A utilização do geoplano no ensino e aprendizagem da geometria. Uma experiência com alunos do 4.º ano do Ensino Básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/53557 |
Resumo: | O presente artigo retrata parte de uma investigação levada a cabo numa turma de 4.º ano do 1.º ciclo do ensino básico, a propósito da utilização de materiais manipuláveis no ensino e aprendizagem da matemática. Esta investigação, de caráter qualitativo, foi desenvolvida segundo algumas caraterísticas da metodologia de investigação-ação. Ao longo do artigo apresenta-se os resultados obtidos em duas sessões concretizadas em torno dos conceitos de área e perímetro com recurso ao geoplano. A análise das sessões em causa terá por base as seguintes questões de investigação: Como foi utilizado o geoplano ao longo da realização das atividades propostas? Quais as dificuldades sentidas pelos alunos quando resolviam a tarefa com recurso ao geoplano? De um modo geral, a utilização do geoplano funcionou como uma base concreta e dinâmica para a (re)construção dos conceitos de área e perímetro, assim como para o desenvolvimento de capacidades de visualização espacial. As dificuldades mais notórias foram na transferência das figuras do geoplano para o papel ponteado e vice-versa, na distinção entre os comprimentos do lado e da diagonal de um quadrado formado no geoplano, bem como na determinação das medidas dos lados de uma figura como sendo a distância entre os pregos do geoplano. |
id |
RCAP_a6838193a38cc2a3ab89279a08f9b846 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/53557 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A utilização do geoplano no ensino e aprendizagem da geometria. Uma experiência com alunos do 4.º ano do Ensino BásicoGeometriaGeoplano1.º Ciclo do Ensino BásicoO presente artigo retrata parte de uma investigação levada a cabo numa turma de 4.º ano do 1.º ciclo do ensino básico, a propósito da utilização de materiais manipuláveis no ensino e aprendizagem da matemática. Esta investigação, de caráter qualitativo, foi desenvolvida segundo algumas caraterísticas da metodologia de investigação-ação. Ao longo do artigo apresenta-se os resultados obtidos em duas sessões concretizadas em torno dos conceitos de área e perímetro com recurso ao geoplano. A análise das sessões em causa terá por base as seguintes questões de investigação: Como foi utilizado o geoplano ao longo da realização das atividades propostas? Quais as dificuldades sentidas pelos alunos quando resolviam a tarefa com recurso ao geoplano? De um modo geral, a utilização do geoplano funcionou como uma base concreta e dinâmica para a (re)construção dos conceitos de área e perímetro, assim como para o desenvolvimento de capacidades de visualização espacial. As dificuldades mais notórias foram na transferência das figuras do geoplano para o papel ponteado e vice-versa, na distinção entre os comprimentos do lado e da diagonal de um quadrado formado no geoplano, bem como na determinação das medidas dos lados de uma figura como sendo a distância entre os pregos do geoplano.Este trabalho é financiado por Fundos FEDER através do Programa Operacional Factores de Competitividade – COMPETE e por Fundos Nacionais através da FCT-Fundação para a Ciência e a Tecnologia no âmbito do projeto “FCOMP-01-0124-FEDER-041405 (Ref. FCT, EXPL/MHCCED/0645/2013)”.info:eu-repo/semantics/publishedVersionAssociação para a Educação Matemática Elementar (AEME)Universidade do MinhoMoreira, Maria Helena RodriguesMartinho, Maria Helena2015-062015-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/53557porMoreira, M. H., & Martinho, M. H. (2015). A utilização do geoplano no ensino e aprendizagem da geometria. Uma experiência com alunos do 4.º ano do Ensino Básico. Jornal das Primeiras Matemáticas. 4, 23-44.http://jpm.ludus-opuscula.org/Home/ArticleDetails/1130info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:47:59Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/53557Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:46:08.070464Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A utilização do geoplano no ensino e aprendizagem da geometria. Uma experiência com alunos do 4.º ano do Ensino Básico |
title |
A utilização do geoplano no ensino e aprendizagem da geometria. Uma experiência com alunos do 4.º ano do Ensino Básico |
spellingShingle |
A utilização do geoplano no ensino e aprendizagem da geometria. Uma experiência com alunos do 4.º ano do Ensino Básico Moreira, Maria Helena Rodrigues Geometria Geoplano 1.º Ciclo do Ensino Básico |
title_short |
A utilização do geoplano no ensino e aprendizagem da geometria. Uma experiência com alunos do 4.º ano do Ensino Básico |
title_full |
A utilização do geoplano no ensino e aprendizagem da geometria. Uma experiência com alunos do 4.º ano do Ensino Básico |
title_fullStr |
A utilização do geoplano no ensino e aprendizagem da geometria. Uma experiência com alunos do 4.º ano do Ensino Básico |
title_full_unstemmed |
A utilização do geoplano no ensino e aprendizagem da geometria. Uma experiência com alunos do 4.º ano do Ensino Básico |
title_sort |
A utilização do geoplano no ensino e aprendizagem da geometria. Uma experiência com alunos do 4.º ano do Ensino Básico |
author |
Moreira, Maria Helena Rodrigues |
author_facet |
Moreira, Maria Helena Rodrigues Martinho, Maria Helena |
author_role |
author |
author2 |
Martinho, Maria Helena |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moreira, Maria Helena Rodrigues Martinho, Maria Helena |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geometria Geoplano 1.º Ciclo do Ensino Básico |
topic |
Geometria Geoplano 1.º Ciclo do Ensino Básico |
description |
O presente artigo retrata parte de uma investigação levada a cabo numa turma de 4.º ano do 1.º ciclo do ensino básico, a propósito da utilização de materiais manipuláveis no ensino e aprendizagem da matemática. Esta investigação, de caráter qualitativo, foi desenvolvida segundo algumas caraterísticas da metodologia de investigação-ação. Ao longo do artigo apresenta-se os resultados obtidos em duas sessões concretizadas em torno dos conceitos de área e perímetro com recurso ao geoplano. A análise das sessões em causa terá por base as seguintes questões de investigação: Como foi utilizado o geoplano ao longo da realização das atividades propostas? Quais as dificuldades sentidas pelos alunos quando resolviam a tarefa com recurso ao geoplano? De um modo geral, a utilização do geoplano funcionou como uma base concreta e dinâmica para a (re)construção dos conceitos de área e perímetro, assim como para o desenvolvimento de capacidades de visualização espacial. As dificuldades mais notórias foram na transferência das figuras do geoplano para o papel ponteado e vice-versa, na distinção entre os comprimentos do lado e da diagonal de um quadrado formado no geoplano, bem como na determinação das medidas dos lados de uma figura como sendo a distância entre os pregos do geoplano. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-06 2015-06-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/53557 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/53557 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Moreira, M. H., & Martinho, M. H. (2015). A utilização do geoplano no ensino e aprendizagem da geometria. Uma experiência com alunos do 4.º ano do Ensino Básico. Jornal das Primeiras Matemáticas. 4, 23-44. http://jpm.ludus-opuscula.org/Home/ArticleDetails/1130 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação para a Educação Matemática Elementar (AEME) |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação para a Educação Matemática Elementar (AEME) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133029002641409 |