <0,01). Foi verificado que o P-DMAR é um programa valioso com significância estatística no sentido de incrementar a motivação.
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Foi garantido o anonimato e a confidencialidade dos dados obtidos em momento extra-letivo por credenciamento de um monitor/ psicólogo treinado para o efeito. A metodologia estatística consistiu numa análise dos dados fornecidos pelo QME, aplicado antes e depois do terminus da implementação do programa. Os resultados obtidos revelaram a existência de ganhos estatisticamente significativos nas dimensões avaliadas no QME no grupo experimental em oposição ao grupo de controlo (valores de p <0,01). Os alunos participantes no P-DMAR viram as suas competências motivacionais aumentadas nos seguintes domínios medidos no QME: F3 - objetivos extrínsecos do aluno com regulação externa, constituído pela escala D2 – orientação para os objetivos de desempenho, E1 – Instrumentalidade exógena com regulação externa; F5 - objetivos extrínsecos ao aluno com regulação interna, escala E2 - Instrumentalidade exógena com regulação interna e E3 - Instrumentalidade endógena com regulação interna; F6 - Objetivos intrínsecos do aluno, escala D1 – Orientação para objetivos de aprendizagem. Observaram-se do pré para o pós-teste valores crescentes estatisticamente significativos nas dimensões avaliadas no QME no grupo experimental (valores de p <0,01). Foi verificado que o P-DMAR é um programa valioso com significância estatística no sentido de incrementar a motivação.Within a framework of quality education, the main objective of this quantitative research is to evaluate the existence of gains in motivational dynamics in adolescents surveyed through their participation in a motivational program for adolescence in order to optimize emotional social skills and, consequently, their academic success. For this purpose, the Questionnaire - QME (Cordeiro, 2010) was applied to the two groups (experimental and control) in the two different phases (pre and post-test) and the P-DMAR Program (Fonseca, Galinha & Loureiro, 2019) administered to the experimental group. The sample included 40 individuals, with an average age of 14 years old (40% female; 60% male). Anonymity and confidentiality of data obtained in extra-academic time was guaranteed by the accreditation of a monitor / psychologist trained for the purpose. The statistical methodology consisted of an analysis of the data provided by the QME, applied before and after the end of the program implementation. The results obtained revealed the existence of statistically significant gains in the dimensions evaluated in the QME in the experimental group as opposed to the control group (p values <0.01). The students participating in the P-DMAR saw their motivational skills increased in the following domains measured in the QME: F3 - extrinsic objectives of the student with external regulation, constituted by the D2 scale - orientation towards performance objectives, E1 - Exogenous instrumentality with external regulation; F5 - objectives extrinsic to the student with internal regulation, scale E2 - Exogenous instrumentality with internal regulation and E3 - Endogenous instrumentality with internal regulation; F6 - Intrinsic objectives of the student, scale D1 - Orientation towards learning objectives. From the pre to the post-test, statistically significant increasing values were observed in the dimensions evaluated in the QME in the experimental group (p values <0.01). It was found that the P-DMAR is a valuable program with statistical significance in order to increase motivation.Repositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémGalinha, Sónia Maria Gomes Alexandre2021-12-08T00:57:03Z2021-06-012021-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/3789porGalinha, S. A. (2021, junho 1). As competências socio-emocionais e a motivação – educação para a sustentabilidade. Brazilian Journal of Development, , v. 7, n. 6, jun/ 2021 (55747-55755). ISSN: 2525-8761. DOI: 10.34117/bjdv7n6-129 https://www.brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/309082525-876110.34117/bjdv7n6-129info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:35:57Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/3789Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:55:29.561256Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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