Influ?ncia da Escolaridade e da Profiss?o no Desempenho de Idosos em Testes Neuropsicol?gicos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://repositorio.ismt.pt/xmlui/handle/123456789/445 |
Resumo: | Com esta investiga??o pretendemos averiguar se h? influ?ncia do n?vel educacional e da profiss?o no desempenho em escalas de avalia??o neuropsicol?gica. A amostra usada neste estudo ? composta por 558 idosos sob resposta social com uma m?dia de idades de 78,75 anos + 9,36 dos quais 255 n?o t?m escolaridade e 300 t?m escolaridade com o m?nimo de 4 anos de ensino. Quanto ? profiss?o 487 tinham profiss?es manuais e 44 tinham profiss?es intelectuais. As escalas usadas foram oMini mental State Examination (MMSE), o Montreal Cognitive Assessment (MoCA), a Frontal Assessment Battery (FAB), Flu?ncias Verbais Sem?ntica e Fon?mica e a Figura Complexa de Rey. Na generalidade das escalas os sujeitos com escolaridade apresentaram pontua??es m?dias mais elevadas quando comparadas com as m?dias obtidas pelos sujeitos sem escolaridade. Em rela??o ? profiss?o os sujeitos com profiss?es intelectuais obtiveram pontua??es m?dias superiores ?s dos sujeitos com profiss?es manuais. O grupo de idosos com escolaridade e com profiss?es intelectuais obtiveram pontua??es m?dias mais altas que os idosos com escolaridade e com profiss?es manuais, as pontua??es m?dias mais baixas foram verificadas no grupo de idosos sem escolaridade e com profiss?es manuais. Estes resultados mostram que h? influ?ncia quer da escolaridade quer da profiss?o no desempenho global em escalas de avalia??o neuropsicol?gica o que demonstra a necessidade de um controlo mais rigoroso do efeito destas vari?veis sociodemogr?ficas. / This research seeks to determine whether there is influence of educational level and profession on performance in neuropsychological assessment scales. The sample used in this study consists of 558 elderly people under social response with an average age of 78.75 years + 9.36 of which 255 have little or no schooling while 300 have a minimum of 4 years of education. Regarding occupation and 487 had manual occupations were 44 intellectual professions. The scales used were the Mental State Examination (MMSE), the Montreal Cognitive Assessment (MoCA), the Frontal Assessment Battery (FAB), Fluency and Phonemic Verbal Semantics and Rey Complex Figure in general, subjects with schooling had higher average scores compared with the averages obtained by subjects with no schooling. In relation to occupation, subjects with intellectual professions had average scores higher than those of subjects with manual occupations. The group of elderly people with education and intellectual professions had higher average scores than the elderly with education and manual occupations, the lowest average scores were observed in the elderly group with no schooling and manual occupations. These results show the influence of both education and profession in the overall performance in neuropsychological assessment scales which demonstrates the need for closer scrutiny of the effect of these sociodemographic variables. |
id |
RCAP_a7609095dccf489a0f70da93a183dc6a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ismt.pt:123456789/445 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Influ?ncia da Escolaridade e da Profiss?o no Desempenho de Idosos em Testes Neuropsicol?gicosN?vel de escolaridade - Level of educationProfiss?o - ProfessionDesempenho em testes neuropsicol?gicos - Performance on neuropsychological testsCom esta investiga??o pretendemos averiguar se h? influ?ncia do n?vel educacional e da profiss?o no desempenho em escalas de avalia??o neuropsicol?gica. A amostra usada neste estudo ? composta por 558 idosos sob resposta social com uma m?dia de idades de 78,75 anos + 9,36 dos quais 255 n?o t?m escolaridade e 300 t?m escolaridade com o m?nimo de 4 anos de ensino. Quanto ? profiss?o 487 tinham profiss?es manuais e 44 tinham profiss?es intelectuais. As escalas usadas foram oMini mental State Examination (MMSE), o Montreal Cognitive Assessment (MoCA), a Frontal Assessment Battery (FAB), Flu?ncias Verbais Sem?ntica e Fon?mica e a Figura Complexa de Rey. Na generalidade das escalas os sujeitos com escolaridade apresentaram pontua??es m?dias mais elevadas quando comparadas com as m?dias obtidas pelos sujeitos sem escolaridade. Em rela??o ? profiss?o os sujeitos com profiss?es intelectuais obtiveram pontua??es m?dias superiores ?s dos sujeitos com profiss?es manuais. O grupo de idosos com escolaridade e com profiss?es intelectuais obtiveram pontua??es m?dias mais altas que os idosos com escolaridade e com profiss?es manuais, as pontua??es m?dias mais baixas foram verificadas no grupo de idosos sem escolaridade e com profiss?es manuais. Estes resultados mostram que h? influ?ncia quer da escolaridade quer da profiss?o no desempenho global em escalas de avalia??o neuropsicol?gica o que demonstra a necessidade de um controlo mais rigoroso do efeito destas vari?veis sociodemogr?ficas. / This research seeks to determine whether there is influence of educational level and profession on performance in neuropsychological assessment scales. The sample used in this study consists of 558 elderly people under social response with an average age of 78.75 years + 9.36 of which 255 have little or no schooling while 300 have a minimum of 4 years of education. Regarding occupation and 487 had manual occupations were 44 intellectual professions. The scales used were the Mental State Examination (MMSE), the Montreal Cognitive Assessment (MoCA), the Frontal Assessment Battery (FAB), Fluency and Phonemic Verbal Semantics and Rey Complex Figure in general, subjects with schooling had higher average scores compared with the averages obtained by subjects with no schooling. In relation to occupation, subjects with intellectual professions had average scores higher than those of subjects with manual