Processo de luto durante a pandemia de COVID-19 : desenvolvimento e avaliação de uma intervenção grupal baseada na teoria cognitiva-narrativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Inês Maria Ferreira
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/39700
Resumo: Na mais recente pandemia, o número de mortes foi muito elevado, colocando em processo de luto um grande número de pessoas. A par do processo de luto, os indivíduos ainda enfrentaram restrições associadas à pandemia de COVID-19, que numa fase inicial incluíram o distanciamento social, o isolamento imposto dentro de casa, a falta de oportunidade em se despedir de entes queridos internados, entre outras. Investir em intervenções para o luto que possam mitigar os efeitos associados ao luto, mas também que possam funcionar como ferramentas para ultrapassar outras dificuldades vindouras, é crucial. O presente estudo de desenho misto, predominantemente qualitativo, tem como objetivo desenvolver e avaliar uma intervenção grupal baseada na teoria cognitiva-narrativa, num contexto de processo de luto durante a pandemia de COVID-19. Participaram na intervenção e no estudo quatro pacientes com idades entre 18 e 65 anos (M= 49.25; DP= 21.24). Para a recolha de dados quantitativos (comparando resultados no pré e pós-teste) os participantes responderam a um questionário geral e sociodemográfico, ao The Grief and Meaning Reconstruction Inventory, ao Instrumento de Avaliação de Luto Prolongado, e à Escala de Ansiedade e Depressão Hospitalar. Para avaliação do processo de intervenção, no final da mesma foi aplicada uma ficha individual e entrevista em grupo. Os resultados indicaram uma redução significativa dos níveis de ansiedade e depressão num dos pacientes, uma redução significativa da sensação de vazio e falta de significado na maioria dos pacientes, indicando que três dos quatro pacientes, conseguiram atribuir significado à perda após a intervenção, assim como a redução da sintomatologia associada ao luto prolongado num dos pacientes. A análise temática realizada aos dados qualitativos evidenciou duas categorias principais, os pontos fortes da intervenção (e.g., adaptação ao luto e partilha) e alguns pontos a melhorar (e.g., feedback mais regular e composição do grupo). Apesar das limitações (e.g., amostra reduzida), os resultados apontam para um potencial efeito positivo deste tipo de intervenção.
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Investir em intervenções para o luto que possam mitigar os efeitos associados ao luto, mas também que possam funcionar como ferramentas para ultrapassar outras dificuldades vindouras, é crucial. O presente estudo de desenho misto, predominantemente qualitativo, tem como objetivo desenvolver e avaliar uma intervenção grupal baseada na teoria cognitiva-narrativa, num contexto de processo de luto durante a pandemia de COVID-19. Participaram na intervenção e no estudo quatro pacientes com idades entre 18 e 65 anos (M= 49.25; DP= 21.24). Para a recolha de dados quantitativos (comparando resultados no pré e pós-teste) os participantes responderam a um questionário geral e sociodemográfico, ao The Grief and Meaning Reconstruction Inventory, ao Instrumento de Avaliação de Luto Prolongado, e à Escala de Ansiedade e Depressão Hospitalar. Para avaliação do processo de intervenção, no final da mesma foi aplicada uma ficha individual e entrevista em grupo. Os resultados indicaram uma redução significativa dos níveis de ansiedade e depressão num dos pacientes, uma redução significativa da sensação de vazio e falta de significado na maioria dos pacientes, indicando que três dos quatro pacientes, conseguiram atribuir significado à perda após a intervenção, assim como a redução da sintomatologia associada ao luto prolongado num dos pacientes. A análise temática realizada aos dados qualitativos evidenciou duas categorias principais, os pontos fortes da intervenção (e.g., adaptação ao luto e partilha) e alguns pontos a melhorar (e.g., feedback mais regular e composição do grupo). Apesar das limitações (e.g., amostra reduzida), os resultados apontam para um potencial efeito positivo deste tipo de intervenção.In the most recent pandemic, the number of deaths was very high, putting many people into the grieving process. Alongside the grieving process, individuals still faced constraints associated with the pandemic of COVID-19, which at an early stage included social withdrawal, enforced isolation within the home, lack of opportunity to say goodbye to hospitalized loved ones, among others. Investing in bereavement interventions that can mitigate the effects associated with bereavement, but also that can function as tools to overcome other difficulties to come, is crucial. The present mixed-design, predominantly qualitative study, aims to develop and evaluate a group intervention based on cognitivenarrative theory in a context of the bereavement process during the COVID-19 pandemic. Four patients aged between 18 and 65 years (M= 49.25; DP= 21.24) participated in the intervention and study. For quantitative data collection (comparing results at pre- and posttest) participants answered a general and sociodemographic questionnaire, The Grief and Meaning Reconstruction Inventory, the Prolonged Grief Disorder, and the Hospital Anxiety and Depression Scale. To evaluate the intervention process, an individual form and group interview were applied at the end of the intervention. The results indicated a significant reduction in the levels of anxiety and depression in one of the patients, a significant reduction in the feeling of emptiness and meaninglessness in most of the patients, indicating that three of the four patients were able to attribute meaning to the loss after the intervention, as well as a reduction in the symptomatology associated with prolonged mourning in one of the patients. The thematic analysis performed on the qualitative data highlighted two main categories, the strengths of the intervention (e.g., adjustment to grief and sharing) and some points for improvement (e.g., more regular feedback and group composition). Despite the limitations (e.g., small sample size), the results point to a potential positive effect of this type of intervention.Godinho, Cristina Isabel AlbuquerqueFrancisco, Rita Mafalda CostaVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaMarques, Inês Maria Ferreira2023-01-03T10:08:04Z2022-12-142022-112022-12-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/39700TID:203134214porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:45:15Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/39700Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:32:29.798271Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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