Análise da práxis docente em Biologia no ensino secundário português
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10198/14745 |
Resumo: | A pesquisa objetivou analisar as práticas pedagógicas empregadas pelos professores portugueses de Biologia que favorecessem o desenvolvimento de habilidades e de competências no ensino desta disciplina. Participaram deste estudo 94% dos professores de Biologia atuantes no Ensino Secundário da cidade portuguesa de Bragança (Nordeste de Portugal). A pesquisa caracteriza-se por seus aspectos qualitativos, descritivos e interpretativos. Para o levantamento dos dados, recorremos à entrevista semiestruturada; posteriormente os relatos foram transcritos e submetidos à análise de conteúdo. Os resultados revelaram que a infraestrutura existente nas escolas, a disponibilidade de bons equipamentos e de recursos são diferenciais no Ensino Secundário português. Entretanto, as dificuldades dos estudantes com o domínio da língua portuguesa, da matemática, entre outros, são grandes desafios a serem superados. Diante disso, conclui-se que uma práxis diversificada, que utilize estratégias como aulas laboratoriais e de campo, que utilize jogos educativos e aprendizagem cooperativa, pode melhorar a qualidade do ensino de Biologia. |
id |
RCAP_a688ecc16fc5ba71db89cee91c04a770 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/14745 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Análise da práxis docente em Biologia no ensino secundário portuguêsEnsino de biologiaPrática docenteEnsino médioExame nacional de educaçãoA pesquisa objetivou analisar as práticas pedagógicas empregadas pelos professores portugueses de Biologia que favorecessem o desenvolvimento de habilidades e de competências no ensino desta disciplina. Participaram deste estudo 94% dos professores de Biologia atuantes no Ensino Secundário da cidade portuguesa de Bragança (Nordeste de Portugal). A pesquisa caracteriza-se por seus aspectos qualitativos, descritivos e interpretativos. Para o levantamento dos dados, recorremos à entrevista semiestruturada; posteriormente os relatos foram transcritos e submetidos à análise de conteúdo. Os resultados revelaram que a infraestrutura existente nas escolas, a disponibilidade de bons equipamentos e de recursos são diferenciais no Ensino Secundário português. Entretanto, as dificuldades dos estudantes com o domínio da língua portuguesa, da matemática, entre outros, são grandes desafios a serem superados. Diante disso, conclui-se que uma práxis diversificada, que utilize estratégias como aulas laboratoriais e de campo, que utilize jogos educativos e aprendizagem cooperativa, pode melhorar a qualidade do ensino de Biologia.Universidade Estadual do CearáBiblioteca Digital do IPBMedeiros, FranciscaCatunda, Ana Gláudia VasconcelosRodrigues, Maria JoséCavalcante, Cícero2017-12-15T16:11:55Z20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/14745porMedeiros, Francisca Valkiria Gomes de; Catunda, Ana Gláudia Vasconcelos; Rodrigues, Maria José; Cavalcante, Cícero Antônio Maia (2017). Análise da práxis docente em Biologia no ensino secundário português. Ciência & Educação. ISSN 1516-7313. 23:2, p. 341-3561516-7313https://doi.org/10.1590/1516-731320170020004info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:34:28Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/14745Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:04:28.674606Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise da práxis docente em Biologia no ensino secundário português |
title |
Análise da práxis docente em Biologia no ensino secundário português |
spellingShingle |
Análise da práxis docente em Biologia no ensino secundário português Medeiros, Francisca Ensino de biologia Prática docente Ensino médio Exame nacional de educação |
title_short |
Análise da práxis docente em Biologia no ensino secundário português |
title_full |
Análise da práxis docente em Biologia no ensino secundário português |
title_fullStr |
Análise da práxis docente em Biologia no ensino secundário português |
title_full_unstemmed |
Análise da práxis docente em Biologia no ensino secundário português |
title_sort |
Análise da práxis docente em Biologia no ensino secundário português |
author |
Medeiros, Francisca |
author_facet |
Medeiros, Francisca Catunda, Ana Gláudia Vasconcelos Rodrigues, Maria José Cavalcante, Cícero |
author_role |
author |
author2 |
Catunda, Ana Gláudia Vasconcelos Rodrigues, Maria José Cavalcante, Cícero |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digital do IPB |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Medeiros, Francisca Catunda, Ana Gláudia Vasconcelos Rodrigues, Maria José Cavalcante, Cícero |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de biologia Prática docente Ensino médio Exame nacional de educação |
topic |
Ensino de biologia Prática docente Ensino médio Exame nacional de educação |
description |
A pesquisa objetivou analisar as práticas pedagógicas empregadas pelos professores portugueses de Biologia que favorecessem o desenvolvimento de habilidades e de competências no ensino desta disciplina. Participaram deste estudo 94% dos professores de Biologia atuantes no Ensino Secundário da cidade portuguesa de Bragança (Nordeste de Portugal). A pesquisa caracteriza-se por seus aspectos qualitativos, descritivos e interpretativos. Para o levantamento dos dados, recorremos à entrevista semiestruturada; posteriormente os relatos foram transcritos e submetidos à análise de conteúdo. Os resultados revelaram que a infraestrutura existente nas escolas, a disponibilidade de bons equipamentos e de recursos são diferenciais no Ensino Secundário português. Entretanto, as dificuldades dos estudantes com o domínio da língua portuguesa, da matemática, entre outros, são grandes desafios a serem superados. Diante disso, conclui-se que uma práxis diversificada, que utilize estratégias como aulas laboratoriais e de campo, que utilize jogos educativos e aprendizagem cooperativa, pode melhorar a qualidade do ensino de Biologia. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-15T16:11:55Z 2017 2017-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10198/14745 |
url |
http://hdl.handle.net/10198/14745 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Medeiros, Francisca Valkiria Gomes de; Catunda, Ana Gláudia Vasconcelos; Rodrigues, Maria José; Cavalcante, Cícero Antônio Maia (2017). Análise da práxis docente em Biologia no ensino secundário português. Ciência & Educação. ISSN 1516-7313. 23:2, p. 341-356 1516-7313 https://doi.org/10.1590/1516-731320170020004 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual do Ceará |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual do Ceará |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135292281585664 |