A inteligência artificial na videovigilância: benefícios e riscos associados - o papel da PSP no controlo do sistema
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Relatório |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/46018 |
Resumo: | O desenvolvimento tecnológico abrupto da Inteligência Artificial tem criado impacto nas nossas vidas e numa economia fortemente impulsionada pelos dados. Compete aos Governos enfrentar esta nova realidade com ações construtivas concretas que garantam uma regulamentação equilibrada e eficaz, encontrando um ponto de equilíbrio entre a proteção dos cidadãos e, por outro lado, o incentivo à inovação e competitividade que nos permita beneficiar das enormes potencialidades do progresso tecnológico. A aplicação de sistemas de Inteligência Artificial no apoio à atividade policial é algo pouco comum e regulamentado. Na senda, o objetivo deste estudo foi perceber se os vários normativos nacionais em vigor relativos à utilização de sistemas de Inteligência Artificial na videovigilância se encontram em harmonia com as diretrizes da União Europeia e se poderá haver uma maximização das potencialidades desta ferramenta não pondo em causa direitos, liberdades e garantias. Concluímos que a legislação portuguesa está desadequada necessitando de uma restruturação que obrigará à criação de uma Autoridade Nacional de Controlo e a atribuição de competências de fiscalização a autoridades já existentes nos vários setores da sociedade, na qual poderemos destacar a Polícia de Segurança Pública para supervisão de sistemas de videovigilância com Inteligência Artificial. |
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A inteligência artificial na videovigilância: benefícios e riscos associados - o papel da PSP no controlo do sistemaInteligência Artificial; Polícia; Regime Jurídico; Videovigilância; Artificial intelligence; Police; Legal System; Video surveillanceO desenvolvimento tecnológico abrupto da Inteligência Artificial tem criado impacto nas nossas vidas e numa economia fortemente impulsionada pelos dados. Compete aos Governos enfrentar esta nova realidade com ações construtivas concretas que garantam uma regulamentação equilibrada e eficaz, encontrando um ponto de equilíbrio entre a proteção dos cidadãos e, por outro lado, o incentivo à inovação e competitividade que nos permita beneficiar das enormes potencialidades do progresso tecnológico. A aplicação de sistemas de Inteligência Artificial no apoio à atividade policial é algo pouco comum e regulamentado. Na senda, o objetivo deste estudo foi perceber se os vários normativos nacionais em vigor relativos à utilização de sistemas de Inteligência Artificial na videovigilância se encontram em harmonia com as diretrizes da União Europeia e se poderá haver uma maximização das potencialidades desta ferramenta não pondo em causa direitos, liberdades e garantias. Concluímos que a legislação portuguesa está desadequada necessitando de uma restruturação que obrigará à criação de uma Autoridade Nacional de Controlo e a atribuição de competências de fiscalização a autoridades já existentes nos vários setores da sociedade, na qual poderemos destacar a Polícia de Segurança Pública para supervisão de sistemas de videovigilância com Inteligência Artificial.Artificial intelligence's abrupt technological development has impacted our lives in an economy strongly driven by data. It is the government's responsibility to face this new reality with concrete and constructive actions that guarantee stable and effective regulation, balancing the protection of citizens with innovation and competitiveness encouragement that will allow all of society to benefit from the progress and enormous technological potential. The application of artificial intelligence systems in support of police activity is uncommon and regulated. With this, the goal of this research is to determine whether force national regulations governing the use of artificial intelligence systems in video surveillance are consistent with European Union guidelines. In addition, we also checked the potential use maximization of this tool without jeopardizing rights, freedoms, and guarantees. We conclude that the Portuguese legislation is insufficient, necessitating a reorganization that calls for the establishment of a national control authority as well as the delegation of supervisory powers to existing squads in various sectors of society, highlighting the Public Security Police for the supervision of video surveillance systems with artificial intelligence.Repositório ComumSilva, Vítor Miguel Ferreira da2023-08-03T10:19:28Z2023-02-202023-02-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/reportapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/46018porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-24T11:45:38Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/46018Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:27:28.678243Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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