Educação ambiental e cidadania em ambiente prisional: resultados de um estudo com reclusos em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Delgado-Mendez, Jesus Manuel
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Trindade, Sara Dias, Moreira, J. António
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/13393
Resumo: Inspirado no Conselho da Europa, que defende que a população carcerária tenha acesso a programas de educação e formação, integrado no modelo pedagógico adaptado por Moreira (2017) e testado por Dias-Trindade e Moreira (2019) em estabelecimentos prisionais portugueses e procurando dar resposta à necessidade de atender a uma população habitualmente excluída e crescente, este estudo apresenta os resultados de um projeto que explorou, através de um ambiente híbrido de aprendizagem, a relação entre ambiente e cidadania entre os reclusos de um Estabelecimento Prisional na região do Porto (Portugal) no início de 2020. Os resultados, de teor qualitativo, permitiram definir alguns balizadores de imagens mentais e posicionamentos pessoais, fundamentados em metodologias anteriormente testadas por Doménech, López e Velasco (2011) e Moreira e Dias-Trindade (2020). Conclui-se que dinâmicas complementares desenvolvidas nestes ambientes de aprendizagem podem contribuir tanto na aquisição de conhecimentos como de competências cidadãs associadas à relação Homem-Natureza.
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