Biodiversidade e dinâmica da terra: uma intervenção com alunos do 7º ano de escolaridade
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/6537 |
Resumo: | Atualmente defende-se a importância da promoção de aprendizagens que envolvam intervenções educativas em que se articulam diferentes contextos de educação, formais e não formais. A crescente investigação neste âmbito aponta para o valor que recursos educativos como centros de ciência, museus, planetários, exposições temáticas e outros, podem ter quando adequadamente utilizados no âmbito da implementação de intervenções educativas formais, nomeadamente em educação científica. O presente estudo refere-se à conceção, implementação e avaliação de uma intervenção educativa, no âmbito da disciplina de Ciências Naturais, envolvendo uma turma de alunos do 7º ano de escolaridade (12 a 15 anos), de uma Escola dos Segundo e Terceiro Ciclos, no distrito do Porto. A intervenção foi implementada em dois contextos complementares; formal (sala de aula/laboratório) e não formal (exposição temática, concebida para o efeito, e que esteve aberta ao público durante uma semana), e envolveu a realização de trabalho prático, em pequenos grupos. Decorreu durante o 2º período letivo, e centrou-se nas temáticas “Grandes etapas da História da Terra” e “Deriva dos continentes e tectónica de placas”, integradas nos subtemas “A Terra conta a sua história” e “Dinâmica Interna da Terra” do tema “Terra em Transformação”. Do ponto de vista metodológico, o estudo delineado apresenta uma natureza essencialmente qualitativa, do tipo estudo de caso, em que a recolha de dados foi realizada através de observação direta, diário do professor, questionário de diagnóstico, análise ao conteúdo das fichas de trabalho realizadas pelos alunos e questionário de avaliação da intervenção. Além disso, foram também integrados dados de natureza quantitativa, sob a forma de estatística descritiva. Os resultados do estudo mostram que estudar problemáticas atuais, nomeadamente as que se prendem com a perda da biodiversidade, utilizando estratégias e recursos que estimulem interações sociais, motiva os alunos, despertando-lhes interesse e curiosidade por aprender ciências. O trabalho cooperativo foi particularmente valorizado pelos alunos, designadamente enquanto estratégia apropriada para a promoção de aprendizagem e partilha de ideias, bem como na entreajuda dos pares. |
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A intervenção foi implementada em dois contextos complementares; formal (sala de aula/laboratório) e não formal (exposição temática, concebida para o efeito, e que esteve aberta ao público durante uma semana), e envolveu a realização de trabalho prático, em pequenos grupos. Decorreu durante o 2º período letivo, e centrou-se nas temáticas “Grandes etapas da História da Terra” e “Deriva dos continentes e tectónica de placas”, integradas nos subtemas “A Terra conta a sua história” e “Dinâmica Interna da Terra” do tema “Terra em Transformação”. Do ponto de vista metodológico, o estudo delineado apresenta uma natureza essencialmente qualitativa, do tipo estudo de caso, em que a recolha de dados foi realizada através de observação direta, diário do professor, questionário de diagnóstico, análise ao conteúdo das fichas de trabalho realizadas pelos alunos e questionário de avaliação da intervenção. Além disso, foram também integrados dados de natureza quantitativa, sob a forma de estatística descritiva. Os resultados do estudo mostram que estudar problemáticas atuais, nomeadamente as que se prendem com a perda da biodiversidade, utilizando estratégias e recursos que estimulem interações sociais, motiva os alunos, despertando-lhes interesse e curiosidade por aprender ciências. O trabalho cooperativo foi particularmente valorizado pelos alunos, designadamente enquanto estratégia apropriada para a promoção de aprendizagem e partilha de ideias, bem como na entreajuda dos pares.The importance of promoting learning processes involving educational interventions developed in different educational contexts, formal and non-formal, is presently strongly defended. The increasing research about this issue emphasizes the relevance of educational resources such as science centers, museums, planetariums, thematic exhibitions and others, when they are properly used under the aim of formal educational interventions, particularly in science education. This study refers to the conception, implementation and evaluation of an educational intervention, within the discipline of Natural Sciences, involving a group of students from the 7th grade (ages between 12 and 15) of a Basic School (Second and Third Cycles) from the district of Oporto. The intervention was implemented in two complementary contexts: formal (classroom / lab) and non-formal (a thematic exhibition expressly designed for the intervention, which was open to the public during a week), and involved practical work developed in small groups. It took place during the 2nd term of the academic year and it was focused on the issues “Great historical stages of the Earth” and “Continental drift and plate tectonics”, integrated in the subthemes “Earth tells its history” and “Internal dynamics of the Earth” of the theme “The Earth’s transformation”. From a methodological point of view this study is essentially qualitative, a case study type, in which data collection was conducted through direct observation, teacher’s diary, diagnostic questionnaire, content analysis of the students’ worksheets and assessment questionnaire of the intervention. Furthermore, quantitative data were also integrated, in the form of descriptive statistics. The study results show that study current issues, particularly those related to biodiversity loss, using strategies and resources that encourage social interaction, motivates students, arousing their curiosity and interest in learning science. Cooperative work was particularly valued by students, namely while appropriate strategy for promoting learning and sharing ideas, as well as helping each other.2016-10-03T13:36:19Z2016-10-03T00:00:00Z2016-10-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/6537porSousa, Marta Augusta da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:40:03Zoai:repositorio.utad.pt:10348/6537Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:02:30.433854Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Atualmente defende-se a importância da promoção de aprendizagens que envolvam intervenções educativas em que se articulam diferentes contextos de educação, formais e não formais. A crescente investigação neste âmbito aponta para o valor que recursos educativos como centros de ciência, museus, planetários, exposições temáticas e outros, podem ter quando adequadamente utilizados no âmbito da implementação de intervenções educativas formais, nomeadamente em educação científica. O presente estudo refere-se à conceção, implementação e avaliação de uma intervenção educativa, no âmbito da disciplina de Ciências Naturais, envolvendo uma turma de alunos do 7º ano de escolaridade (12 a 15 anos), de uma Escola dos Segundo e Terceiro Ciclos, no distrito do Porto. A intervenção foi implementada em dois contextos complementares; formal (sala de aula/laboratório) e não formal (exposição temática, concebida para o efeito, e que esteve aberta ao público durante uma semana), e envolveu a realização de trabalho prático, em pequenos grupos. Decorreu durante o 2º período letivo, e centrou-se nas temáticas “Grandes etapas da História da Terra” e “Deriva dos continentes e tectónica de placas”, integradas nos subtemas “A Terra conta a sua história” e “Dinâmica Interna da Terra” do tema “Terra em Transformação”. Do ponto de vista metodológico, o estudo delineado apresenta uma natureza essencialmente qualitativa, do tipo estudo de caso, em que a recolha de dados foi realizada através de observação direta, diário do professor, questionário de diagnóstico, análise ao conteúdo das fichas de trabalho realizadas pelos alunos e questionário de avaliação da intervenção. Além disso, foram também integrados dados de natureza quantitativa, sob a forma de estatística descritiva. Os resultados do estudo mostram que estudar problemáticas atuais, nomeadamente as que se prendem com a perda da biodiversidade, utilizando estratégias e recursos que estimulem interações sociais, motiva os alunos, despertando-lhes interesse e curiosidade por aprender ciências. O trabalho cooperativo foi particularmente valorizado pelos alunos, designadamente enquanto estratégia apropriada para a promoção de aprendizagem e partilha de ideias, bem como na entreajuda dos pares. |
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