occupations. The group of elderly people with education and intellectual professions had higher average scores than the elderly with education and manual occupations, the lowest average scores were observed in the elderly group with no schooling and manual occupations. These results show the influence of both education and profession in the overall performance in neuropsychological assessment scales which demonstrates the need for closer scrutiny of the effect of these sociodemographic variables.ISMT2015-05-25T11:18:05Z2015-05-252011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://repositorio.ismt.pt/xmlui/handle/123456789/445porhttp://repositorio.ismt.pt/xmlui/handle/123456789/445Falc?o, Daniel Fernandesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T14:57:57Zoai:repositorio.ismt.pt:123456789/445Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:53:46.038705Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Influ?ncia da Escolaridade e da Profiss?o no Desempenho de Idosos em Testes Neuropsicol?gicos |
title |
Influ?ncia da Escolaridade e da Profiss?o no Desempenho de Idosos em Testes Neuropsicol?gicos |
spellingShingle |
Influ?ncia da Escolaridade e da Profiss?o no Desempenho de Idosos em Testes Neuropsicol?gicos Falc?o, Daniel Fernandes N?vel de escolaridade - Level of education Profiss?o - Profession Desempenho em testes neuropsicol?gicos - Performance on neuropsychological tests |
title_short |
Influ?ncia da Escolaridade e da Profiss?o no Desempenho de Idosos em Testes Neuropsicol?gicos |
title_full |
Influ?ncia da Escolaridade e da Profiss?o no Desempenho de Idosos em Testes Neuropsicol?gicos |
title_fullStr |
Influ?ncia da Escolaridade e da Profiss?o no Desempenho de Idosos em Testes Neuropsicol?gicos |
title_full_unstemmed |
Influ?ncia da Escolaridade e da Profiss?o no Desempenho de Idosos em Testes Neuropsicol?gicos |
title_sort |
Influ?ncia da Escolaridade e da Profiss?o no Desempenho de Idosos em Testes Neuropsicol?gicos |
author |
Falc?o, Daniel Fernandes |
author_facet |
Falc?o, Daniel Fernandes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Falc?o, Daniel Fernandes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
N?vel de escolaridade - Level of education Profiss?o - Profession Desempenho em testes neuropsicol?gicos - Performance on neuropsychological tests |
topic |
N?vel de escolaridade - Level of education Profiss?o - Profession Desempenho em testes neuropsicol?gicos - Performance on neuropsychological tests |
description |
Com esta investiga??o pretendemos averiguar se h? influ?ncia do n?vel educacional e da profiss?o no desempenho em escalas de avalia??o neuropsicol?gica. A amostra usada neste estudo ? composta por 558 idosos sob resposta social com uma m?dia de idades de 78,75 anos + 9,36 dos quais 255 n?o t?m escolaridade e 300 t?m escolaridade com o m?nimo de 4 anos de ensino. Quanto ? profiss?o 487 tinham profiss?es manuais e 44 tinham profiss?es intelectuais. As escalas usadas foram oMini mental State Examination (MMSE), o Montreal Cognitive Assessment (MoCA), a Frontal Assessment Battery (FAB), Flu?ncias Verbais Sem?ntica e Fon?mica e a Figura Complexa de Rey. Na generalidade das escalas os sujeitos com escolaridade apresentaram pontua??es m?dias mais elevadas quando comparadas com as m?dias obtidas pelos sujeitos sem escolaridade. Em rela??o ? profiss?o os sujeitos com profiss?es intelectuais obtiveram pontua??es m?dias superiores ?s dos sujeitos com profiss?es manuais. O grupo de idosos com escolaridade e com profiss?es intelectuais obtiveram pontua??es m?dias mais altas que os idosos com escolaridade e com profiss?es manuais, as pontua??es m?dias mais baixas foram verificadas no grupo de idosos sem escolaridade e com profiss?es manuais. Estes resultados mostram que h? influ?ncia quer da escolaridade quer da profiss?o no desempenho global em escalas de avalia??o neuropsicol?gica o que demonstra a necessidade de um controlo mais rigoroso do efeito destas vari?veis sociodemogr?ficas. / This research seeks to determine whether there is influence of educational level and profession on performance in neuropsychological assessment scales. The sample used in this study consists of 558 elderly people under social response with an average age of 78.75 years + 9.36 of which 255 have little or no schooling while 300 have a minimum of 4 years of education. Regarding occupation and 487 had manual occupations were 44 intellectual professions. The scales used were the Mental State Examination (MMSE), the Montreal Cognitive Assessment (MoCA), the Frontal Assessment Battery (FAB), Fluency and Phonemic Verbal Semantics and Rey Complex Figure in general, subjects with schooling had higher average scores compared with the averages obtained by subjects with no schooling. In relation to occupation, subjects with intellectual professions had average scores higher than those of subjects with manual occupations. The group of elderly people with education and intellectual professions had higher average scores than the elderly with education and manual occupations, the lowest average scores were observed in the elderly group with no schooling and manual occupations. These results show the influence of both education and profession in the overall performance in neuropsychological assessment scales which demonstrates the need for closer scrutiny of the effect of these sociodemographic variables. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-01-01T00:00:00Z 2015-05-25T11:18:05Z 2015-05-25 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ismt.pt/xmlui/handle/123456789/445 |
url |
http://repositorio.ismt.pt/xmlui/handle/123456789/445 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://repositorio.ismt.pt/xmlui/handle/123456789/445 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ISMT |
publisher.none.fl_str_mv |
ISMT |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136425482911744 |