Gestão da Pandemia de COVID-19 no Ensino Superior. Caso de Estudo: Instituto Politécnico da Guarda
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10314/5328 |
Resumo: | Portugal foi um exemplo de sucesso de país europeu no combate à COVID-19, mas apenas durante a primeira vaga da pandemia. Este panorama inesperado propiciou um impacto negativo em diversos setores, da economia à educação. No âmbito do projeto aplicado do Mestrado em Gestão – Administração Pública, a presente investigação estende-se sobre a Gestão da Pandemia de COVID-19, em 2020, por parte de uma instituição de ensino superior, o Instituto Politécnico da Guarda. Tendo em conta que a Instituição exibe um constante desenvolvimento e evolução em oferecer melhores condições de ensino aos alunos e em ampliar a oferta formativa, foi essencial perceber, junto dos alunos, se ela esteve à altura no momento de crise vivenciado. Neste sentido, averiguou-se através de um questionário a sua opinião face à gestão e medidas tomadas pela Instituição que os recebe. Concluiu-se, com base na análise das 316 respostas, que a gestão pandémica por parte do IPG foi maioritariamente positiva e eficaz nas quatro dimensões inquiridas – Higienização, Organização, Ensino e Apoio. |
id |
RCAP_a541318180d2f546c6b55f7a24376311 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdigital.ipg.pt:10314/5328 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Gestão da Pandemia de COVID-19 no Ensino Superior. Caso de Estudo: Instituto Politécnico da GuardaIPGCOVID-19PandemiaGestãoAlunosEnsinoPortugal foi um exemplo de sucesso de país europeu no combate à COVID-19, mas apenas durante a primeira vaga da pandemia. Este panorama inesperado propiciou um impacto negativo em diversos setores, da economia à educação. No âmbito do projeto aplicado do Mestrado em Gestão – Administração Pública, a presente investigação estende-se sobre a Gestão da Pandemia de COVID-19, em 2020, por parte de uma instituição de ensino superior, o Instituto Politécnico da Guarda. Tendo em conta que a Instituição exibe um constante desenvolvimento e evolução em oferecer melhores condições de ensino aos alunos e em ampliar a oferta formativa, foi essencial perceber, junto dos alunos, se ela esteve à altura no momento de crise vivenciado. Neste sentido, averiguou-se através de um questionário a sua opinião face à gestão e medidas tomadas pela Instituição que os recebe. Concluiu-se, com base na análise das 316 respostas, que a gestão pandémica por parte do IPG foi maioritariamente positiva e eficaz nas quatro dimensões inquiridas – Higienização, Organização, Ensino e Apoio.Instituto Politécnico da Guarda2022-03-10T17:22:06Z2022-03-102022-03-04T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10314/5328http://hdl.handle.net/10314/5328TID:202960196porMartins, António J Sinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-14T02:59:43Zoai:bdigital.ipg.pt:10314/5328Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:44:06.474391Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Gestão da Pandemia de COVID-19 no Ensino Superior. Caso de Estudo: Instituto Politécnico da Guarda |
title |
Gestão da Pandemia de COVID-19 no Ensino Superior. Caso de Estudo: Instituto Politécnico da Guarda |
spellingShingle |
Gestão da Pandemia de COVID-19 no Ensino Superior. Caso de Estudo: Instituto Politécnico da Guarda Martins, António J S IPG COVID-19 Pandemia Gestão Alunos Ensino |
title_short |
Gestão da Pandemia de COVID-19 no Ensino Superior. Caso de Estudo: Instituto Politécnico da Guarda |
title_full |
Gestão da Pandemia de COVID-19 no Ensino Superior. Caso de Estudo: Instituto Politécnico da Guarda |
title_fullStr |
Gestão da Pandemia de COVID-19 no Ensino Superior. Caso de Estudo: Instituto Politécnico da Guarda |
title_full_unstemmed |
Gestão da Pandemia de COVID-19 no Ensino Superior. Caso de Estudo: Instituto Politécnico da Guarda |
title_sort |
Gestão da Pandemia de COVID-19 no Ensino Superior. Caso de Estudo: Instituto Politécnico da Guarda |
author |
Martins, António J S |
author_facet |
Martins, António J S |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, António J S |
dc.subject.por.fl_str_mv |
IPG COVID-19 Pandemia Gestão Alunos Ensino |
topic |
IPG COVID-19 Pandemia Gestão Alunos Ensino |
description |
Portugal foi um exemplo de sucesso de país europeu no combate à COVID-19, mas apenas durante a primeira vaga da pandemia. Este panorama inesperado propiciou um impacto negativo em diversos setores, da economia à educação. No âmbito do projeto aplicado do Mestrado em Gestão – Administração Pública, a presente investigação estende-se sobre a Gestão da Pandemia de COVID-19, em 2020, por parte de uma instituição de ensino superior, o Instituto Politécnico da Guarda. Tendo em conta que a Instituição exibe um constante desenvolvimento e evolução em oferecer melhores condições de ensino aos alunos e em ampliar a oferta formativa, foi essencial perceber, junto dos alunos, se ela esteve à altura no momento de crise vivenciado. Neste sentido, averiguou-se através de um questionário a sua opinião face à gestão e medidas tomadas pela Instituição que os recebe. Concluiu-se, com base na análise das 316 respostas, que a gestão pandémica por parte do IPG foi maioritariamente positiva e eficaz nas quatro dimensões inquiridas – Higienização, Organização, Ensino e Apoio. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-03-10T17:22:06Z 2022-03-10 2022-03-04T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10314/5328 http://hdl.handle.net/10314/5328 TID:202960196 |
url |
http://hdl.handle.net/10314/5328 |
identifier_str_mv |
TID:202960196 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico da Guarda |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico da Guarda |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136936739209216 |