A infografia como recurso didático
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10314/2073 |
Resumo: | Um mundo em mudança pressupõe, obrigatoriamente, uma nova abordagem da educação, na qual intervêm os grandes avanços tecnológicos e científicos proporcionados pela sociedade da informação e comunicação. Neste âmbito, será lícito refletir sobre a importância da formação contínua de professores e se esta se encontra ajustada, ou não, às oportunidades e desafios que aquela sociedade oferece, bem como avaliar o nível de sensibilização dos professores para a necessidade imperiosa de utilizarem novos materiais pedagógicos na sala de aula, selecionando, sempre que necessário os recursos – internet, redes eletrónicas, software educativo - mais harmonizados, na persecução de certos objetivos. Segundo Reis (2008), o século XXI estabeleceu a agregação entre informática, telecomunicações e audiovisual, consolidando suportes tecnológicos, equipamentos e produtos. A rápida explosão da tecnologia da informação gerou uma nova sociedade interativa, mais participativa, mais globalizada; na qual as pessoas estão mais informadas, mais conectadas, mais interventivas, num mundo cada vez mais competitivo. Como dizia António Gedeão, “o mundo pula e avança” e a este ritmo de mudança é exigido, a cada um, uma atualização permanente de conhecimentos capaz de se adaptar a constantes redefinições nas tarefas a desempenhar. O modo como se organiza o trabalho e o próprio homem é diferente pelo efeito das novas tecnologias; os meios tecnológicos tornam-se o prolongamento dos nossos sentidos, problematizam e mediatizam a relação que temos com o mundo. Fruto desta sociedade em mudança, mas também atores ativos da mesma, os jovens que frequentam as nossas escolas já nasceram e cresceram na era digital. O telemóvel, o computador, a Internet, a TV por cabo e as consolas de jogos são utensílios de uso comum; já não conseguem viver sem eles. Como nos diz Fiolhais (2005, pp. 182-183), os jovens de hoje em dia são designados pela geração net, ou melhor geração zap. – Geração zap –“ programa e realiza atividades em simultâneo, está habituada à ação”. Trata-se de jovens que se sentem pouco atraídos pela escola, por vezes verifica-se um verdadeiro afastamento, pois não se revêm nela, a principal característica destes jovens é terem nascido e crescido na era digital. A escola do século XXI não pode ficar indiferente ao mundo que a rodeia, devendo garantir uma educação de qualidade a todos os alunos. Para tal, tem que, obrigatoriamente, adaptar-se às necessidades da sociedade que serve. Cabe então aos professores a tarefa de se manterem atualizados em relação às potencialidades que estes materiais apresentam, em termos educativos. Com este trabalho pretendemos compreender a importância do uso de novos recursos educativos, concretamente, infografias educativas, enquadradas, a posteriori, no “portal educativo”, numa envolvente de ensino e aprendizagem, bem como, desenvolver uma perspetiva de continuação e investigação de um novo recurso educativo – a infografia - considerado inovador e facilitador da aprendizagem, desempenhando a escola e, nomeadamente, a biblioteca escolar um papel crucial. |
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