Literatura e turismo no digital: o caso de Lisboa e Fernando Pessoa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.21814/rlec.2574 |
Resumo: | A cultura é uma das maiores motivações dos turistas quando estes decidem visitar um destino. A oferta presente no turismo cultural é bastante diversificada, pelo que cada vez mais se tem subdivido em diferentes categorias. Embora seja ainda prematuro em Portugal, o turismo literário constitui um nicho de turismo com capacidade de exploração, não só devido aos escritores portugueses de renome, mas também porque os lugares por onde passaram, e nos quais se inspiraram, constituem elementos patrimoniais únicos. Assim sendo, a presente investigação pretende abordar os conceitos de turismo cultural e turismo literário, assim como a sua ligação ao digital. Posteriormente, como caso de estudo, é explorado o escritor português, Fernando Pessoa, e os lugares literários marcantes na sua terra natal, Lisboa, que podem ser combinados e apresentados num itinerário digital. Numa perspetiva interdisciplinar, o presente estudo apresenta contributos para o marketing (digital) e para o turismo numa vertente literária. |
id |
RCAP_a89dc3ef8493fd1ef18919da10b2aacf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:journals.uminho.pt:article/2574 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Literatura e turismo no digital: o caso de Lisboa e Fernando PessoaLiterature and tourism in digital: Lisbon and Fernando PessoaVariaA cultura é uma das maiores motivações dos turistas quando estes decidem visitar um destino. A oferta presente no turismo cultural é bastante diversificada, pelo que cada vez mais se tem subdivido em diferentes categorias. Embora seja ainda prematuro em Portugal, o turismo literário constitui um nicho de turismo com capacidade de exploração, não só devido aos escritores portugueses de renome, mas também porque os lugares por onde passaram, e nos quais se inspiraram, constituem elementos patrimoniais únicos. Assim sendo, a presente investigação pretende abordar os conceitos de turismo cultural e turismo literário, assim como a sua ligação ao digital. Posteriormente, como caso de estudo, é explorado o escritor português, Fernando Pessoa, e os lugares literários marcantes na sua terra natal, Lisboa, que podem ser combinados e apresentados num itinerário digital. Numa perspetiva interdisciplinar, o presente estudo apresenta contributos para o marketing (digital) e para o turismo numa vertente literária.Culture is one of the greatest motivations of tourists when they decide to visit a destination. The offer of cultural tourism is much diversified and recently it has been subdivided into several categories. Although it is still premature in Portugal, literary tourism represents a niche of tourism with ability of exploration, not only because of the reputable Portuguese writers, but also due to the places where they went through and in which they were inspired by. These places are unique equity elements. Therefore, this investigation intends to approach the cultural tourism and literary tourism concepts, as well as their connection to the digital. Later, as case of study it is explored the Portuguese writer Fernando Pessoa and the remarkable literary places existing in his homeland, Lisbon, which can be combined and presented in a digital itinerary. From an interdisciplinary perspective and a literary point of view, this study presents contributions to (digital) marketing and tourism.Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) da Universidade do Minho2020-12-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.21814/rlec.2574por2183-08862184-0458Sousa, Bruno BarbosaAnjo, Ana Margaridainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-22T16:20:49Zoai:journals.uminho.pt:article/2574Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:59:20.437985Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Literatura e turismo no digital: o caso de Lisboa e Fernando Pessoa Literature and tourism in digital: Lisbon and Fernando Pessoa |
title |
Literatura e turismo no digital: o caso de Lisboa e Fernando Pessoa |
spellingShingle |
Literatura e turismo no digital: o caso de Lisboa e Fernando Pessoa Sousa, Bruno Barbosa Varia |
title_short |
Literatura e turismo no digital: o caso de Lisboa e Fernando Pessoa |
title_full |
Literatura e turismo no digital: o caso de Lisboa e Fernando Pessoa |
title_fullStr |
Literatura e turismo no digital: o caso de Lisboa e Fernando Pessoa |
title_full_unstemmed |
Literatura e turismo no digital: o caso de Lisboa e Fernando Pessoa |
title_sort |
Literatura e turismo no digital: o caso de Lisboa e Fernando Pessoa |
author |
Sousa, Bruno Barbosa |
author_facet |
Sousa, Bruno Barbosa Anjo, Ana Margarida |
author_role |
author |
author2 |
Anjo, Ana Margarida |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, Bruno Barbosa Anjo, Ana Margarida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Varia |
topic |
Varia |
description |
A cultura é uma das maiores motivações dos turistas quando estes decidem visitar um destino. A oferta presente no turismo cultural é bastante diversificada, pelo que cada vez mais se tem subdivido em diferentes categorias. Embora seja ainda prematuro em Portugal, o turismo literário constitui um nicho de turismo com capacidade de exploração, não só devido aos escritores portugueses de renome, mas também porque os lugares por onde passaram, e nos quais se inspiraram, constituem elementos patrimoniais únicos. Assim sendo, a presente investigação pretende abordar os conceitos de turismo cultural e turismo literário, assim como a sua ligação ao digital. Posteriormente, como caso de estudo, é explorado o escritor português, Fernando Pessoa, e os lugares literários marcantes na sua terra natal, Lisboa, que podem ser combinados e apresentados num itinerário digital. Numa perspetiva interdisciplinar, o presente estudo apresenta contributos para o marketing (digital) e para o turismo numa vertente literária. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-29T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.21814/rlec.2574 |
url |
https://doi.org/10.21814/rlec.2574 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2183-0886 2184-0458 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) da Universidade do Minho |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) da Universidade do Minho |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130460222128128 |