A linguagem universal das mães à conversa com os bebés: estudo exploratório sobre o reconhecimento das características do maternalês em mães portuguesas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mateus, Ana Paula Mendes
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/84000
Resumo: Dissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
id RCAP_a5ce9f2235f025fe2a5e585bcfa47bba
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/84000
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A linguagem universal das mães à conversa com os bebés: estudo exploratório sobre o reconhecimento das características do maternalês em mães portuguesasMothers' universal language when talking to babies: exploratory study on the recognition of motherese characteristics of portuguese mothersmaternalêsdiscurso dirigido ao bebécomunicação maternaaprendizagem da linguagemtom elevadomothereseinfant-directed speechmaternal communicationlanguage learninghigh pitchDissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da EducaçãoQuando se dirigem aos bebés, os adultos modificaminvariavelmente o seu registo vocal (Burnham, Kitamura & VollmerConna, 2002), de uma forma omnipresente e natural designadamaternalês, ou discurso dirigido à criança. Não sendo de uso exclusivodas mães, é antes uma consequência do investimento libidinal dasfiguras que desempenham a função materna (Pierotti, Levy & Zornig,2010) e que procuram estabelecer um vínculo comunicativo (Fernald &Morikawa, 1993) de uma forma intrinsecamente agradável (Singh,Morgan & Best, 2002).É uma forma de discurso especializado (Cooper & Aslin, 1990)com propriedades acústico-afetivas distintas (Kitamura & Lam, 2009;Singh, Morgan & Best, 2002) que varia na simplicidade e redundância(Snow, 1977). Pode ser considerado, do ponto de distal, como ummecanismo de sobrevivência da espécie (Fernald, 1992; Singh, Morgan& Best, 2002).A sua natureza exagerada (Cooper & Aslin,1990; Herold,Nygaard & Namy, 2011) comunica intenções facilmente reconhecíveis(Fernald, 1989) e acontece de forma natural em mães com e semexperiência anterior com crianças.Com os primeiros estudos a datarem da década de 70 (Snow,1977), o maternalês tem uma assinatura acústica própria (Cooper &Aslin, 1990; Fernald & Simon, 1984). Fernald e Mazzie (1991)defendem que o tom e a variação ajudam no sentido de focarprosodicamente as palavras mais importantes. O exagero prosódico vaise traduzir, no caso das vogais, numa hiperarticulação com uma funçãodidática (Burnham, Kitamura & Vollmer-Conna, 2002), que faz a ponteentre os aspetos discursivos e formais da linguagem e facilita aaprendizagem (Scarpa & Fernandes-Svartman, 2012).A mãe adapta as estratégias (linguísticas, prosódicas emultimodais) consoante o comportamento e afeto do bebé sendo que, àmedida que o bebé se consegue envolver em interações responsivas, aquantidade de discurso materno que lhe é dirigido aumenta (Henning,Striano & Lieven, 2005).Posto isto, foram reunidas um conjunto inicial de 35 questões,elaboradas de acordo com as conclusões dos artigos revistos. O objetivoprincipal era a identificação do conhecimento sobre o maternalês,relacionado com uma dimensão de consciência do seu uso. A recolhafoi feita on-line, de 1 a 25 de Março, reunindo um total de 853 respostas.A versão final da escala ficou reduzida a 27 questões, cujaanálise revelou que as mães portuguesas reconhecem que modificam asua voz quando falam com os seus bebés e reconhecem ascaracterísticas que a literatura internacional lhe atribui. Oreconhecimento das características do maternalês não foi afetado deforma estatisticamente significativa pela maioria das variáveisconsideradas (número de filhos, idade da mãe, estado civil, situaçãolaboral, dificuldades auditivas e/ou de linguagem e problemaspsicológicos). Contudo, as mães que referiam não ter experiência préviacom bebés obtiveram uma pontuação superior no fator adaptaçãoprosódica, efeito que não foi replicado quando foi criada uma novavariável que cruzava o número de filhos e a experiência prévia combebés.Os resultados suportam, de forma preliminar, a existência domaternalês em português de Portugal, apresentando assim um primeiroargumento no sentido da validação científica de uma alteração vocalmaterna que tem tanto de natural como de científica.When talking to babies, adults modify their speech register(Burnham, Kitamura, & Vollmer-Conna, 2002) in a natural andomnipresent way, called motherese or infant-directed speech. Its use isnot restricted to mothers andcan be seen as a consequence of thelibidinal investment of the caregivers (Pierotti, Levy & Zornig, 2010)that seek the establishment of a communicative bond (Fernald &Morikawa, 1993) with an intrinsically pleasant nature (Singh, Morgan& Best, 2002).It’s a specialized form of speech (Cooper & Aslin, 1990) withdistinctive acoustic and affective properties (Kitamura & Lam, 2009;Singh, Morgan & Best, 2002) that varies in simplicity and redundancy(Snow, 1977). From a distal point of view, it can be seen as a survivalmechanism of the human specie (Fernald, 1992; Singh, Morgan & Best,2002).Its exaggerated nature (Cooper & Aslin,1990; Herold, Nygaard& Namy, 2011) communicates emotions in an easily recognisable way(Fernald, 1989) and happens naturally in women with no previousexperience with children.Its characteristics have been a matter of interest in research sincethe 70’s, and it is established now that motherese has its own acousticidentity (Cooper & Aslin, 1990; Fernald & Simon, 1984). Fernald andMazzie (1991) believe that the heightened pitch and variation shape theprosodic focus on the most important words. The prosodic focus onvowels is translated into a hyperarticulation with a didactic function(Burnham et al., 2002) and constitutes itself as a bridge between speechand formal aspects of language, that enables learning (Scarpa &Fernandes-Svartman, 2012).Mothers adapt their strategies (linguistic, prosodic andmultimodal) according to the baby’s behaviour and affect. As hisresponsiveness grows, the baby will receive a bigger amount ofmaternal speech (Henning, Striano & Lieven , 2005).We started with 35 questions and built on these according to theconclusions of some studies selected for the literature review. The maingoal was identification of motherese-related knowledge, related to theconsciousness of its use. The data collection via an on-line survey ranfrom the 1 st to the 25th of March 201 7, with 853 answers gathered intotal.The final version of the scale had 27 questions and its analysisshowed that Portuguese mothers are conscious about modifying theirvoice when talking to babies and recognise the characteristics that theliterature asigns to the subject. The reconnaissance of motheresecharateristcs was not statistically affected by most of the variablesconsidered in the present study (number of children, mother’s age,marital status, employment situation, hearing and/or languagedifficulties, psychological difficulties). However, mothers that reportedno previous experience with babies had a higher score in the factornamed prosodic adaptation, but that effect wasn’t evident when a newvariable intersecting the number of children and the previousexperience with babies was created.The results show, with caution, that motherese does exist inPortuguese mothers and is a first argument that will allow the scientificvalidation of this maternal vocal change, as natural as it is scientific.2017-09-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/84000http://hdl.handle.net/10316/84000TID:202143597porMateus, Ana Paula Mendesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2021-10-26T07:44:31Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/84000Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:05:39.848138Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A linguagem universal das mães à conversa com os bebés: estudo exploratório sobre o reconhecimento das características do maternalês em mães portuguesas
Mothers' universal language when talking to babies: exploratory study on the recognition of motherese characteristics of portuguese mothers
title A linguagem universal das mães à conversa com os bebés: estudo exploratório sobre o reconhecimento das características do maternalês em mães portuguesas
spellingShingle A linguagem universal das mães à conversa com os bebés: estudo exploratório sobre o reconhecimento das características do maternalês em mães portuguesas
Mateus, Ana Paula Mendes
maternalês
discurso dirigido ao bebé
comunicação materna
aprendizagem da linguagem
tom elevado
motherese
infant-directed speech
maternal communication
language learning
high pitch
title_short A linguagem universal das mães à conversa com os bebés: estudo exploratório sobre o reconhecimento das características do maternalês em mães portuguesas
title_full A linguagem universal das mães à conversa com os bebés: estudo exploratório sobre o reconhecimento das características do maternalês em mães portuguesas
title_fullStr A linguagem universal das mães à conversa com os bebés: estudo exploratório sobre o reconhecimento das características do maternalês em mães portuguesas
title_full_unstemmed A linguagem universal das mães à conversa com os bebés: estudo exploratório sobre o reconhecimento das características do maternalês em mães portuguesas
title_sort A linguagem universal das mães à conversa com os bebés: estudo exploratório sobre o reconhecimento das características do maternalês em mães portuguesas
author Mateus, Ana Paula Mendes
author_facet Mateus, Ana Paula Mendes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mateus, Ana Paula Mendes
dc.subject.por.fl_str_mv maternalês
discurso dirigido ao bebé
comunicação materna
aprendizagem da linguagem
tom elevado
motherese
infant-directed speech
maternal communication
language learning
high pitch
topic maternalês
discurso dirigido ao bebé
comunicação materna
aprendizagem da linguagem
tom elevado
motherese
infant-directed speech
maternal communication
language learning
high pitch
description Dissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/84000
http://hdl.handle.net/10316/84000
TID:202143597
url http://hdl.handle.net/10316/84000
identifier_str_mv TID:202143597
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133947798487040