Influ?ncia da Escolaridade e da Profiss?o no Desempenho de Idosos em Testes Neuropsicol?gicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Falc?o, Daniel Fernandes
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://repositorio.ismt.pt/xmlui/handle/123456789/445
Resumo: Com esta investiga??o pretendemos averiguar se h? influ?ncia do n?vel educacional e da profiss?o no desempenho em escalas de avalia??o neuropsicol?gica. A amostra usada neste estudo ? composta por 558 idosos sob resposta social com uma m?dia de idades de 78,75 anos + 9,36 dos quais 255 n?o t?m escolaridade e 300 t?m escolaridade com o m?nimo de 4 anos de ensino. Quanto ? profiss?o 487 tinham profiss?es manuais e 44 tinham profiss?es intelectuais. As escalas usadas foram oMini mental State Examination (MMSE), o Montreal Cognitive Assessment (MoCA), a Frontal Assessment Battery (FAB), Flu?ncias Verbais Sem?ntica e Fon?mica e a Figura Complexa de Rey. Na generalidade das escalas os sujeitos com escolaridade apresentaram pontua??es m?dias mais elevadas quando comparadas com as m?dias obtidas pelos sujeitos sem escolaridade. Em rela??o ? profiss?o os sujeitos com profiss?es intelectuais obtiveram pontua??es m?dias superiores ?s dos sujeitos com profiss?es manuais. O grupo de idosos com escolaridade e com profiss?es intelectuais obtiveram pontua??es m?dias mais altas que os idosos com escolaridade e com profiss?es manuais, as pontua??es m?dias mais baixas foram verificadas no grupo de idosos sem escolaridade e com profiss?es manuais. Estes resultados mostram que h? influ?ncia quer da escolaridade quer da profiss?o no desempenho global em escalas de avalia??o neuropsicol?gica o que demonstra a necessidade de um controlo mais rigoroso do efeito destas vari?veis sociodemogr?ficas. / This research seeks to determine whether there is influence of educational level and profession on performance in neuropsychological assessment scales. The sample used in this study consists of 558 elderly people under social response with an average age of 78.75 years + 9.36 of which 255 have little or no schooling while 300 have a minimum of 4 years of education. Regarding occupation and 487 had manual occupations were 44 intellectual professions. The scales used were the Mental State Examination (MMSE), the Montreal Cognitive Assessment (MoCA), the Frontal Assessment Battery (FAB), Fluency and Phonemic Verbal Semantics and Rey Complex Figure in general, subjects with schooling had higher average scores compared with the averages obtained by subjects with no schooling. In relation to occupation, subjects with intellectual professions had average scores higher than those of subjects with manual occupations. The group of elderly people with education and intellectual professions had higher average scores than the elderly with education and manual occupations, the lowest average scores were observed in the elderly group with no schooling and manual occupations. These results show the influence of both education and profession in the overall performance in neuropsychological assessment scales which demonstrates the need for closer scrutiny of the effect of these sociodemographic variables.
id RCAP_a7609095dccf489a0f70da93a183dc6a
oai_identifier_str oai:repositorio.ismt.pt:123456789/445
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Influ?ncia da Escolaridade e da Profiss?o no Desempenho de Idosos em Testes Neuropsicol?gicosN?vel de escolaridade - Level of educationProfiss?o - ProfessionDesempenho em testes neuropsicol?gicos - Performance on neuropsychological testsCom esta investiga??o pretendemos averiguar se h? influ?ncia do n?vel educacional e da profiss?o no desempenho em escalas de avalia??o neuropsicol?gica. A amostra usada neste estudo ? composta por 558 idosos sob resposta social com uma m?dia de idades de 78,75 anos + 9,36 dos quais 255 n?o t?m escolaridade e 300 t?m escolaridade com o m?nimo de 4 anos de ensino. Quanto ? profiss?o 487 tinham profiss?es manuais e 44 tinham profiss?es intelectuais. As escalas usadas foram oMini mental State Examination (MMSE), o Montreal Cognitive Assessment (MoCA), a Frontal Assessment Battery (FAB), Flu?ncias Verbais Sem?ntica e Fon?mica e a Figura Complexa de Rey. Na generalidade das escalas os sujeitos com escolaridade apresentaram pontua??es m?dias mais elevadas quando comparadas com as m?dias obtidas pelos sujeitos sem escolaridade. Em rela??o ? profiss?o os sujeitos com profiss?es intelectuais obtiveram pontua??es m?dias superiores ?s dos sujeitos com profiss?es manuais. O grupo de idosos com escolaridade e com profiss?es intelectuais obtiveram pontua??es m?dias mais altas que os idosos com escolaridade e com profiss?es manuais, as pontua??es m?dias mais baixas foram verificadas no grupo de idosos sem escolaridade e com profiss?es manuais. Estes resultados mostram que h? influ?ncia quer da escolaridade quer da profiss?o no desempenho global em escalas de avalia??o neuropsicol?gica o que demonstra a necessidade de um controlo mais rigoroso do efeito destas vari?veis sociodemogr?ficas. / This research seeks to determine whether there is influence of educational level and profession on performance in neuropsychological assessment scales. The sample used in this study consists of 558 elderly people under social response with an average age of 78.75 years + 9.36 of which 255 have little or no schooling while 300 have a minimum of 4 years of education. Regarding occupation and 487 had manual occupations were 44 intellectual professions. The scales used were the Mental State Examination (MMSE), the Montreal Cognitive Assessment (MoCA), the Frontal Assessment Battery (FAB), Fluency and Phonemic Verbal Semantics and Rey Complex Figure in general, subjects with schooling had higher average scores compared with the averages obtained by subjects with no schooling. In relation to occupation, subjects with intellectual professions