Viabilidade técnica e económica da reutilização de baterias de veículos elétricos integradas com sistemas fotovoltaicos no sector residencial
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/40591 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra |
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Viabilidade técnica e económica da reutilização de baterias de veículos elétricos integradas com sistemas fotovoltaicos no sector residencialFotovoltaicoArmazenamento de EnergiaBaterias de Iões de LítioVeículos ElétricosTarifário Net-BillingTrocas de energia com a redeAutoconsumoDissertação de Mestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de CoimbraAs energias renováveis apresentam-se como o futuro energético Mundial, nomeadamente a energia fotovoltaica, que com o seu contínuo crescimento e a sua versatilidade, merece especial destaque. Portugal, sendo um país com condições climatéricas ideias para a implementação deste tipo de sistemas, tem uma crescente utilização desta tecnologia, nomeadamente em edifícios. Contudo, a adoção do tarifário net-billing veio fomentar o autoconsumo e penalizar a injeção de energia na rede. Torna-se então necessário dispor de soluções para adaptar os níveis de geração ao consumo, evitando injeções de energia na rede. Assim, acompanhando o contínuo crescimento das energias renováveis está a adoção de soluções de armazenamento de energia, recorrendo principalmente a baterias de iões de lítio, nomeadamente em veículos elétricos e em soluções residenciais/industriais. A forte ligação entre a autonomia e os veículos elétricos torna as baterias obsoletas para este tipo de aplicações após alguns anos. No entanto, estas ainda podem ser introduzidas noutras aplicações devido à sua capacidade restante, nomeadamente como sistemas de armazenamento para residências com um sistema de produção fotovoltaico. Nesta dissertação é avaliada a viabilidade, quer do ponto de vista técnico quer económico, da reutilização em edifícios residenciais de baterias retiradas de diversos veículos elétricos, sendo analisado o seu custo, a sua capacidade restante e por fim a sua vida útil para segundas aplicações, recorrendo à implementação de um modelo de degradação em Matlab-Simulink®. Posteriormente, foram analisadas as trocas de energia de uma habitação média Portuguesa, que disponha de produção fotovoltaica suficiente para assegurar o seu consumo médio, com a rede, com e sem sistema de armazenamento. Foram também analisadas as diferentes opções de sistema de armazenamento, permitindo assim perceber qual das tecnologias analisadas, melhor se adapta ao cenário Português.2016-02-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/40591http://hdl.handle.net/10316/40591TID:201673851porAssunção, André Rafael Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-02-21T14:22:56Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/40591Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:58:15.968027Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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