Modelos de negócio na internet : a realidade portuguesa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/16215 |
Resumo: | Mestrado em Gestão de Sistemas de Informação |
id |
RCAP_a7e3dda9b34ef3de9168f6c777d3ed3e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/16215 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Modelos de negócio na internet : a realidade portuguesaComércio ElectrónicoNegócios na InternetModelos de Negócio na InternetEilectronic Commerce, Doing liusiness in the InternetInternet Business ModelsMestrado em Gestão de Sistemas de InformaçãoNos últimos anos é comum ouvir-se dizer que se está perante a Era da Informação. A massificação das Tecnologias da Informação contribuiu de forma muito significativa para isso. O desenvolvimento impressionante da informática, juntamente com a proliferação generalizada em todos os domínios da computação, e o "nascimento" da Internet foram vitais para que isso acontecesse de facto. O evoluir destas tecnologias afectou não só os particulares, mas também as empresas, permitindo o acesso via Internet a um conjunto muito vasto de informação e a possibilidade de automatizar e processar algumas tarefas até então desempenhadas manualmente. Um número crescente de operações entre empresas é realizado por transferência electrónica de documentos, os computadores pessoais ligados à Internet são utilizados para colocar e processar encomendas, uma parcela cada vez mais significativa dos bens e serviços é transaccionada através das redes digitais. A esta nova forma de transacções comerciais electrónicas, apelidamos de Comércio Electrónico. Ao longo desta dissertação pretende-se resumir o tratamento dado ao conceito de modelo de negócio constante na literatura sobre comércio electrónico, bem como conduzir uma análise às categorias de modelos de negócio constantes da literatura. O estudo desta questão é pertinente, na medida em que, apesar de muitas pessoas falarem sobre este tema, não existe um entendimento comum sobre a temática. Os modelos de negócio são utilizados para descrever tudo o que pode gerar rendimento numa empresa até à própria estrutura organizativa. A segunda razão pela qual o estudo do conceito de modelos de negócio na Internet é um tema interessante para estudo prende-se com o facto de poder ser uma metodologia apropriada e um alicerce para ferramentas administrativas para alcançar e decidir sobre o crescimento dinâmico e incerto do ambiente empresarial.In the last years it is common to hear say that we are in the Age of Information. The widespread use of Information Technologies has contributed significantly to this. The remarkable development of Computer Science, along with the generalized proliferation in ali computation domains, and the "birth" of the Internet were fundamental to this achievement. The evolution of these technologies affected significantly current activities of common people and companies, allowing to access via Internet to large repositories of information, and the possibility to automate activities that were previously done manually. An increasing number of operations between companies is carried through by electronic documents interchange, the personal computers connected to the Internet are used to place and process orders, a more signiílcant parcel of the goods and services is carry through the digital networks. This new form of electronic commercial transactions is known as Electronic Commerce. This dissertation aims to summarize the treatment given to the concept of business model in the literature about electronic commerce, as well as leading an analysis ofthe business models categories in that literature. This issue is relevant, because although many people speak on these subjects, there is no common agreement on this subject. Business models are used to describe everything what can generate income in a company, even their own organizaiion structure. Internet business models are an inleresting subject for study since it is an appropriate methodology and a fbundation for administrative tools to reach and decide on the dynamic and uncertain growth ofthe enterprise environment.Instituto Superior de Economia e GestãoIsaías, Pedro TeixeiraRepositório da Universidade de LisboaSantos, Patrícia Maria Oliveira2018-10-22T14:00:51Z2008-102008-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/16215porSantos, Patrícia Maria Oliveira (2008). "Modelos de negócio na internet : a realidade portuguesa". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:46:03Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/16215Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:01:40.462474Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Modelos de negócio na internet : a realidade portuguesa |
title |
Modelos de negócio na internet : a realidade portuguesa |
spellingShingle |
Modelos de negócio na internet : a realidade portuguesa Santos, Patrícia Maria Oliveira Comércio Electrónico Negócios na Internet Modelos de Negócio na Internet Eilectronic Commerce , Doing liusiness in the Internet Internet Business Models |
title_short |
Modelos de negócio na internet : a realidade portuguesa |
title_full |
Modelos de negócio na internet : a realidade portuguesa |
title_fullStr |
Modelos de negócio na internet : a realidade portuguesa |
title_full_unstemmed |
Modelos de negócio na internet : a realidade portuguesa |
title_sort |
Modelos de negócio na internet : a realidade portuguesa |
author |
Santos, Patrícia Maria Oliveira |
author_facet |
Santos, Patrícia Maria Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Isaías, Pedro Teixeira Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Patrícia Maria Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comércio Electrónico Negócios na Internet Modelos de Negócio na Internet Eilectronic Commerce , Doing liusiness in the Internet Internet Business Models |
topic |
Comércio Electrónico Negócios na Internet Modelos de Negócio na Internet Eilectronic Commerce , Doing liusiness in the Internet Internet Business Models |
description |
Mestrado em Gestão de Sistemas de Informação |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-10 2008-10-01T00:00:00Z 2018-10-22T14:00:51Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/16215 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/16215 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Santos, Patrícia Maria Oliveira (2008). "Modelos de negócio na internet : a realidade portuguesa". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131105644773376 |