Projetos Educativos em Escolas P?blicas no ?mbito da Escolaridade Obrigat?ria: o Servi?o Social nos programas TEIP E PIEF

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte, Marisa Sofia Quintas
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Martins, Alcina (Orientadora)
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://repositorio.ismt.pt/handle/123456789/701
Resumo: A presente disserta??o tem como objetivo analisar a rela??o do Servi?o Social com as Pol?ticas Educativas no P?s 25 de Abril de 1974 at? ? Cria??o de Projetos de Combate ao Trabalho Infantil, ao Abandono, ao Absentismo Escolar e ao Insucesso. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliogr?fica e de dados estat?sticos, a observa??o direta e an?lise reflexiva do trabalho desenvolvido pela autora na qualidade de Assistente Social enquanto TIL. O Servi?o Social, em Portugal, constitui uma profiss?o com oito d?cadas de exist?ncia possuindo forma??o superior reconhecida h? mais de 50 anos, grau acad?mico de Licenciatura h? mais de 25 anos e cursos de Mestrado e Doutoramento nas ?ltimas d?cadas. Em 1960, ambicionou-se propiciar, a todas as crian?as entre os seis e os dez anos, quatro anos de escolaridade. Em 1964 aspirou-se para os seis anos de escolaridade e em 1986 a meta estabeleceu-se para os nove anos de escolaridade. Em 2009 alargou-se a escolaridade obrigat?ria para os 18 anos de idade. A Lei de Bases do Sistema Educativo surge em 1986. Desde este per?odo at? ? atualidade foram diversos os programas de combate ao trabalho infantil e ao abandono escolar e lan?adas v?rias iniciativas de apoio social. O Programa Integrado de Educa??o e Forma??o (PIEF) foi um desses programas atuando de modo transversal em tr?s vertentes: educa??o, forma??o e na parte social, facultando a (re) integra??o social e escolar de jovens e consequentemente a igualdade de oportunidades. Foram 42 anos de transforma??es do sistema educativo em Portugal. O 25 de Abril proporcionou indubitavelmente mudan?as na pol?tica educativa constituindo-se como que uma janela de possibilidades e consequentemente proporcionou o direito fundamental ? educa??o para todos. O trabalho est? estruturado em cinco partes fundamentais onde se aborda a Pol?tica Educativa no P?s 25 de Abril de 1974 a 2008, a rela??o do trabalho infantil com o PETI, a quest?o da exclus?o escolar em Portugal, o PIEF e, o Servi?o Social no Contexto Escolar. / The present dissertation aims to analyze the relationship of social service with educational politics after April 25th, 1974 to the creation of projects to combat child labor, school absenteeism and failure. The methodology used was the bibliographical research and statistical data, the direct observation and reflexive analysis of the work developed by the author as a Social Worker as TIL. The Social Worker, in Portugal, is a profession with eight decades of existence and has a higher education recognized for more than 50 years, as undergraduate degree for more than 25 years and master?s and doctoral courses in the last decades. In 1960, it was hoped to provide all children between the ages of six and ten with four years of schooling. In 1964 aspired to six years of schooling and in 1986 the goal was established for the nine years of schooling. In 2009, the schooling was extended to 18 years of age. The basic law of the educational system appears in 1986. Since this period up to now, there have been several programs to combat child labor and dropping out of school and launched various social support initiatives. The Integrated Education and Training Program was one of these programs acting in a transversal way in three areas: education, training and in the social part, enabling the (social) integration and schooling of young people and consequently, equal opportunities. It was 42 years of transformation of the educational system in Portugal. On April, 25th it undoubtedly provided changes in educational politics, constituting itself as a window of possibilities and consequently provided the fundamental right to education for all the work is structured in five fundamental parts where the educational politics is dealt with after April, 25th to 2008, the relationship between child labor and PETI, the issue of school exclusion in Portugal, the PIEF and social work in the school context.
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