A expressão das emoções no contexto de ensino/aprendizagem de PLE em imersão: estudo exploratório com recurso à teoria da avaliatividade
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/9910 |
Resumo: | Tese de mestrado, Língua e Cultura Portuguesa (Linguística), Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, 2012 |
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A expressão das emoções no contexto de ensino/aprendizagem de PLE em imersão: estudo exploratório com recurso à teoria da avaliatividadeLíngua portuguesa - Estudo e ensino - EstrangeirosLíngua portuguesa - Estudo e ensino - ImersãoFuncionalismo (Linguística)Teses de mestrado - 2012Tese de mestrado, Língua e Cultura Portuguesa (Linguística), Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, 2012Este trabalho tem como objetivo sondar a expressão das emoções junto de aprendentes de Português Língua Estrangeira (PLE), no que diz respeito ao ambiente académico e envolvente, à interação com os lisboetas e relação com a cidade. Trata-se de um estudo exploratório a partir de um inquérito aplicado a aprendentes de PLE, em imersão, frequentando diferentes níveis e cursos na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, cuja produção escrita, constituída em corpus, foi analisada. Esta análise tem como instrumento central a Teoria da Avaliatividade (Martin e White, 2005) e desenvolve-se no quadro teórico da linguística sistémico-funcional (Halliday, 1984, 1994, 2004). Sendo propósito desta investigação verificar o tipo de manifestações de significado interpessoal na expressão das emoções produzidas por aprendentes de PLE realizo uma análise em que contrasto as respostas dos inquiridos tendo em conta, entre outros aspetos, o tempo de permanência em Portugal, os cursos frequentados (Curso Anual vs. Curso Erasmus), os Níveis de aprendizagem (Elementar vs. Avançado), a origem geolinguística. Foi possível determinar a interferência da cultura do país de origem na generalidade dos enunciados atitudinais e identificar diferentes padrões de comportamento avaliativo segundo o Curso e Nível frequentados, manifestações discursivas patentes nas escolhas linguísticas associadas às categorias da Apreciação, Julgamento e Afeto. Foi ainda possível constatar a importância da relação entre a vivência em imersão dos inquiridos e a sensibilidade para a compreensão do léxico da língua em aprendizagem e a consequente influência na escolha dos recursos linguísticos na transmissão das emoções.ABSTRACT: The aim of this study is to pursue research on the expression of emotions among learners of Portuguese as a Foreign Language (PFL), within their academic environment and social interactions with Lisbon, the city and its locals. This is an exploratory study based on a survey given to learners of PFL, in immersion, attending different levels and courses at Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, whose answers, included in corpus, were analyzed. This analysis has the Appraisal theory (Martin e White, 2005) as its main theoretical support and is incorporated within the theoretical framework of systemicfunctional Linguistics (Halliday, 1984, 1994, 2004). Being the aim of this research to evaluate the manifestations of interpersonal meaning in the expression of emotions produced by PFL learners, I analyse and contrast surveyee answers taking into account, among other things, the length of stay in Portugal, the courses taken (Annual Course vs. Erasmus Course), learning Levels (Elementary vs. Advanced) and the geolinguistic origin. It was possible to determine the interference from the country of origin in most attitudinal statements and to identify different patterns of evaluative behaviour according to the Course and Level attended, discursive manifestations in linguistic choices associated with the categories of Appreciation, Judgement and Affect. It was also possible to evaluate the importance of the relationship between the immersion experience and sensitivity to the understanding of learning language lexicon and the consequent influence on the choices of linguistic resources in the transmission of emotions.Avelar, AntónioRepositório da Universidade de LisboaBrito, Maria Martins do Nascimento2014-01-03T15:23:04Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/9910porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:54:45Zoai:repositorio.ul.pt:10451/9910Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:33:59.559931Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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