A Comunicação Organizacional no âmbito da metodologia 360º/ Feedback 360º
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.34624/sopcom.v0i0.15694 |
Resumo: | A comunicação organizacional tem vindo a assumir relevância no seio organizacional, pois a globalização e a crescente competitividade dos mercados de trabalho levam a um contacto mais permanente entre os colaboradores (Miller, 2011). Contudo, quando aplicada erradamente (i.e., falhas comunicativas) poderá envolver a partilha de sentimentos negativos entre os colaboradores (Proctor & Doukakis, 2003). Tais falhas comunicativas tendem a ocorrer em organizações com uma estrutura hierárquica fortemente marcada, devido a uma menor partilha de poder entre os diferentes atores organizacionais (e.g. alguns atores organizacionais tendem a inibir-se no que concerne à comunicação que estabelecem com outros hierarquicamente superiores a si) (Felts, 1992). Nesse contexto, surge a necessidade da realização de um estudo sobre a comunicação organizacional, no âmbito de uma metodologia de avaliação de desempenho específica, designada por metodologia 360º/feedback 360º. Isto porque a metodologia em causa diferencia-se da avaliação de desempenho tradicional por considerar a perspetiva avaliativa de vários atores organizacionais (e.g. Brutus & Gorriti, 2005). O presente artigo visa uma abordagem às temáticas da metodologia 360º e da comunicação organizacional, com o intuito de realizar uma revisão teórica dos temas em questão. |
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A Comunicação Organizacional no âmbito da metodologia 360º/ Feedback 360ºA comunicação organizacional tem vindo a assumir relevância no seio organizacional, pois a globalização e a crescente competitividade dos mercados de trabalho levam a um contacto mais permanente entre os colaboradores (Miller, 2011). Contudo, quando aplicada erradamente (i.e., falhas comunicativas) poderá envolver a partilha de sentimentos negativos entre os colaboradores (Proctor & Doukakis, 2003). Tais falhas comunicativas tendem a ocorrer em organizações com uma estrutura hierárquica fortemente marcada, devido a uma menor partilha de poder entre os diferentes atores organizacionais (e.g. alguns atores organizacionais tendem a inibir-se no que concerne à comunicação que estabelecem com outros hierarquicamente superiores a si) (Felts, 1992). Nesse contexto, surge a necessidade da realização de um estudo sobre a comunicação organizacional, no âmbito de uma metodologia de avaliação de desempenho específica, designada por metodologia 360º/feedback 360º. Isto porque a metodologia em causa diferencia-se da avaliação de desempenho tradicional por considerar a perspetiva avaliativa de vários atores organizacionais (e.g. Brutus & Gorriti, 2005). O presente artigo visa uma abordagem às temáticas da metodologia 360º e da comunicação organizacional, com o intuito de realizar uma revisão teórica dos temas em questão.Universidade de Aveiro2013-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.34624/sopcom.v0i0.15694https://doi.org/10.34624/sopcom.v0i0.15694SOPCOM: Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação; 2013: 8º SOPCOM: "Comunicação Global, Cultura e Tecnologia"; 1069-1073SOPCOM: Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação; 2013: 8º SOPCOM: "Comunicação Global, Cultura e Tecnologia"; 1069-1073SOPCOM: Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação; 2013: 8º SOPCOM: "Comunicação Global, Cultura e Tecnologia"; 1069-1073reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://proa.ua.pt/index.php/sopcom/article/view/15694https://proa.ua.pt/index.php/sopcom/article/view/15694/10933Mourão, Rita Andreia MonteiroMiranda, Sandra Lopesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-06-20T14:53:48Zoai:proa.ua.pt:article/15694Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:00:56.371502Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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