Factores de abandono escolar no Concelho do Peso da Régua: estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, António Manuel Santos
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/2669
Resumo: O Abandono Escolar é um fenómeno global. São muitos e de diferentes proveniências os contributos para explicar, prever e intervir o Abandono Escolar. Tomando como referência diversos estudos e propostas de intervenção, é possível inferir que o Abandono Escolar é, sem dúvida, um fenómeno sistémico. O Indivíduo; a Família; a Escola, o Meio Envolvente assim como o Mercado de Trabalho constituíram os 5 grandes subsistemas para análise e compreensão do abandono escolar, conceptual e teoricamente entendidos em interacção. Aliás, foram estes cinco grandes subsistemas que igualmente descreveram uma trajectória de permanência e de passagem bem sucedida pela Escola. O Abandono Escolar está relacionado com a qualidade de cada um desses subsistemas e, sobretudo, com a qualidade e a intensidade das interacções. A capacidade do Indivíduo ficar na Escola, apesar dum conjunto de características dos subsistemas que motivariam para o Abandono Escolar, explica-se pela interacção positiva que acontece entre os mesmos subsistemas, muitas vezes por intervenção externa de natureza preventiva. Para estudo agora apresentado, foi elaborado um inquérito para auto-preenchimento dos 65 participantes. Procedeu-se ao seu tratamento estatístico utilizando o programa informático SPSS versão 17. Foram identificados os indicadores e deu-se maior importância aos motivos mais assinalados. Deste procedimento, e confrontada a bibliografia, são discutidos os resultados e apontadas as conclusões dos factores de Abandono escolar.
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