had average scores higher than those of subjects with manual occupations. The group of elderly people with education and intellectual professions had higher average scores than the elderly with education and manual occupations, the lowest average scores were observed in the elderly group with no schooling and manual occupations. These results show the influence of both education and profession in the overall performance in neuropsychological assessment scales which demonstrates the need for closer scrutiny of the effect of these sociodemographic variables.ISMT2015-05-25T11:18:05Z2015-05-252011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://repositorio.ismt.pt/xmlui/handle/123456789/445porhttp://repositorio.ismt.pt/xmlui/handle/123456789/445Falc?o, Daniel Fernandesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T14:57:57Zoai:repositorio.ismt.pt:123456789/445Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:53:46.038705Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Influ?ncia da Escolaridade e da Profiss?o no Desempenho de Idosos em Testes Neuropsicol?gicos
title Influ?ncia da Escolaridade e da Profiss?o no Desempenho de Idosos em Testes Neuropsicol?gicos
spellingShingle Influ?ncia da Escolaridade e da Profiss?o no Desempenho de Idosos em Testes Neuropsicol?gicos
Falc?o, Daniel Fernandes
N?vel de escolaridade - Level of education
Profiss?o - Profession
Desempenho em testes neuropsicol?gicos - Performance on neuropsychological tests
title_short Influ?ncia da Escolaridade e da Profiss?o no Desempenho de Idosos em Testes Neuropsicol?gicos
title_full Influ?ncia da Escolaridade e da Profiss?o no Desempenho de Idosos em Testes Neuropsicol?gicos
title_fullStr Influ?ncia da Escolaridade e da Profiss?o no Desempenho de Idosos em Testes Neuropsicol?gicos
title_full_unstemmed Influ?ncia da Escolaridade e da Profiss?o no Desempenho de Idosos em Testes Neuropsicol?gicos
title_sort Influ?ncia da Escolaridade e da Profiss?o no Desempenho de Idosos em Testes Neuropsicol?gicos
author Falc?o, Daniel Fernandes
author_facet Falc?o, Daniel Fernandes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Falc?o, Daniel Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv N?vel de escolaridade - Level of education
Profiss?o - Profession
Desempenho em testes neuropsicol?gicos - Performance on neuropsychological tests
topic N?vel de escolaridade - Level of education
Profiss?o - Profession
Desempenho em testes neuropsicol?gicos - Performance on neuropsychological tests
description Com esta investiga??o pretendemos averiguar se h? influ?ncia do n?vel educacional e da profiss?o no desempenho em escalas de avalia??o neuropsicol?gica. A amostra usada neste estudo ? composta por 558 idosos sob resposta social com uma m?dia de idades de 78,75 anos + 9,36 dos quais 255 n?o t?m escolaridade e 300 t?m escolaridade com o m?nimo de 4 anos de ensino. Quanto ? profiss?o 487 tinham profiss?es manuais e 44 tinham profiss?es intelectuais. As escalas usadas foram oMini mental State Examination (MMSE), o Montreal Cognitive Assessment (MoCA), a Frontal Assessment Battery (FAB), Flu?ncias Verbais Sem?ntica e Fon?mica e a Figura Complexa de Rey. Na generalidade das escalas os sujeitos com escolaridade apresentaram pontua??es m?dias mais elevadas quando comparadas com as m?dias obtidas pelos sujeitos sem escolaridade. Em rela??o ? profiss?o os sujeitos com profiss?es intelectuais obtiveram pontua??es m?dias superiores ?s dos sujeitos com profiss?es manuais. O grupo de idosos com escolaridade e com profiss?es intelectuais obtiveram pontua??es m?dias mais altas que os idosos com escolaridade e com profiss?es manuais, as pontua??es m?dias mais baixas foram verificadas no grupo de idosos sem escolaridade e com profiss?es manuais. Estes resultados mostram que h? influ?ncia quer da escolaridade quer da profiss?o no desempenho global em escalas de avalia??o neuropsicol?gica o que demonstra a necessidade de um controlo mais rigoroso do efeito destas vari?veis sociodemogr?ficas. / This research seeks to determine whether there is influence of educational level and profession on performance in neuropsychological assessment scales. The sample used in this study consists of 558 elderly people under social response with an average age of 78.75 years + 9.36 of which 255 have little or no schooling while 300 have a minimum of 4 years of education. Regarding occupation and 487 had manual occupations were 44 intellectual professions. The scales used were the Mental State Examination (MMSE), the Montreal Cognitive Assessment (MoCA), the Frontal Assessment Battery (FAB), Fluency and Phonemic Verbal Semantics and Rey Complex Figure in general, subjects with schooling had higher average scores compared with the averages obtained by subjects with no schooling. In relation to occupation, subjects with intellectual professions had average scores higher than those of subjects with manual occupations. The group of elderly people with education and intellectual professions had higher average scores than the elderly with education and manual occupations, the lowest average scores were observed in the elderly group with no schooling and manual occupations. These results show the influence of both education and profession in the overall performance in neuropsychological assessment scales which demonstrates the need for closer scrutiny of the effect of these sociodemographic variables.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-01T00:00:00Z
2015-05-25T11:18:05Z
2015-05-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ismt.pt/xmlui/handle/123456789/445
url http://repositorio.ismt.pt/xmlui/handle/123456789/445
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://repositorio.ismt.pt/xmlui/handle/123456789/445
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ISMT
publisher.none.fl_str_mv ISMT
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136425482911744