Prática de ensino supervisionada em ensino do 1º e do 2º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borges, Tina Maria de Carvalho
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/12010
Resumo: O presente relatório que apresento reflete o trabalho desenvolvido na unidade curricular de “Prática de Ensino Supervisionada”(PES), do Curso Mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação de Bragança. O estágio incluído na unidade curricular referida, realizou-se em duas instituições da rede pública da cidade de Bragança e arredores, uma do 1.º ciclo, onde desenvolvi uma experiência de ensino-aprendizagem ao nível do 1.º ciclo, e a outra do 2.º ciclo onde lecionei as quatro áreas para as quais o mestrado habilita a docência: História e Geografia de Portugal, Português, Ciências da Natureza e Matemática. Só foi realizada uma experiência de ensino/aprendizagem no 1.º ciclo do Ensino Básico, uma vez que já era profissionalizada para esse nível de ensino. Ainda que se trate de um trabalho que abrange todo o estágio, decidi dedicar-me a um estudo mais pormenorizado sobre o ”Currículo“, pelo que apresento uma contextualização teórica com base em obras que permitiram conhecer a evolução do desenvolvimento curricular ao longo dos anos em Portugal. Para esta pesquisa foi consultada legislação como a Lei de Bases do Sistema Educativo do Ensino Básico e a sua primeira alteração Lei n.º 115/97 de 19 de setembro; que tendo sida alterada pela Lei n.º 49/2005 de 30 de agosto tendo esta sido alterada pela Lei n.º 85/2009 de 27 de agosto que estabelece o regime de escolaridade obrigatória para as crianças e jovens que se encontram em idade escolar e consagra a universalidade da educação pré-escolar para as crianças a partir dos 5 anos de idade. O Decreto Lei 139/2012 de 5 de julho foi alterado pelo Decreto-Lei 91/2013 de 10 de julho; Decreto-Lei 241/2001 de 30 de Agosto, que define o Perfil Específico dos Educadores de Infância e dos Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Além disso, relato e reflito sobre cinco experiências de ensino/aprendizagem (uma para o 1.º ciclo e uma por cada área do 2.º ciclo). Com o intuito de dinamizar as minhas aulas, recorri aos mais variados materiais curriculares, contribuindo deste modo para um ensino mais ativo, no qual o aluno ocupa um lugar de destaque. A manipulação dos materiais é fundamental para o desenvolvimento de múltiplas competências no aluno. O presente relatório traduz o meu percurso ao longo do estágio realizado nos diversos contextos, as preocupações que tive na preparação prévia das atividades, as reações dos alunos no decurso das aulas e as minhas reflexões, no sentido de tentar resolver os problemas surgidos.
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Ainda que se trate de um trabalho que abrange todo o estágio, decidi dedicar-me a um estudo mais pormenorizado sobre o ”Currículo“, pelo que apresento uma contextualização teórica com base em obras que permitiram conhecer a evolução do desenvolvimento curricular ao longo dos anos em Portugal. Para esta pesquisa foi consultada legislação como a Lei de Bases do Sistema Educativo do Ensino Básico e a sua primeira alteração Lei n.º 115/97 de 19 de setembro; que tendo sida alterada pela Lei n.º 49/2005 de 30 de agosto tendo esta sido alterada pela Lei n.º 85/2009 de 27 de agosto que estabelece o regime de escolaridade obrigatória para as crianças e jovens que se encontram em idade escolar e consagra a universalidade da educação pré-escolar para as crianças a partir dos 5 anos de idade. O Decreto Lei 139/2012 de 5 de julho foi alterado pelo Decreto-Lei 91/2013 de 10 de julho; Decreto-Lei 241/2001 de 30 de Agosto, que define o Perfil Específico dos Educadores de Infância e dos Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Além disso, relato e reflito sobre cinco experiências de ensino/aprendizagem (uma para o 1.º ciclo e uma por cada área do 2.º ciclo). Com o intuito de dinamizar as minhas aulas, recorri aos mais variados materiais curriculares, contribuindo deste modo para um ensino mais ativo, no qual o aluno ocupa um lugar de destaque. A manipulação dos materiais é fundamental para o desenvolvimento de múltiplas competências no aluno. O presente relatório traduz o meu percurso ao longo do estágio realizado nos diversos contextos, as preocupações que tive na preparação prévia das atividades, as reações dos alunos no decurso das aulas e as minhas reflexões, no sentido de tentar resolver os problemas surgidos.The present report reflects all the work I have done during the "Supervised Teaching Practice" (PES), in the context of my Master Degree in Teaching Course of the 1st and 2nd cycle of basic education, in Bragança Education School. This stage included in this Teaching Course was accomplish in two public institutions of the city of Bragança and surroundings, one of the First School and the other one of the Middle school, where I taught the four areas: History and Geography, Portuguese, Sciences and Mathematics. It had been done only one teaching and learning experience in the first school, because I already had a degree in this area. Although it is a work that covers the entire stage, I decided to dedicate a more detailed study on the "Curriculum" in which I present a theoretical context based on works that allowed me to know the evolution of curriculum development over the years in Portugal. For this research I consulted legislation such as the Basic Laws of Middle School Education System and its Amending, Law No. 49/2005 Restructuring Curriculum of Middle School Education and other Decree Law 139/20012 of July 5; Decree Law 91/2003 of 10 July; Decree Law 241/2001 of 30 August, Specific Profile of kinder garden teachers and teachers of the First School Education. To help my classes to become more dynamic I used different kinds of educational resources. All of them allowed me to improve classes and to make them more dynamic and attractive for students. The introduction of these educational resources can contribute to a more practical education, where the student has a prominent place. The handling of materials is important to the development of multiple skills in students. This report reflects my entire journey along the stage in the several contexts, all the apprehensions I had by preparing all activities previously, student's reactions during classes and my considerations while I was trying to solve all the problems suggested.Gonçalves, AdorindaBiblioteca Digital do IPBBorges, Tina Maria de Carvalho2015-07-30T15:02:18Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/12010TID:201011123porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:28:10Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/12010Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:02:27.021781Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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