A importância dos jogos didáticos na aprendizagem da leitura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Patrícia Alexandra Aquino
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/10544
Resumo: Por norma, as crianças/alunos gostam muito de jogos didáticos. A utilização destes jogos reveste-se de uma enorme vantagem no processo de ensino e aprendizagem em geral e no processo de ensino e aprendizagem da leitura em particular, despertando o interesse das crianças para o ato de ler e, consequentemente, para a aprendizagem de leitura. Tendo em conta estes pressupostos, no presente estudo pretende-se refletir sobre a importância do jogo como um recurso didático promotor da leitura no contexto da Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Por forma a atingir este objetivo, o relatório estrutura-se em duas partes principais. Na primeira parte, dedicada à pesquisa documental, reflete-se sobre os conceitos de leitura e de jogo, destacando como este se constitui uma maisvalia no ensino e aprendizagem da leitura. Na segunda parte, descreve-se o trabalho desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, apresentando a contextualização das instituições onde se realizou o estágio e a descrição das atividades desenvolvidas no âmbito da Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Para terminar, apresenta-se uma reflexão sobre o percurso desenvolvido na Prática de Ensino Supervisionada.
id RCAP_a57d49c38896d927e9da6d07ce4693a9
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/10544
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A importância dos jogos didáticos na aprendizagem da leituraPrática de Ensino SupervisionadaEducação Pré-EscolarPor norma, as crianças/alunos gostam muito de jogos didáticos. A utilização destes jogos reveste-se de uma enorme vantagem no processo de ensino e aprendizagem em geral e no processo de ensino e aprendizagem da leitura em particular, despertando o interesse das crianças para o ato de ler e, consequentemente, para a aprendizagem de leitura. Tendo em conta estes pressupostos, no presente estudo pretende-se refletir sobre a importância do jogo como um recurso didático promotor da leitura no contexto da Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Por forma a atingir este objetivo, o relatório estrutura-se em duas partes principais. Na primeira parte, dedicada à pesquisa documental, reflete-se sobre os conceitos de leitura e de jogo, destacando como este se constitui uma maisvalia no ensino e aprendizagem da leitura. Na segunda parte, descreve-se o trabalho desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, apresentando a contextualização das instituições onde se realizou o estágio e a descrição das atividades desenvolvidas no âmbito da Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Para terminar, apresenta-se uma reflexão sobre o percurso desenvolvido na Prática de Ensino Supervisionada.As a rule, children / students are very fond of educational games. The use of these games has an enormous advantage in the teaching and learning process in general and in the teaching and learning process of reading in particular, arousing children's interest in the act of reading and, consequently, in learning to read. Bearing these assumptions in mind, the present study intends to reflect on the importance of the game as a didactic resource that promotes reading in the context of PreSchool Education and the 1st Cycle of Basic Education. In order to achieve this objective, the report is structured in two main parts. In the first part, dedicated to documentary research, it reflects on the concepts of reading and game, highlighting how this constitutes an asset in teaching and learning to read. In the second part, the work developed under the Supervised Teaching Practice is described, presenting the context of the institutions where the internship took place and the description of the activities developed within the scope of Pre-School Education and the 1st Cycle of Basic Education. Finally, a reflection on the course developed in Supervised Teaching Practice is presented.2021-07-02T14:52:38Z2021-06-01T00:00:00Z2021-06-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/10544porDias, Patrícia Alexandra Aquinoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:41:23Zoai:repositorio.utad.pt:10348/10544Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:02:51.980441Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A importância dos jogos didáticos na aprendizagem da leitura
title A importância dos jogos didáticos na aprendizagem da leitura
spellingShingle A importância dos jogos didáticos na aprendizagem da leitura
Dias, Patrícia Alexandra Aquino
Prática de Ensino Supervisionada
Educação Pré-Escolar
title_short A importância dos jogos didáticos na aprendizagem da leitura
title_full A importância dos jogos didáticos na aprendizagem da leitura
title_fullStr A importância dos jogos didáticos na aprendizagem da leitura
title_full_unstemmed A importância dos jogos didáticos na aprendizagem da leitura
title_sort A importância dos jogos didáticos na aprendizagem da leitura
author Dias, Patrícia Alexandra Aquino
author_facet Dias, Patrícia Alexandra Aquino
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Patrícia Alexandra Aquino
dc.subject.por.fl_str_mv Prática de Ensino Supervisionada
Educação Pré-Escolar
topic Prática de Ensino Supervisionada
Educação Pré-Escolar
description Por norma, as crianças/alunos gostam muito de jogos didáticos. A utilização destes jogos reveste-se de uma enorme vantagem no processo de ensino e aprendizagem em geral e no processo de ensino e aprendizagem da leitura em particular, despertando o interesse das crianças para o ato de ler e, consequentemente, para a aprendizagem de leitura. Tendo em conta estes pressupostos, no presente estudo pretende-se refletir sobre a importância do jogo como um recurso didático promotor da leitura no contexto da Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Por forma a atingir este objetivo, o relatório estrutura-se em duas partes principais. Na primeira parte, dedicada à pesquisa documental, reflete-se sobre os conceitos de leitura e de jogo, destacando como este se constitui uma maisvalia no ensino e aprendizagem da leitura. Na segunda parte, descreve-se o trabalho desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, apresentando a contextualização das instituições onde se realizou o estágio e a descrição das atividades desenvolvidas no âmbito da Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Para terminar, apresenta-se uma reflexão sobre o percurso desenvolvido na Prática de Ensino Supervisionada.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-02T14:52:38Z
2021-06-01T00:00:00Z
2021-06-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/10544
url http://hdl.handle.net/10348/10544
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137113754566656