Contributo das Artes visuais para um espaço identitário no 1º Ciclo do Ensino Básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11960/2712 |
Resumo: | Este trabalho pretende refletir sobre o contributo da Educação Artística para a relação da criança com o espaço de recreio escolar e a sua formação. Embora vários autores (Barbosa, 1975; Eisner, 1995) e Organizações Internacionais (Unesco, 2006, 2010) reconheçam a importância e os benefícios das artes para o processo de formação pessoal e social, frequentemente, estas são pouco valorizadas. Como menciona Vieira (2017), há uma sociedade que indica valorizar as artes, contudo estas ficam à margem do currículo. Recorrendo-se à metodologia de natureza qualitativa, assente na metodologia de trabalho de projeto, procurou-se dar resposta às seguintes questões de investigação: i) como despertar nas crianças as Artes Visuais através do espaço de recreio? ii) como potenciar um ambiente identitário das crianças através da Educação Artística? iii) como se articula o trabalho colaborativo na Educação Artística? Para a recolha e análise de dados foram utilizados instrumentos como a observação participante, o inquérito por questionário, os registos audiovisuais e as notas de campo, a fim de obter uma análise e avaliação mais pormenorizada das ações dos participantes. Os principais resultados do trabalho apontam para os benefícios e estímulos que as artes potenciam aos alunos na sua relação com o espaço e com o outro. Também se destaca o maior envolvimento por parte da comunidade educativa e na partilha de experiências e as boas práticas pedagógicas na escola. |
id |
RCAP_a8637c3a7ae13bd52ae006e4f59132af |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/2712 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Contributo das Artes visuais para um espaço identitário no 1º Ciclo do Ensino BásicoEducação Artística no 1º CEBArtes visuaisEspaço de recreioTrabalho colaborativoArtistic art in “1ºCEB"Visual artsSchool playgroundCollaborative workEste trabalho pretende refletir sobre o contributo da Educação Artística para a relação da criança com o espaço de recreio escolar e a sua formação. Embora vários autores (Barbosa, 1975; Eisner, 1995) e Organizações Internacionais (Unesco, 2006, 2010) reconheçam a importância e os benefícios das artes para o processo de formação pessoal e social, frequentemente, estas são pouco valorizadas. Como menciona Vieira (2017), há uma sociedade que indica valorizar as artes, contudo estas ficam à margem do currículo. Recorrendo-se à metodologia de natureza qualitativa, assente na metodologia de trabalho de projeto, procurou-se dar resposta às seguintes questões de investigação: i) como despertar nas crianças as Artes Visuais através do espaço de recreio? ii) como potenciar um ambiente identitário das crianças através da Educação Artística? iii) como se articula o trabalho colaborativo na Educação Artística? Para a recolha e análise de dados foram utilizados instrumentos como a observação participante, o inquérito por questionário, os registos audiovisuais e as notas de campo, a fim de obter uma análise e avaliação mais pormenorizada das ações dos participantes. Os principais resultados do trabalho apontam para os benefícios e estímulos que as artes potenciam aos alunos na sua relação com o espaço e com o outro. Também se destaca o maior envolvimento por parte da comunidade educativa e na partilha de experiências e as boas práticas pedagógicas na escola.This project intends to think over the contribution of Art Education on the relation between children and school playground. Although some authors (Barbosa, 1975; Eisner, 1995) and International Organizations (Unesco, 2006, 2010) acknowledge the importance and benefits of arts in the development of personal and social training, they are usualy devalued. As mentioned byVieira (2017) the society mentions that the value of art is increased but remains out of the school subjects. Appealing to the qualitative methodology, by the project work, I attempted to answer to some questions: i) How to awake children curiosity through school playground? ii) How to seach and grow children identity environment through Art Education? iii) How to connect collaborative work in Art Education? By observation the work process, filling questionnaires, audiovisuals records, and taking notes, the participants behaviour data was gathered, analysed and assessed. The main results of the assessement proves the benefits of art motivation in order to improve the students behaviour with the surroundings and relations with others. The participation of the school comunity is also very importante to share experiences of better pedagogical practices at school.2022-04-11T15:16:23Z2021-12-29T00:00:00Z2021-12-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/2712TID:202959180porMonteiro, Gisela Costa Almeidainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:45:26Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/2712Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:44:56.331598Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Contributo das Artes visuais para um espaço identitário no 1º Ciclo do Ensino Básico |
title |
Contributo das Artes visuais para um espaço identitário no 1º Ciclo do Ensino Básico |
spellingShingle |
Contributo das Artes visuais para um espaço identitário no 1º Ciclo do Ensino Básico Monteiro, Gisela Costa Almeida Educação Artística no 1º CEB Artes visuais Espaço de recreio Trabalho colaborativo Artistic art in “1ºCEB" Visual arts School playground Collaborative work |
title_short |
Contributo das Artes visuais para um espaço identitário no 1º Ciclo do Ensino Básico |
title_full |
Contributo das Artes visuais para um espaço identitário no 1º Ciclo do Ensino Básico |
title_fullStr |
Contributo das Artes visuais para um espaço identitário no 1º Ciclo do Ensino Básico |
title_full_unstemmed |
Contributo das Artes visuais para um espaço identitário no 1º Ciclo do Ensino Básico |
title_sort |
Contributo das Artes visuais para um espaço identitário no 1º Ciclo do Ensino Básico |
author |
Monteiro, Gisela Costa Almeida |
author_facet |
Monteiro, Gisela Costa Almeida |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Monteiro, Gisela Costa Almeida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Artística no 1º CEB Artes visuais Espaço de recreio Trabalho colaborativo Artistic art in “1ºCEB" Visual arts School playground Collaborative work |
topic |
Educação Artística no 1º CEB Artes visuais Espaço de recreio Trabalho colaborativo Artistic art in “1ºCEB" Visual arts School playground Collaborative work |
description |
Este trabalho pretende refletir sobre o contributo da Educação Artística para a relação da criança com o espaço de recreio escolar e a sua formação. Embora vários autores (Barbosa, 1975; Eisner, 1995) e Organizações Internacionais (Unesco, 2006, 2010) reconheçam a importância e os benefícios das artes para o processo de formação pessoal e social, frequentemente, estas são pouco valorizadas. Como menciona Vieira (2017), há uma sociedade que indica valorizar as artes, contudo estas ficam à margem do currículo. Recorrendo-se à metodologia de natureza qualitativa, assente na metodologia de trabalho de projeto, procurou-se dar resposta às seguintes questões de investigação: i) como despertar nas crianças as Artes Visuais através do espaço de recreio? ii) como potenciar um ambiente identitário das crianças através da Educação Artística? iii) como se articula o trabalho colaborativo na Educação Artística? Para a recolha e análise de dados foram utilizados instrumentos como a observação participante, o inquérito por questionário, os registos audiovisuais e as notas de campo, a fim de obter uma análise e avaliação mais pormenorizada das ações dos participantes. Os principais resultados do trabalho apontam para os benefícios e estímulos que as artes potenciam aos alunos na sua relação com o espaço e com o outro. Também se destaca o maior envolvimento por parte da comunidade educativa e na partilha de experiências e as boas práticas pedagógicas na escola. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-29T00:00:00Z 2021-12-29 2022-04-11T15:16:23Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/20.500.11960/2712 TID:202959180 |
url |
http://hdl.handle.net/20.500.11960/2712 |
identifier_str_mv |
TID:202959180 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131534061469696 |