Educação ambiental e cidadania em ambiente prisional: resultados de um estudo com reclusos em Portugal
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.2/13393 |
Resumo: | Inspirado no Conselho da Europa, que defende que a população carcerária tenha acesso a programas de educação e formação, integrado no modelo pedagógico adaptado por Moreira (2017) e testado por Dias-Trindade e Moreira (2019) em estabelecimentos prisionais portugueses e procurando dar resposta à necessidade de atender a uma população habitualmente excluída e crescente, este estudo apresenta os resultados de um projeto que explorou, através de um ambiente híbrido de aprendizagem, a relação entre ambiente e cidadania entre os reclusos de um Estabelecimento Prisional na região do Porto (Portugal) no início de 2020. Os resultados, de teor qualitativo, permitiram definir alguns balizadores de imagens mentais e posicionamentos pessoais, fundamentados em metodologias anteriormente testadas por Doménech, López e Velasco (2011) e Moreira e Dias-Trindade (2020). Conclui-se que dinâmicas complementares desenvolvidas nestes ambientes de aprendizagem podem contribuir tanto na aquisição de conhecimentos como de competências cidadãs associadas à relação Homem-Natureza. |
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Educação ambiental e cidadania em ambiente prisional: resultados de um estudo com reclusos em PortugalEnvironmental education and citizenship in a prison environment: results of a study with inmates in PortugalEducação a distânciaEducação na prisãoEducação ambientalDinâmica de grupoCidadania e educaçãoGroup dynamicDistance educationCitizenship and educationEnvironmental educationEducation in prisonInspirado no Conselho da Europa, que defende que a população carcerária tenha acesso a programas de educação e formação, integrado no modelo pedagógico adaptado por Moreira (2017) e testado por Dias-Trindade e Moreira (2019) em estabelecimentos prisionais portugueses e procurando dar resposta à necessidade de atender a uma população habitualmente excluída e crescente, este estudo apresenta os resultados de um projeto que explorou, através de um ambiente híbrido de aprendizagem, a relação entre ambiente e cidadania entre os reclusos de um Estabelecimento Prisional na região do Porto (Portugal) no início de 2020. Os resultados, de teor qualitativo, permitiram definir alguns balizadores de imagens mentais e posicionamentos pessoais, fundamentados em metodologias anteriormente testadas por Doménech, López e Velasco (2011) e Moreira e Dias-Trindade (2020). Conclui-se que dinâmicas complementares desenvolvidas nestes ambientes de aprendizagem podem contribuir tanto na aquisição de conhecimentos como de competências cidadãs associadas à relação Homem-Natureza.Inspired by the Council of Europe that defends that the prison population should have access to education and training programs, integrated in the pedagogical model adapted by Moreira (2017) and tested by Dias-Trindade and Moreira (2019) in Portuguese prisons and seeking to respond to the need to serve a sometimes excluded and growing population, this study presents the results of a project that explored, through a hybrid learning environment, the relationship between environment and citizenship among inmates from a prison in Porto (Portugal), in early 2020. The results, of qualitative content, allowed to define some beacons of mental images and personal positions, based on methodologies previously tested by Doménech and colleagues (2011) and Moreira and Dias-Trindade (2020). It is concluded that complementary dynamics, developed in these learning environments can contribute to the acquisition of knowledge, as well as citizen skills associated with the relationship between Man and Nature.Repositório AbertoDelgado-Mendez, Jesus ManuelTrindade, Sara DiasMoreira, J. António2023-02-13T15:07:37Z20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/13393porDELGADO-MENDEZ, Jesus, DIAS-TRINDADE, Sara, & MOREIRA, J. António (2021). Educação ambiental e cidadania em ambiente prisional: resultados de um estudo com reclusos em Portugal. Revista Educação & Formação, 6(3), set-dez, e41802448-358310.25053/redufor.v6i2.4180info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:45:06Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/13393Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:52:25.840544Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Inspirado no Conselho da Europa, que defende que a população carcerária tenha acesso a programas de educação e formação, integrado no modelo pedagógico adaptado por Moreira (2017) e testado por Dias-Trindade e Moreira (2019) em estabelecimentos prisionais portugueses e procurando dar resposta à necessidade de atender a uma população habitualmente excluída e crescente, este estudo apresenta os resultados de um projeto que explorou, através de um ambiente híbrido de aprendizagem, a relação entre ambiente e cidadania entre os reclusos de um Estabelecimento Prisional na região do Porto (Portugal) no início de 2020. Os resultados, de teor qualitativo, permitiram definir alguns balizadores de imagens mentais e posicionamentos pessoais, fundamentados em metodologias anteriormente testadas por Doménech, López e Velasco (2011) e Moreira e Dias-Trindade (2020). Conclui-se que dinâmicas complementares desenvolvidas nestes ambientes de aprendizagem podem contribuir tanto na aquisição de conhecimentos como de competências cidadãs associadas à relação Homem-Natureza. |
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