Contributo das Artes visuais para um espaço identitário no 1º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Gisela Costa Almeida
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2712
Resumo: Este trabalho pretende refletir sobre o contributo da Educação Artística para a relação da criança com o espaço de recreio escolar e a sua formação. Embora vários autores (Barbosa, 1975; Eisner, 1995) e Organizações Internacionais (Unesco, 2006, 2010) reconheçam a importância e os benefícios das artes para o processo de formação pessoal e social, frequentemente, estas são pouco valorizadas. Como menciona Vieira (2017), há uma sociedade que indica valorizar as artes, contudo estas ficam à margem do currículo. Recorrendo-se à metodologia de natureza qualitativa, assente na metodologia de trabalho de projeto, procurou-se dar resposta às seguintes questões de investigação: i) como despertar nas crianças as Artes Visuais através do espaço de recreio? ii) como potenciar um ambiente identitário das crianças através da Educação Artística? iii) como se articula o trabalho colaborativo na Educação Artística? Para a recolha e análise de dados foram utilizados instrumentos como a observação participante, o inquérito por questionário, os registos audiovisuais e as notas de campo, a fim de obter uma análise e avaliação mais pormenorizada das ações dos participantes. Os principais resultados do trabalho apontam para os benefícios e estímulos que as artes potenciam aos alunos na sua relação com o espaço e com o outro. Também se destaca o maior envolvimento por parte da comunidade educativa e na partilha de experiências e as boas práticas pedagógicas na escola.
id RCAP_a8637c3a7ae13bd52ae006e4f59132af
oai_identifier_str oai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/2712
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Contributo das Artes visuais para um espaço identitário no 1º Ciclo do Ensino BásicoEducação Artística no 1º CEBArtes visuaisEspaço de recreioTrabalho colaborativoArtistic art in “1ºCEB"Visual artsSchool playgroundCollaborative workEste trabalho pretende refletir sobre o contributo da Educação Artística para a relação da criança com o espaço de recreio escolar e a sua formação. Embora vários autores (Barbosa, 1975; Eisner, 1995) e Organizações Internacionais (Unesco, 2006, 2010) reconheçam a importância e os benefícios das artes para o processo de formação pessoal e social, frequentemente, estas são pouco valorizadas. Como menciona Vieira (2017), há uma sociedade que indica valorizar as artes, contudo estas ficam à margem do currículo. Recorrendo-se à metodologia de natureza qualitativa, assente na metodologia de trabalho de projeto, procurou-se dar resposta às seguintes questões de investigação: i) como despertar nas crianças as Artes Visuais através do espaço de recreio? ii) como potenciar um ambiente identitário das crianças através da Educação Artística? iii) como se articula o trabalho colaborativo na Educação Artística? Para a recolha e análise de dados foram utilizados instrumentos como a observação participante, o inquérito por questionário, os registos audiovisuais e as notas de campo, a fim de obter uma análise e avaliação mais pormenorizada das ações dos participantes. Os principais resultados do trabalho apontam para os benefícios e estímulos que as artes potenciam aos alunos na sua relação com o espaço e com o outro. Também se destaca o maior envolvimento por parte da comunidade educativa e na partilha de experiências e as boas práticas pedagógicas na escola.This project intends to think over the contribution of Art Education on the relation between children and school playground. Although some authors (Barbosa, 1975; Eisner, 1995) and International Organizations (Unesco, 2006, 2010) acknowledge the importance and benefits of arts in the development of personal and social training, they are usualy devalued. As mentioned byVieira (2017) the society mentions that the value of art is increased but remains out of the school subjects. Appealing to the qualitative methodology, by the project work, I attempted to answer to some questions: i) How to awake children curiosity through school playground? ii) How to seach and grow children identity environment through Art Education? iii) How to connect collaborative work in Art Education? By observation the work process, filling questionnaires, audiovisuals records, and taking notes, the participants behaviour data was gathered, analysed and assessed. The main results of the assessement proves the benefits of art motivation in order to improve the students behaviour with the surroundings and relations with others. The participation of the school comunity is also very importante to share experiences of better pedagogical practices at school.2022-04-11T15:16:23Z2021-12-29T00:00:00Z2021-12-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/2712TID:202959180porMonteiro, Gisela Costa Almeidainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:45:26Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/2712Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:44:56.331598Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Contributo das Artes visuais para um espaço identitário no 1º Ciclo do Ensino Básico
title Contributo das Artes visuais para um espaço identitário no 1º Ciclo do Ensino Básico
spellingShingle Contributo das Artes visuais para um espaço identitário no 1º Ciclo do Ensino Básico
Monteiro, Gisela Costa Almeida
Educação Artística no 1º CEB
Artes visuais
Espaço de recreio
Trabalho colaborativo
Artistic art in “1ºCEB"
Visual arts
School playground
Collaborative work
title_short Contributo das Artes visuais para um espaço identitário no 1º Ciclo do Ensino Básico
title_full Contributo das Artes visuais para um espaço identitário no 1º Ciclo do Ensino Básico
title_fullStr Contributo das Artes visuais para um espaço identitário no 1º Ciclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed Contributo das Artes visuais para um espaço identitário no 1º Ciclo do Ensino Básico
title_sort Contributo das Artes visuais para um espaço identitário no 1º Ciclo do Ensino Básico
author Monteiro, Gisela Costa Almeida
author_facet Monteiro, Gisela Costa Almeida
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Monteiro, Gisela Costa Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Artística no 1º CEB
Artes visuais
Espaço de recreio
Trabalho colaborativo
Artistic art in “1ºCEB"
Visual arts
School playground
Collaborative work
topic Educação Artística no 1º CEB
Artes visuais
Espaço de recreio
Trabalho colaborativo
Artistic art in “1ºCEB"
Visual arts
School playground
Collaborative work
description Este trabalho pretende refletir sobre o contributo da Educação Artística para a relação da criança com o espaço de recreio escolar e a sua formação. Embora vários autores (Barbosa, 1975; Eisner, 1995) e Organizações Internacionais (Unesco, 2006, 2010) reconheçam a importância e os benefícios das artes para o processo de formação pessoal e social, frequentemente, estas são pouco valorizadas. Como menciona Vieira (2017), há uma sociedade que indica valorizar as artes, contudo estas ficam à margem do currículo. Recorrendo-se à metodologia de natureza qualitativa, assente na metodologia de trabalho de projeto, procurou-se dar resposta às seguintes questões de investigação: i) como despertar nas crianças as Artes Visuais através do espaço de recreio? ii) como potenciar um ambiente identitário das crianças através da Educação Artística? iii) como se articula o trabalho colaborativo na Educação Artística? Para a recolha e análise de dados foram utilizados instrumentos como a observação participante, o inquérito por questionário, os registos audiovisuais e as notas de campo, a fim de obter uma análise e avaliação mais pormenorizada das ações dos participantes. Os principais resultados do trabalho apontam para os benefícios e estímulos que as artes potenciam aos alunos na sua relação com o espaço e com o outro. Também se destaca o maior envolvimento por parte da comunidade educativa e na partilha de experiências e as boas práticas pedagógicas na escola.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-29T00:00:00Z
2021-12-29
2022-04-11T15:16:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11960/2712
TID:202959180
url http://hdl.handle.net/20.500.11960/2712
identifier_str_mv TID:202959180
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131534061469696