O percurso de um docente de dupla habilitação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/1245 |
Resumo: | O presente relatório foi realizado no âmbito das Unidades Curriculares de Estágio I e Estágio II nas valências de Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico. Pretende, assim, este trabalho evidenciar o percurso de dois estágios profissionalizantes de quatro meses. Estes estágios realizaram-se no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. Este documento pretende traduzir na íntegra toda a intervenção educativa realizada nos dois níveis de ensino. A fundamentação teórica aqui presente é baseada em autores de referência para estes contextos de educação assim como para a metodologia de investigação. A partir da observação, conhecimento e identificação das necessidades das crianças/alunos, da Instituição, da equipa pedagógica, dos pais e da comunidade, realizou-se, ao longo destes estágios, uma intervenção educativa planificada, organizada, concretizada e avaliada, tendo em vista o conceito de professor reflexivo e crítico para com a sua prática. No final deste percurso, considera-se que esta experiência nos diferentes contextos se tornou elementar para a aquisição de novos conhecimentos e de novas competências necessárias para uma boa formação como profissional com habilitação para a docência generalista. |
id |
RCAP_a5a4ad189895464eaed542ae539c7d4b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1245 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O percurso de um docente de dupla habilitaçãoDocente generalistaEnvolvimento parentalO presente relatório foi realizado no âmbito das Unidades Curriculares de Estágio I e Estágio II nas valências de Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico. Pretende, assim, este trabalho evidenciar o percurso de dois estágios profissionalizantes de quatro meses. Estes estágios realizaram-se no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. Este documento pretende traduzir na íntegra toda a intervenção educativa realizada nos dois níveis de ensino. A fundamentação teórica aqui presente é baseada em autores de referência para estes contextos de educação assim como para a metodologia de investigação. A partir da observação, conhecimento e identificação das necessidades das crianças/alunos, da Instituição, da equipa pedagógica, dos pais e da comunidade, realizou-se, ao longo destes estágios, uma intervenção educativa planificada, organizada, concretizada e avaliada, tendo em vista o conceito de professor reflexivo e crítico para com a sua prática. No final deste percurso, considera-se que esta experiência nos diferentes contextos se tornou elementar para a aquisição de novos conhecimentos e de novas competências necessárias para uma boa formação como profissional com habilitação para a docência generalista.2013-08-06T11:45:27Z2013-07-06T00:00:00Z2013-07-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/1245porDias, Ana Sofiainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:13:42Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1245Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:54:44.056394Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O percurso de um docente de dupla habilitação |
title |
O percurso de um docente de dupla habilitação |
spellingShingle |
O percurso de um docente de dupla habilitação Dias, Ana Sofia Docente generalista Envolvimento parental |
title_short |
O percurso de um docente de dupla habilitação |
title_full |
O percurso de um docente de dupla habilitação |
title_fullStr |
O percurso de um docente de dupla habilitação |
title_full_unstemmed |
O percurso de um docente de dupla habilitação |
title_sort |
O percurso de um docente de dupla habilitação |
author |
Dias, Ana Sofia |
author_facet |
Dias, Ana Sofia |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dias, Ana Sofia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Docente generalista Envolvimento parental |
topic |
Docente generalista Envolvimento parental |
description |
O presente relatório foi realizado no âmbito das Unidades Curriculares de Estágio I e Estágio II nas valências de Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico. Pretende, assim, este trabalho evidenciar o percurso de dois estágios profissionalizantes de quatro meses. Estes estágios realizaram-se no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. Este documento pretende traduzir na íntegra toda a intervenção educativa realizada nos dois níveis de ensino. A fundamentação teórica aqui presente é baseada em autores de referência para estes contextos de educação assim como para a metodologia de investigação. A partir da observação, conhecimento e identificação das necessidades das crianças/alunos, da Instituição, da equipa pedagógica, dos pais e da comunidade, realizou-se, ao longo destes estágios, uma intervenção educativa planificada, organizada, concretizada e avaliada, tendo em vista o conceito de professor reflexivo e crítico para com a sua prática. No final deste percurso, considera-se que esta experiência nos diferentes contextos se tornou elementar para a aquisição de novos conhecimentos e de novas competências necessárias para uma boa formação como profissional com habilitação para a docência generalista. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-08-06T11:45:27Z 2013-07-06T00:00:00Z 2013-07-06 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/1245 |
url |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/1245 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131620962205696 |