A expressão das emoções no contexto de ensino/aprendizagem de PLE em imersão: estudo exploratório com recurso à teoria da avaliatividade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brito, Maria Martins do Nascimento
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/9910
Resumo: Tese de mestrado, Língua e Cultura Portuguesa (Linguística), Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, 2012
id RCAP_a863fbb8da5e61eda977998c8e10ddd8
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/9910
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A expressão das emoções no contexto de ensino/aprendizagem de PLE em imersão: estudo exploratório com recurso à teoria da avaliatividadeLíngua portuguesa - Estudo e ensino - EstrangeirosLíngua portuguesa - Estudo e ensino - ImersãoFuncionalismo (Linguística)Teses de mestrado - 2012Tese de mestrado, Língua e Cultura Portuguesa (Linguística), Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, 2012Este trabalho tem como objetivo sondar a expressão das emoções junto de aprendentes de Português Língua Estrangeira (PLE), no que diz respeito ao ambiente académico e envolvente, à interação com os lisboetas e relação com a cidade. Trata-se de um estudo exploratório a partir de um inquérito aplicado a aprendentes de PLE, em imersão, frequentando diferentes níveis e cursos na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, cuja produção escrita, constituída em corpus, foi analisada. Esta análise tem como instrumento central a Teoria da Avaliatividade (Martin e White, 2005) e desenvolve-se no quadro teórico da linguística sistémico-funcional (Halliday, 1984, 1994, 2004). Sendo propósito desta investigação verificar o tipo de manifestações de significado interpessoal na expressão das emoções produzidas por aprendentes de PLE realizo uma análise em que contrasto as respostas dos inquiridos tendo em conta, entre outros aspetos, o tempo de permanência em Portugal, os cursos frequentados (Curso Anual vs. Curso Erasmus), os Níveis de aprendizagem (Elementar vs. Avançado), a origem geolinguística. Foi possível determinar a interferência da cultura do país de origem na generalidade dos enunciados atitudinais e identificar diferentes padrões de comportamento avaliativo segundo o Curso e Nível frequentados, manifestações discursivas patentes nas escolhas linguísticas associadas às categorias da Apreciação, Julgamento e Afeto. Foi ainda possível constatar a importância da relação entre a vivência em imersão dos inquiridos e a sensibilidade para a compreensão do léxico da língua em aprendizagem e a consequente influência na escolha dos recursos linguísticos na transmissão das emoções.ABSTRACT: The aim of this study is to pursue research on the expression of emotions among learners of Portuguese as a Foreign Language (PFL), within their academic environment and social interactions with Lisbon, the city and its locals. This is an exploratory study based on a survey given to learners of PFL, in immersion, attending different levels and courses at Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, whose answers, included in corpus, were analyzed. This analysis has the Appraisal theory (Martin e White, 2005) as its main theoretical support and is incorporated within the theoretical framework of systemicfunctional Linguistics (Halliday, 1984, 1994, 2004). Being the aim of this research to evaluate the manifestations of interpersonal meaning in the expression of emotions produced by PFL learners, I analyse and contrast surveyee answers taking into account, among other things, the length of stay in Portugal, the courses taken (Annual Course vs. Erasmus Course), learning Levels (Elementary vs. Advanced) and the geolinguistic origin. It was possible to determine the interference from the country of origin in most attitudinal statements and to identify different patterns of evaluative behaviour according to the Course and Level attended, discursive manifestations in linguistic choices associated with the categories of Appreciation, Judgement and Affect. It was also possible to evaluate the importance of the relationship between the immersion experience and sensitivity to the understanding of learning language lexicon and the consequent influence on the choices of linguistic resources in the transmission of emotions.Avelar, AntónioRepositório da Universidade de LisboaBrito, Maria Martins do Nascimento2014-01-03T15:23:04Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/9910porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:54:45Zoai:repositorio.ul.pt:10451/9910Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:33:59.559931Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A expressão das emoções no contexto de ensino/aprendizagem de PLE em imersão: estudo exploratório com recurso à teoria da avaliatividade
title A expressão das emoções no contexto de ensino/aprendizagem de PLE em imersão: estudo exploratório com recurso à teoria da avaliatividade
spellingShingle A expressão das emoções no contexto de ensino/aprendizagem de PLE em imersão: estudo exploratório com recurso à teoria da avaliatividade
Brito, Maria Martins do Nascimento
Língua portuguesa - Estudo e ensino - Estrangeiros
Língua portuguesa - Estudo e ensino - Imersão
Funcionalismo (Linguística)
Teses de mestrado - 2012
title_short A expressão das emoções no contexto de ensino/aprendizagem de PLE em imersão: estudo exploratório com recurso à teoria da avaliatividade
title_full A expressão das emoções no contexto de ensino/aprendizagem de PLE em imersão: estudo exploratório com recurso à teoria da avaliatividade
title_fullStr A expressão das emoções no contexto de ensino/aprendizagem de PLE em imersão: estudo exploratório com recurso à teoria da avaliatividade
title_full_unstemmed A expressão das emoções no contexto de ensino/aprendizagem de PLE em imersão: estudo exploratório com recurso à teoria da avaliatividade
title_sort A expressão das emoções no contexto de ensino/aprendizagem de PLE em imersão: estudo exploratório com recurso à teoria da avaliatividade
author Brito, Maria Martins do Nascimento
author_facet Brito, Maria Martins do Nascimento
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Avelar, António
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Brito, Maria Martins do Nascimento
dc.subject.por.fl_str_mv Língua portuguesa - Estudo e ensino - Estrangeiros
Língua portuguesa - Estudo e ensino - Imersão
Funcionalismo (Linguística)
Teses de mestrado - 2012
topic Língua portuguesa - Estudo e ensino - Estrangeiros
Língua portuguesa - Estudo e ensino - Imersão
Funcionalismo (Linguística)
Teses de mestrado - 2012
description Tese de mestrado, Língua e Cultura Portuguesa (Linguística), Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, 2012
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012-01-01T00:00:00Z
2014-01-03T15:23:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/9910
url http://hdl.handle.net/10451/9910
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134234655326208