Conexão. A (in)visualidade na esgrima

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bosne, Laura Correia de Matos David
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.8/3750
Resumo: Embora possa parecer surpreendente, o tema desta dissertação é esgrima para pessoas com deficiência visual. Inserindo-se na vertente do design inclusivo, a elaboração desta dissertação teve como ponto de partida a minha experiência como assistente do Mestre de Esgrima Eugénio Roque nas suas aulas piloto de esgrima com espada para pessoas com deficiência visual em Portugal, que se iniciaram no ano de 2014. Na sequência destas aulas, a observação direta fez surgir questões não só sobre a facilidade e a rapidez de aprendizagem dos esgrimistas, como também sobre a facilidade de ensino e comunicação por parte do Mestre. Não pondo em causa a qualidade das aulas, dos alunos, do Mestre e do ambiente, a presente dissertação visa contribuir para o sistema de ensino e a adaptação deste a casos particulares, neste caso a deficiência visual. Deste modo, surgiu a oportunidade de inovar na adaptação de objetos existentes com o propósito de facilitar a aprendizagem, desenvolver a autonomia, melhorar a técnica e a performance do aluno e inovar nas técnicas de ensino que auxiliam os Mestres. O design dos novos equipamentos inclui os seguintes modelos finais: (I) Auxiliar de Postura, (II) Manequim, (III) Ponta de Espada, (IV) Viseira e (V) Pista. Estes constituem um eventual ponto de partida para um futuro desenvolvimento de produto final.
id RCAP_a75fc4c16ccdc24ec434c12876095a7f
oai_identifier_str oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/3750
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Conexão. A (in)visualidade na esgrimaDesign inclusivoEsgrima de competição adaptadaEsgrima com espadaDesporto para pessoas com deficiência visualDomínio/Área Científica::Humanidades::ArtesEmbora possa parecer surpreendente, o tema desta dissertação é esgrima para pessoas com deficiência visual. Inserindo-se na vertente do design inclusivo, a elaboração desta dissertação teve como ponto de partida a minha experiência como assistente do Mestre de Esgrima Eugénio Roque nas suas aulas piloto de esgrima com espada para pessoas com deficiência visual em Portugal, que se iniciaram no ano de 2014. Na sequência destas aulas, a observação direta fez surgir questões não só sobre a facilidade e a rapidez de aprendizagem dos esgrimistas, como também sobre a facilidade de ensino e comunicação por parte do Mestre. Não pondo em causa a qualidade das aulas, dos alunos, do Mestre e do ambiente, a presente dissertação visa contribuir para o sistema de ensino e a adaptação deste a casos particulares, neste caso a deficiência visual. Deste modo, surgiu a oportunidade de inovar na adaptação de objetos existentes com o propósito de facilitar a aprendizagem, desenvolver a autonomia, melhorar a técnica e a performance do aluno e inovar nas técnicas de ensino que auxiliam os Mestres. O design dos novos equipamentos inclui os seguintes modelos finais: (I) Auxiliar de Postura, (II) Manequim, (III) Ponta de Espada, (IV) Viseira e (V) Pista. Estes constituem um eventual ponto de partida para um futuro desenvolvimento de produto final.Bispo, Renato Jorge Costa LopesIC-OnlineBosne, Laura Correia de Matos David2019-01-21T17:47:37Z2018-12-032018-12-03T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/3750TID:202152219porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:47:50Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/3750Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:47:47.895181Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Conexão. A (in)visualidade na esgrima
title Conexão. A (in)visualidade na esgrima
spellingShingle Conexão. A (in)visualidade na esgrima
Bosne, Laura Correia de Matos David
Design inclusivo
Esgrima de competição adaptada
Esgrima com espada
Desporto para pessoas com deficiência visual
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
title_short Conexão. A (in)visualidade na esgrima
title_full Conexão. A (in)visualidade na esgrima
title_fullStr Conexão. A (in)visualidade na esgrima
title_full_unstemmed Conexão. A (in)visualidade na esgrima
title_sort Conexão. A (in)visualidade na esgrima
author Bosne, Laura Correia de Matos David
author_facet Bosne, Laura Correia de Matos David
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bispo, Renato Jorge Costa Lopes
IC-Online
dc.contributor.author.fl_str_mv Bosne, Laura Correia de Matos David
dc.subject.por.fl_str_mv Design inclusivo
Esgrima de competição adaptada
Esgrima com espada
Desporto para pessoas com deficiência visual
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
topic Design inclusivo
Esgrima de competição adaptada
Esgrima com espada
Desporto para pessoas com deficiência visual
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
description Embora possa parecer surpreendente, o tema desta dissertação é esgrima para pessoas com deficiência visual. Inserindo-se na vertente do design inclusivo, a elaboração desta dissertação teve como ponto de partida a minha experiência como assistente do Mestre de Esgrima Eugénio Roque nas suas aulas piloto de esgrima com espada para pessoas com deficiência visual em Portugal, que se iniciaram no ano de 2014. Na sequência destas aulas, a observação direta fez surgir questões não só sobre a facilidade e a rapidez de aprendizagem dos esgrimistas, como também sobre a facilidade de ensino e comunicação por parte do Mestre. Não pondo em causa a qualidade das aulas, dos alunos, do Mestre e do ambiente, a presente dissertação visa contribuir para o sistema de ensino e a adaptação deste a casos particulares, neste caso a deficiência visual. Deste modo, surgiu a oportunidade de inovar na adaptação de objetos existentes com o propósito de facilitar a aprendizagem, desenvolver a autonomia, melhorar a técnica e a performance do aluno e inovar nas técnicas de ensino que auxiliam os Mestres. O design dos novos equipamentos inclui os seguintes modelos finais: (I) Auxiliar de Postura, (II) Manequim, (III) Ponta de Espada, (IV) Viseira e (V) Pista. Estes constituem um eventual ponto de partida para um futuro desenvolvimento de produto final.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-03
2018-12-03T00:00:00Z
2019-01-21T17:47:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.8/3750
TID:202152219
url http://hdl.handle.net/10400.8/3750
identifier_str_mv TID:202152219
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136971594924032