Representações sobre clima criativo: uma perspectiva de alunos e de professores do ensino básico em escolas públicas e privadas de Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Carla
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Morais, Maria de Fátima, Braga, A. C.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/48506
Resumo: A criatividade é assumida como conceito relevante no contexto educativo. Este estudo analisou diferenças nas representações em professores de escolas públicas e privadas sobre condições favoráveis e desfavoráveis à criatividade no seu ambiente de trabalho, assim como nas representações de clima criativo em sala de aula pelos alunos desses tipos de escola. Participaram 202 alunos portugueses dos 3º e 4º anos do ensino básico e 72 professores. Os dados dos alunos foram recolhidos por meio da Escala sobre o Clima para a Criatividade em Sala de Aula e usou-se, para os professores, o Questionário Indicadores de Clima para a Criatividade no Ambiente de Trabalho. Os resultados revelam, para os alunos, diferenças significativas em alguns fatores, apresentando o ensino público valores superiores. Em relação aos professores, emergiram diferenças significativas em dois fatores, havendo superioridade do ensino privado nas condições favoráveis à criatividade e do ensino público nos bloqueios a esta.
id RCAP_a9b1e4058e9431a68927e15d94de1ad5
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/48506
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Representações sobre clima criativo: uma perspectiva de alunos e de professores do ensino básico em escolas públicas e privadas de PortugalRepresentations of creative environment: a perspective of primary education for pupils and teachers in Portuguese public and private schoolsRepresentaciones sobre clima creativo: una perspectiva de alumnos y profesores de educación primaria en escuelas públicas y privadas de PortugalClima criativoAlunoProfessorRepresentaçõesEscolas públicas e privadasCreative climateStudentTeacherRepresentationsPublic and private schoolsClima creativoEstudianteMaestroRepresentacionesEscuelas públicas y privadasCiências Sociais::PsicologiaA criatividade é assumida como conceito relevante no contexto educativo. Este estudo analisou diferenças nas representações em professores de escolas públicas e privadas sobre condições favoráveis e desfavoráveis à criatividade no seu ambiente de trabalho, assim como nas representações de clima criativo em sala de aula pelos alunos desses tipos de escola. Participaram 202 alunos portugueses dos 3º e 4º anos do ensino básico e 72 professores. Os dados dos alunos foram recolhidos por meio da Escala sobre o Clima para a Criatividade em Sala de Aula e usou-se, para os professores, o Questionário Indicadores de Clima para a Criatividade no Ambiente de Trabalho. Os resultados revelam, para os alunos, diferenças significativas em alguns fatores, apresentando o ensino público valores superiores. Em relação aos professores, emergiram diferenças significativas em dois fatores, havendo superioridade do ensino privado nas condições favoráveis à criatividade e do ensino público nos bloqueios a esta.Creativity is assumed as a relevant concept in education. This study analyses differences in the representations of favorable and unfavorable conditions for creativity in the workplace by teachers from Portuguese public and private schools, and differences in representations of creative climate in the classroom of the 3rd and 4th grades of basic school, as well as 72 teachers. Data was collected through Scale Environment for Creativity in the Classroom in the case of students; in the case of teachers, we utilized the Questionnaire Indicators of Climate for Creativity in the Workplace. For the students, results show significant differences in several dimensions, presenting public schools higher values. In the case of teachers, emerged significant differences considering favorable conditions for creativity (higher values from private schools) and obstructions to creativity (higher values from public schools).La creatividad es asumida como un concepto relevante en el contexto educativo. Este estudio examinó diferencias en las representaciones en profesores de escuelas públicas y privadas sobre condiciones favorables y desfavorables a la creatividad en su ambiente de trabajo, así como en las representaciones de clima creativo en el aula por los alumnos de esos tipos de escuela. Participaron 202 alumnos portugueses del 3 º y 4 º año de enseñanza primaria y 72 profesores. Los datos de los estudiantes fueron recogidos a través de la Escala sobre el Clima de Creatividad en el Aula y se utilizó para los profesores el Cuestionario de Indicadores del Clima para la Creatividad en el Ambiente de Trabajo. Los resultados muestran, para los alumnos, diferencias significativas en algunos factores, presentando la enseñanza pública valores más altos. En los profesores, surgieron diferencias significativas en los dos factores, habiendo superioridad de la enseñanza privada en las condiciones favorables a la