Funcionalidades essenciais na presença comercial na internet
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/3087 |
Resumo: | O sucesso da presença comercial na internet de uma empresa é fortemente afetado pelas funcionalidades que possui. Com o aumento do número de websites disponíveis, a possibilidade de escolha dos consumidores é agora mais vasta, originando novos desafios às empresas no que concerne à atração e retenção dos consumidores online. A implementação equilibrada de funcionalidades dentro da presença comercial na internet é importante, não só devido complexidade e à carga cognitiva requerida na sua utilização, mas também devido a razões financeiras. Investir dinheiro (por exemplo, na aquisição de módulos de software, tempo de programação, manutenção e atualização, etc.) em funcionalidades que não são valorizadas pelos consumidores online, não parece uma afetação eficiente de recursos, especialmente quando estes são escassos, situação essa que corresponde a muitas pequenas empresas que operam na internet. No entanto, a literatura oferece pouca ajuda aos gestores para decidirem que funcionalidades devem ser implementadas, de acordo com uma base racional. Dentro deste contexto, pretendeu-se preencher com este trabalho a lacuna entre a revisão da literatura e a necessidade de ajudar na escolha das funcionalidades adequadas para implementar uma presença comercial na internet. Através deste trabalho identificaram-se 16 funcionalidades essenciais que devem ser implementadas, estando estas agrupadas em quatro conjuntos: processamento das encomendas; publicidade e destaque; análise de produtos; e pagamento tradicional. |
id |
RCAP_a77d2b9e15ce3f288c92b3829fb85744 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/3087 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Funcionalidades essenciais na presença comercial na internetConsumidores - Compra onlineComércio electrónicoO sucesso da presença comercial na internet de uma empresa é fortemente afetado pelas funcionalidades que possui. Com o aumento do número de websites disponíveis, a possibilidade de escolha dos consumidores é agora mais vasta, originando novos desafios às empresas no que concerne à atração e retenção dos consumidores online. A implementação equilibrada de funcionalidades dentro da presença comercial na internet é importante, não só devido complexidade e à carga cognitiva requerida na sua utilização, mas também devido a razões financeiras. Investir dinheiro (por exemplo, na aquisição de módulos de software, tempo de programação, manutenção e atualização, etc.) em funcionalidades que não são valorizadas pelos consumidores online, não parece uma afetação eficiente de recursos, especialmente quando estes são escassos, situação essa que corresponde a muitas pequenas empresas que operam na internet. No entanto, a literatura oferece pouca ajuda aos gestores para decidirem que funcionalidades devem ser implementadas, de acordo com uma base racional. Dentro deste contexto, pretendeu-se preencher com este trabalho a lacuna entre a revisão da literatura e a necessidade de ajudar na escolha das funcionalidades adequadas para implementar uma presença comercial na internet. Através deste trabalho identificaram-se 16 funcionalidades essenciais que devem ser implementadas, estando estas agrupadas em quatro conjuntos: processamento das encomendas; publicidade e destaque; análise de produtos; e pagamento tradicional.The success of a commercial internet presence is strongly affected by its functionalities. With the increasing number of available websites, online consumers have a wider range of alternatives, while companies face new challenges, regarding their attraction and retention. A balanced implementation of functionalities within a commercial internet presence is important, because of not only the involved complexity and cognitive load required in their use, but also for financial reasons. Investing money on features (e.g., software modules, programming time, maintenance and update, etc.) that are not valued by online consumers, hinders an efficient allocation of resources, especially when financial resources are scarce, a situation that corresponds to many small businesses operating on the internet. However, literature provides little help for managers to decide which functionalities should be implemented, according to a rational basis. Within this context, this research sought to fill in the gap between literature review and the need for helping companies to understand better how to build and keep online businesses. Our work identified 16 essential functionalities grouped into four sets: order processing, advertising and prominence, product analysis, and traditional payment.Antunes, Francisco José PeixeirouBibliorumFerreira, Alexandre Filipe Norberto2015-02-24T19:31:02Z20132013-102013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/3087TID:201273799porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:39:22Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/3087Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:44:36.540951Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Funcionalidades essenciais na presença comercial na internet |
title |
Funcionalidades essenciais na presença comercial na internet |
spellingShingle |
Funcionalidades essenciais na presença comercial na internet Ferreira, Alexandre Filipe Norberto Consumidores - Compra online Comércio electrónico |
title_short |
Funcionalidades essenciais na presença comercial na internet |
title_full |
Funcionalidades essenciais na presença comercial na internet |
title_fullStr |
Funcionalidades essenciais na presença comercial na internet |
title_full_unstemmed |
Funcionalidades essenciais na presença comercial na internet |
title_sort |
Funcionalidades essenciais na presença comercial na internet |
author |
Ferreira, Alexandre Filipe Norberto |
author_facet |
Ferreira, Alexandre Filipe Norberto |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Antunes, Francisco José Peixeiro uBibliorum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Alexandre Filipe Norberto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Consumidores - Compra online Comércio electrónico |
topic |
Consumidores - Compra online Comércio electrónico |
description |
O sucesso da presença comercial na internet de uma empresa é fortemente afetado pelas funcionalidades que possui. Com o aumento do número de websites disponíveis, a possibilidade de escolha dos consumidores é agora mais vasta, originando novos desafios às empresas no que concerne à atração e retenção dos consumidores online. A implementação equilibrada de funcionalidades dentro da presença comercial na internet é importante, não só devido complexidade e à carga cognitiva requerida na sua utilização, mas também devido a razões financeiras. Investir dinheiro (por exemplo, na aquisição de módulos de software, tempo de programação, manutenção e atualização, etc.) em funcionalidades que não são valorizadas pelos consumidores online, não parece uma afetação eficiente de recursos, especialmente quando estes são escassos, situação essa que corresponde a muitas pequenas empresas que operam na internet. No entanto, a literatura oferece pouca ajuda aos gestores para decidirem que funcionalidades devem ser implementadas, de acordo com uma base racional. Dentro deste contexto, pretendeu-se preencher com este trabalho a lacuna entre a revisão da literatura e a necessidade de ajudar na escolha das funcionalidades adequadas para implementar uma presença comercial na internet. Através deste trabalho identificaram-se 16 funcionalidades essenciais que devem ser implementadas, estando estas agrupadas em quatro conjuntos: processamento das encomendas; publicidade e destaque; análise de produtos; e pagamento tradicional. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 2013-10 2013-01-01T00:00:00Z 2015-02-24T19:31:02Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.6/3087 TID:201273799 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.6/3087 |
identifier_str_mv |
TID:201273799 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136343292379136 |