Modelos de negócio na internet : a realidade portuguesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Patrícia Maria Oliveira
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/16215
Resumo: Mestrado em Gestão de Sistemas de Informação
id RCAP_a7e3dda9b34ef3de9168f6c777d3ed3e
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/16215
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Modelos de negócio na internet : a realidade portuguesaComércio ElectrónicoNegócios na InternetModelos de Negócio na InternetEilectronic Commerce, Doing liusiness in the InternetInternet Business ModelsMestrado em Gestão de Sistemas de InformaçãoNos últimos anos é comum ouvir-se dizer que se está perante a Era da Informação. A massificação das Tecnologias da Informação contribuiu de forma muito significativa para isso. O desenvolvimento impressionante da informática, juntamente com a proliferação generalizada em todos os domínios da computação, e o "nascimento" da Internet foram vitais para que isso acontecesse de facto. O evoluir destas tecnologias afectou não só os particulares, mas também as empresas, permitindo o acesso via Internet a um conjunto muito vasto de informação e a possibilidade de automatizar e processar algumas tarefas até então desempenhadas manualmente. Um número crescente de operações entre empresas é realizado por transferência electrónica de documentos, os computadores pessoais ligados à Internet são utilizados para colocar e processar encomendas, uma parcela cada vez mais significativa dos bens e serviços é transaccionada através das redes digitais. A esta nova forma de transacções comerciais electrónicas, apelidamos de Comércio Electrónico. Ao longo desta dissertação pretende-se resumir o tratamento dado ao conceito de modelo de negócio constante na literatura sobre comércio electrónico, bem como conduzir uma análise às categorias de modelos de negócio constantes da literatura. O estudo desta questão é pertinente, na medida em que, apesar de muitas pessoas falarem sobre este tema, não existe um entendimento comum sobre a temática. Os modelos de negócio são utilizados para descrever tudo o que pode gerar rendimento numa empresa até à própria estrutura organizativa. A segunda razão pela qual o estudo do conceito de modelos de negócio na Internet é um tema interessante para estudo prende-se com o facto de poder ser uma metodologia apropriada e um alicerce para ferramentas administrativas para alcançar e decidir sobre o crescimento dinâmico e incerto do ambiente empresarial.In the last years it is common to hear say that we are in the Age of Information. The widespread use of Information Technologies has contributed significantly to this. The remarkable development of Computer Science, along with the generalized proliferation in ali computation domains, and the "birth" of the Internet were fundamental to this achievement. The evolution of these technologies affected significantly current activities of common people and companies, allowing to access via Internet to large repositories of information, and the possibility to automate activities that were previously done manually. An increasing number of operations between companies is carried through by electronic documents interchange, the personal computers connected to the Internet are used to place and process orders, a more signiílcant parcel of the goods and services is carry through the digital networks. This new form of electronic commercial transactions is known as Electronic Commerce. This dissertation aims to summarize the treatment given to the concept of business model in the literature about electronic commerce, as well as leading an analysis ofthe business models categories in that literature. This issue is relevant, because although many people speak on these subjects, there is no common agreement on this subject. Business models are used to describe everything what can generate income in a company, even their own organizaiion structure. Internet business models are an inleresting subject for study since it is an appropriate methodology and a fbundation for administrative tools to reach and decide on the dynamic and uncertain growth ofthe enterprise environment.Instituto Superior de Economia e GestãoIsaías, Pedro TeixeiraRepositório da Universidade de LisboaSantos, Patrícia Maria Oliveira2018-10-22T14:00:51Z2008-102008-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/16215porSantos, Patrícia Maria Oliveira (2008). "Modelos de negócio na internet : a realidade portuguesa". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:46:03Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/16215Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:01:40.462474Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Modelos de negócio na internet : a realidade portuguesa
title Modelos de negócio na internet : a realidade portuguesa
spellingShingle Modelos de negócio na internet : a realidade portuguesa
Santos, Patrícia Maria Oliveira
Comércio Electrónico
Negócios na Internet
Modelos de Negócio na Internet
Eilectronic Commerce
, Doing liusiness in the Internet
Internet Business Models
title_short Modelos de negócio na internet : a realidade portuguesa
title_full Modelos de negócio na internet : a realidade portuguesa
title_fullStr Modelos de negócio na internet : a realidade portuguesa
title_full_unstemmed Modelos de negócio na internet : a realidade portuguesa
title_sort Modelos de negócio na internet : a realidade portuguesa
author Santos, Patrícia Maria Oliveira
author_facet Santos, Patrícia Maria Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Isaías, Pedro Teixeira
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Patrícia Maria Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Comércio Electrónico
Negócios na Internet
Modelos de Negócio na Internet
Eilectronic Commerce
, Doing liusiness in the Internet
Internet Business Models
topic Comércio Electrónico
Negócios na Internet
Modelos de Negócio na Internet
Eilectronic Commerce
, Doing liusiness in the Internet
Internet Business Models
description Mestrado em Gestão de Sistemas de Informação
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-10
2008-10-01T00:00:00Z
2018-10-22T14:00:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/16215
url http://hdl.handle.net/10400.5/16215
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Santos, Patrícia Maria Oliveira (2008). "Modelos de negócio na internet : a realidade portuguesa". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131105644773376