Turismo de surf : segmentação pela motivação e escolha de um destino
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.8/662 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado em Gestão e Sustentabilidade no Turismo apresentada à ESTM - Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar do Instituto Politécnico de Leiria |
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Turismo de surf : segmentação pela motivação e escolha de um destinoTurismo de surfAtributos do destinoMotivações turísticasFatores pullAnálise multivariadaSurf tourismDestination attributesTourist motivationDissertação de Mestrado em Gestão e Sustentabilidade no Turismo apresentada à ESTM - Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar do Instituto Politécnico de LeiriaA eleição dos destinos turísticos depende de um conjunto de fatores, de ordem pessoal, sociológica ou económica. A procura turística está, desta forma, intimamente relacionada com a tomada de decisão que as pessoas realizam quando planificam as suas atividades de lazer. A análise dessa procura fornece informação para orientar as entidades públicas e as empresas na estratégia de desenvolvimento do turismo sustentável, dentro de um segmento específico, neste caso o turismo de surf. Este constitui uma nova oportunidade de negócio, assumindo um papel importante para o desenvolvimento das regiões. A motivação envolve um processo de escolha baseado também nos atributos do destino. Os objetivos centrais deste estudo, além da caraterização do perfil do turista de surf, são a identificação dos fatores implícitos das suas motivações e a consequente segmentação deste mercado. Compreender estas questões constitui um contributo importante para a promoção de um melhor desempenho e competitividade de um destino. Sustentado numa recolha de dados resultantes dum questionário aos turistas de surf, segmenta-se o mercado, utilizando como ferramentas a análise fatorial e a análise de clusters. Os principais resultados deste estudo permitiram identificar que o turista de surf valoriza certos atributos na escolha de um destino de surf, os quais podem ser sintetizados nos fatores “Destino”, “Entretenimento e lazer” e “Qualidade do surf” e a existência de dois segmentos que se diferenciam por atribuírem especial relevância a determinados atributos turísticos, no momento de escolher um destino de surf.IC-OnlineReis, Patrícia2012-11-08T12:42:41Z2012-032012-03-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/662porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:41:39Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/662Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:45:37.086662Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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