The impact of covid-19 on consumer behavior and the role of influencers to ensure a path between consumers and companies
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/37474 |
Resumo: | O objetivo da presente dissertação assenta no impacto da pandemia COVID19 no comportamento dos consumidores e a aproximação entre empresas e clientes através de influencers. Vários autores têm analisado o comportamento dos consumidores desde a situação pandémica atual, bem como o processo de aproximação entre empresas e clientes através de influencers. O presente estudo segue uma abordagem metodológica quantitativa e qualitativa. A base de investigação mista permitiu a obtenção de informações relevantes para os problemas em análise, tornando o confronto da literatura com a realidade mais precisa, obtendo-se resultados fiáveis e conclusivos. No capítulo 2, realizou-se um questionário online com o intuito de comparar o comportamento do consumidor em dois momentos distintos. Segundo os testes estatísticos t student e análise fatorial, foi possível concluir que os hábitos de consumo alteraram devido essencialmente ao nível de rendimento, à inovação dos produtos e às novas tendências do mercado. No capítulo 3, realizaram-se entrevistas a 7 empresas prestadoras de serviços com o intuito de perceber a relação de aproximação entre empresas e clientes através de influencers. Das entrevistas realizadas, conclui-se que as estratégias digitais baseadas em influencers têm como objetivos principais a construção de relações de confiança, divulgar novos produtos, aumentar a notoriedade das marcas e alavancar o volume de vendas. A partir das investigações desenvolvidas, contribui-se para a clarificação e desenvolvimento do conhecimento científico acerca do comportamento do consumidor, bem como a orientação para as empresas nos seus processos de comunicação digital através de influencers. |
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The impact of covid-19 on consumer behavior and the role of influencers to ensure a path between consumers and companiesCOVID19; Comportamento; Consumidores; Empresas; Clientes; InfluencersDomínio/Área Científica::Ciências SociaisO objetivo da presente dissertação assenta no impacto da pandemia COVID19 no comportamento dos consumidores e a aproximação entre empresas e clientes através de influencers. Vários autores têm analisado o comportamento dos consumidores desde a situação pandémica atual, bem como o processo de aproximação entre empresas e clientes através de influencers. O presente estudo segue uma abordagem metodológica quantitativa e qualitativa. A base de investigação mista permitiu a obtenção de informações relevantes para os problemas em análise, tornando o confronto da literatura com a realidade mais precisa, obtendo-se resultados fiáveis e conclusivos. No capítulo 2, realizou-se um questionário online com o intuito de comparar o comportamento do consumidor em dois momentos distintos. Segundo os testes estatísticos t student e análise fatorial, foi possível concluir que os hábitos de consumo alteraram devido essencialmente ao nível de rendimento, à inovação dos produtos e às novas tendências do mercado. No capítulo 3, realizaram-se entrevistas a 7 empresas prestadoras de serviços com o intuito de perceber a relação de aproximação entre empresas e clientes através de influencers. Das entrevistas realizadas, conclui-se que as estratégias digitais baseadas em influencers têm como objetivos principais a construção de relações de confiança, divulgar novos produtos, aumentar a notoriedade das marcas e alavancar o volume de vendas. A partir das investigações desenvolvidas, contribui-se para a clarificação e desenvolvimento do conhecimento científico acerca do comportamento do consumidor, bem como a orientação para as empresas nos seus processos de comunicação digital através de influencers.Lopes, JoãoRepositório ComumMoreira, Isaac2023-05-10T00:30:50Z2021-07-152021-05-102021-07-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/37474TID:202765075enginfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-12T14:00:22Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/37474Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:17:41.467896Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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