O ensino do clarinete no curso básico de instrumento nas escolas profissionais de música em Portugal : um contributo didático
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/26447 |
Resumo: | A presente pesquisa, realizada no âmbito do Mestrado em Ensino da Música na Universidade Católica Portuguesa, consiste no estudo da embocadura no Clarinete, onde para o efeito realiza-se a revisão bibliográfica e o Estudo de caso na Escola Profissional de Arte de Mirandela (ESPROARTE), com a participação de 9 alunos de instrumento – Clarinete. O estudo está centrado na seguinte questão de investigação: “De que forma poderemos melhorar a embocadura dos alunos?”. Para o efeito, a revisão bibliográfica sobre a embocadura no Clarinete, começa pelo processo acústico do instrumento, o funcionamento da embocadura e a formação da embocadura, que engloba as posições e movimentos dos aparelhos musculares a ela associados. Posteriormente, no Estudo de caso, são aplicadas as seguintes estratégias: implementação de questionário inicial, grelhas de avaliação, 8 aulas planificadas a cada aluno, questionário final e novas grelhas de avaliação. O resultado da implementação das estratégias permitiu concluir que os alunos desenvolveram significativamente a embocadura, tanto a nível de performance como a nível de aquisição de conhecimentos sobre este tema. Também se verificou, no final do estudo, que os alunos atribuem maior importância à embocadura e estão mais atentos durante a execução, contribuindo para uma melhoria da aprendizagem e, consequentemente para que os alunos toquem melhor. |
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O ensino do clarinete no curso básico de instrumento nas escolas profissionais de música em Portugal : um contributo didáticoClarineteEmbocaduraEnsinoEstratégiasClarinetEmbouchureTeachingStrategiesDomínio/Área Científica::Humanidades::ArtesA presente pesquisa, realizada no âmbito do Mestrado em Ensino da Música na Universidade Católica Portuguesa, consiste no estudo da embocadura no Clarinete, onde para o efeito realiza-se a revisão bibliográfica e o Estudo de caso na Escola Profissional de Arte de Mirandela (ESPROARTE), com a participação de 9 alunos de instrumento – Clarinete. O estudo está centrado na seguinte questão de investigação: “De que forma poderemos melhorar a embocadura dos alunos?”. Para o efeito, a revisão bibliográfica sobre a embocadura no Clarinete, começa pelo processo acústico do instrumento, o funcionamento da embocadura e a formação da embocadura, que engloba as posições e movimentos dos aparelhos musculares a ela associados. Posteriormente, no Estudo de caso, são aplicadas as seguintes estratégias: implementação de questionário inicial, grelhas de avaliação, 8 aulas planificadas a cada aluno, questionário final e novas grelhas de avaliação. O resultado da implementação das estratégias permitiu concluir que os alunos desenvolveram significativamente a embocadura, tanto a nível de performance como a nível de aquisição de conhecimentos sobre este tema. Também se verificou, no final do estudo, que os alunos atribuem maior importância à embocadura e estão mais atentos durante a execução, contribuindo para uma melhoria da aprendizagem e, consequentemente para que os alunos toquem melhor.The present research, done under the Master degree in Music Education from the Portuguese Catholic University, consists in the study of the Clarinet embouchure, this was accomplished through a literature review and the case study at the Professional Art School of Mirandela (ESPROARTE), with the participation of 9 instrument students – Clarinet. This study is founded in the following question: “How can we improve the student’s embouchure?”. To accomplish this, the literature review about the Clarinet embouchure, initiates with the acoustic process of the instrument, the functioning of the embouchure and the embouchure formation, which encompasses the movements and positions of the muscle groups related to the embouchure. Further, in the case study, the following strategies are applied: appliance of an initial questionnaire, evaluation grid I, 8 planed lessons to each student, final questionnaire and evaluation grids again. The result of the implementation of those strategies lets us conclude that the students have significantly developed their embouchure, both at the performance level and at the knowledge acquisition level. Moreover, at the end of the study, it is shown that the students acknowledge the importance of the embouchure and are more focused during the execution, contributing to a better learning and consequently to students playing better.Monteiro, Pedro Miguel PereiraVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaAraújo, Sara Patrícia Ferreira2018-12-19T08:59:42Z2017-12-1120172017-12-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/26447TID:202106306porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:31:57Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/26447Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:21:07.847335Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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