Políticas educativas para a inclusão de estudantes com NEE no ensino superior em Angola: o caso da Universidade Luejia'Nkonde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miúdo, Paula Rosa
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/29005
Resumo: A inclusão de estudantes com Necessidades Educativas Especiais (NEE), a nível do Ensino Superior, é uma preocupação atual do governo nacional de Angola e das instâncias internacionais. O presente trabalho é um estudo exploratório, que fizemos a partir da consulta da literatura sobre as práticas de inclusão no Ensino Superior. Pretende-se compreender as medidas do Estado Angolano que são usadas nas Universidades sobre o paradigma de inclusão de estudantes com NEE e, em particular, na Universidade Lueji A´nkonde. Na pesquisa foi usada a metodologia de estudo de caso exploratório no âmbito do paradigma qualitativo, baseando-se nas técnicas de recolha de informação como a entrevista semiestrutura e a análise documental. A pesquisa teve como participantes alguns gestores de unidades orgânicas, professores e estudantes que apresentam necessidades educativas. A técnica de tratamento da informação consistiu na análise de conteúdo apoiada na construção de categorias e subcategorias. Identificamos as dificuldades que os estudantes com NEE enfrentam partindo dos pressupostos de formação dos professores na área de educação especial, a falta de materiais específicos como máquina de escrita em braille para estudantes cegos, as dificuldades de acesso a estruturas arquitetónicas físicas como rampas, falta de elevadores e banheiros específicos para pessoas com NEE. Procurando ser uma Universidade inclusiva, pensamos que as políticas que são usadas devem abranger a todos sem exceção, criando condições para que possam apoiar essa franja mais vulnerável da sociedade angolana e do mundo.
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