Desemprego juvenil: o contributo dos cursos profissionais na reconstrução das trajectórias socioprofissionais dos jovens

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Sílvia Martins Casimiro Gonçalves
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/2806
Resumo: A presente dissertação aborda o tema do desemprego nos jovens, e em particular o contributo dos cursos técnico-profissionais na reconstrução dos percursos socioprofissionais dos jovens. Sendo esta época marcada pelo emprego, o grande motor da integração social, e sendo este conseguido através de uma formação académica sólida e diversificada, é pertinente saber em que medida os cursos profissionais permitem uma melhor inserção profissional e social dos jovens, num país caracterizado pelas elevadas taxas de abandono e insucesso escolar e por um mercado de trabalho muito exigente e pouco competitivo. Vários autores aqui referidos defendem que os cursos profissionais pouco contribuem para favorecer a inserção socioprofissional dos jovens, por estes serem frequentados apenas pelos jovens provenientes das classes sociais mais desfavorecidas, por serem desprestigiantes e por não estarem adequados ao mercado de trabalho, continuando assim a reproduzir casos de exclusão social. No entanto, o contexto socioeconómico do país alterou-se consideravelmente nestes últimos anos, e os cursos superiores já não são sinónimo de emprego, tendo levado alguns jovens a optar por um ensino mais profissionalizante e mais próximo do mercado de trabalho, pelo que o papel dos cursos profissionais pode ter agora um peso mais significativo. É para tentar perceber estes fenómenos que se realizou um estudo metodológico qualitativo, através de entrevistas semi-directivas, direccionadas ao director, professores e alunos da escola profissional de Bragança, assim como aos empregadores que estabelecem parceria com esta escola, ao facultar-lhes estágios curriculares. Pretende-se saber quem são os alunos que frequentam esta escola, os motivos que os levaram a optar por esta via de ensino, quais as expectativas que têm do curso e da escola em geral, e quais as suas aspirações futuras. Também se pretende conhecer o currículo destes cursos, como os professores preparam os alunos para o mercado de trabalho e para a construção das suas trajectórias socioprofissionais, e qual a relação que a escola estabelece com as empresas, no sentido de promover a inserção laboral dos seus alunos. Ainda que a investigação esteja centrada nos cursos profissionais, não deixa de fazer a triangulação entre a escola, o mercado de trabalho e o Estado, para melhor compreender as causas do desemprego juvenil e consequentemente do risco de exclusão social de muitos jovens, em especial daqueles que provêm de meios sociais desfavoráveis, e apontar possíveis soluções.
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Vários autores aqui referidos defendem que os cursos profissionais pouco contribuem para favorecer a inserção socioprofissional dos jovens, por estes serem frequentados apenas pelos jovens provenientes das classes sociais mais desfavorecidas, por serem desprestigiantes e por não estarem adequados ao mercado de trabalho, continuando assim a reproduzir casos de exclusão social. No entanto, o contexto socioeconómico do país alterou-se consideravelmente nestes últimos anos, e os cursos superiores já não são sinónimo de emprego, tendo levado alguns jovens a optar por um ensino mais profissionalizante e mais próximo do mercado de trabalho, pelo que o papel dos cursos profissionais pode ter agora um peso mais significativo. É para tentar perceber estes fenómenos que se realizou um estudo metodológico qualitativo, através de entrevistas semi-directivas, direccionadas ao director, professores e alunos da escola profissional de Bragança, assim como aos empregadores que estabelecem parceria com esta escola, ao facultar-lhes estágios curriculares. Pretende-se saber quem são os alunos que frequentam esta escola, os motivos que os levaram a optar por esta via de ensino, quais as expectativas que têm do curso e da escola em geral, e quais as suas aspirações futuras. Também se pretende conhecer o currículo destes cursos, como os professores preparam os alunos para o mercado de trabalho e para a construção das suas trajectórias socioprofissionais, e qual a relação que a escola estabelece com as empresas, no sentido de promover a inserção laboral dos seus alunos. Ainda que a investigação esteja centrada nos cursos profissionais, não deixa de fazer a triangulação entre a escola, o mercado de trabalho e o Estado, para melhor compreender as causas do desemprego juvenil e consequentemente do risco de exclusão social de muitos jovens, em especial daqueles que provêm de meios sociais desfavoráveis, e apontar possíveis soluções.This thesis addresses the issue of unemployment among young people, particularly the contribution of technical and professional courses in the reconstruction of social and occupational pathways of young people. As this era marked by job, the great engine of social integration, and this being achieved through a strong and diverse academic training, it is pertinent to what extent these courses allow a better professional and social integration of young people in a country characterized by high dropout rates and school failure and a very demanding job market and uncompetitive. Several authors reported here argue that vocational courses do little to promote the socioprofessional integration of young people, because they were frequented only by young people from disadvantaged social classes, because they discredit and are not suitable for the job market, thus continuing to play cases of social exclusion. However, the country's socioeconomic context has changed considerably in recent years, and the degrees are no longer synonymous with employment, leading to some young people to opt for a more vocational education and closer to the labor market, so the role vocational courses can now have a more significant. It is to try to understand these phenomena that took place a methodological study quality, through semi-directive, targeted to the Director, teachers and students of the vocational school of Braganza, as well as employers to establish partnership with this school, to provide them with internships curriculum. Want to know who are the students who attend this school, the reasons that led them to choose this path of education, what expectations they have of course and school in general, and what their future aspirations. Also if you want to know the curriculum of these courses, as teachers prepare students for the labor market and the construction of their social and professional trajectories, and the relationship they establish with the school business, to promote the employability of its students. Although research is focused on vocational courses, it does make the triangulation between the school, the job market and the State to better understand the causes of youth unemployment and consequently the risk of social exclusion of many young people, especially those who come from unfavorable social media, and point out possible solutions.Augusto, Nuno Miguel CavacauBibliorumGonçalves, Sílvia Martins Casimiro Gonçalves2014-12-16T15:20:43Z201120112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/2806porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:38:59Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/2806Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:44:24.732935Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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