creatividad y de la enseñanza pública en los bloqueos a ésta.info:eu-repo/semantics/publishedVersionPontifícia Universidade Católica de Minas GeraisUniversidade do MinhoDias, CarlaMorais, Maria de FátimaBraga, A. C.20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/48506porDias, C., Morais, M., & Braga, A. (2017). Representações sobre clima criativo: uma perspectiva de alunos e de professores do ensino básico em escolas públicas e privadas de Portugal. Psicologia Em Revista, 23(1), 1-21. http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/72851677-11681678-9563http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/7285info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:29:29Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/48506Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:24:29.600899Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Representações sobre clima criativo: uma perspectiva de alunos e de professores do ensino básico em escolas públicas e privadas de Portugal
Representations of creative environment: a perspective of primary education for pupils and teachers in Portuguese public and private schools
Representaciones sobre clima creativo: una perspectiva de alumnos y profesores de educación primaria en escuelas públicas y privadas de Portugal
title Representações sobre clima criativo: uma perspectiva de alunos e de professores do ensino básico em escolas públicas e privadas de Portugal
spellingShingle Representações sobre clima criativo: uma perspectiva de alunos e de professores do ensino básico em escolas públicas e privadas de Portugal
Dias, Carla
Clima criativo
Aluno
Professor
Representações
Escolas públicas e privadas
Creative climate
Student
Teacher
Representations
Public and private schools
Clima creativo
Estudiante
Maestro
Representaciones
Escuelas públicas y privadas
Ciências Sociais::Psicologia
title_short Representações sobre clima criativo: uma perspectiva de alunos e de professores do ensino básico em escolas públicas e privadas de Portugal
title_full Representações sobre clima criativo: uma perspectiva de alunos e de professores do ensino básico em escolas públicas e privadas de Portugal
title_fullStr Representações sobre clima criativo: uma perspectiva de alunos e de professores do ensino básico em escolas públicas e privadas de Portugal
title_full_unstemmed Representações sobre clima criativo: uma perspectiva de alunos e de professores do ensino básico em escolas públicas e privadas de Portugal
title_sort Representações sobre clima criativo: uma perspectiva de alunos e de professores do ensino básico em escolas públicas e privadas de Portugal
author Dias, Carla
author_facet Dias, Carla
Morais, Maria de Fátima
Braga, A. C.
author_role author
author2 Morais, Maria de Fátima
Braga, A. C.
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Carla
Morais, Maria de Fátima
Braga, A. C.
dc.subject.por.fl_str_mv Clima criativo
Aluno
Professor
Representações
Escolas públicas e privadas
Creative climate
Student
Teacher
Representations
Public and private schools
Clima creativo
Estudiante
Maestro
Representaciones
Escuelas públicas y privadas
Ciências Sociais::Psicologia
topic Clima criativo
Aluno
Professor
Representações
Escolas públicas e privadas
Creative climate
Student
Teacher
Representations
Public and private schools
Clima creativo
Estudiante
Maestro
Representaciones
Escuelas públicas y privadas
Ciências Sociais::Psicologia
description A criatividade é assumida como conceito relevante no contexto educativo. Este estudo analisou diferenças nas representações em professores de escolas públicas e privadas sobre condições favoráveis e desfavoráveis à criatividade no seu ambiente de trabalho, assim como nas representações de clima criativo em sala de aula pelos alunos desses tipos de escola. Participaram 202 alunos portugueses dos 3º e 4º anos do ensino básico e 72 professores. Os dados dos alunos foram recolhidos por meio da Escala sobre o Clima para a Criatividade em Sala de Aula e usou-se, para os professores, o Questionário Indicadores de Clima para a Criatividade no Ambiente de Trabalho. Os resultados revelam, para os alunos, diferenças significativas em alguns fatores, apresentando o ensino público valores superiores. Em relação aos professores, emergiram diferenças significativas em dois fatores, havendo superioridade do ensino privado nas condições favoráveis à criatividade e do ensino público nos bloqueios a esta.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2017-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/48506
url http://hdl.handle.net/1822/48506
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Dias, C., Morais, M., & Braga, A. (2017). Representações sobre clima criativo: uma perspectiva de alunos e de professores do ensino básico em escolas públicas e privadas de Portugal. Psicologia Em Revista, 23(1), 1-21. http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/7285
1677-1168
1678-9563
http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/7285
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132725104345088