Género e literacia mediática: análise e reflexão crítica de mensagens de género veiculadas pelos media e seus efeitos na saúde
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/49381 |
Resumo: | O presente trabalho teve como objetivo conceber, implementar e avaliar um projeto de intervenção em educação para a saúde, no âmbito da literacia mediática, que integrasse questões de género veiculadas pelos media e sua contribuição para a saúde. Para tal, foi elaborado um questionário pré e pós-intervenção e um guião para análise dos media a partir de dois modelos conceptuais. O primeiro no âmbito da literacia mediática e o segundo relativo à desconstrução de estereótipos de género. A intervenção envolveu estudantes do 3.o ano da licenciatura em Educação Básica de uma instituição pública de ensino superior em Portugal. Contemplou um conjunto de seis sessões, em sala de aula, com uma duração aproximada de 60 minutos cada, onde se pretendeu desenvolver competências de literacia mediática e maior conscientização da igualdade de género, mediante análise e reflexão crítica de mensagens de género veiculadas pelos media e seus efeitos na saúde. Constatou-se que a compreensão e análise de conteúdos mediáticos à luz das questões de género e sexualidade e seus efeitos na saúde aumentaram. Além disso, os resultados apontam para a relevância da temática para a formação inicial de professores e professoras participantes, facultando-lhe ferramentas úteis e imprescindíveis para compreender, analisar, interpretar e avaliar as mensagens mediáticas que veiculam estereótipos de género, valores dominantes e ideologias produzidas pelos media. Conclui-se ser necessário investir na formação inicial docente de modo a possibilitar a implementação futura de ações que promovam a literacia mediática e a igualdade de género. |
id |
RCAP_aa2e63d02929b2a4dff2c17d9e270dea |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/49381 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Género e literacia mediática: análise e reflexão crítica de mensagens de género veiculadas pelos media e seus efeitos na saúdeLiteracia MediáticaIgualdade de GéneroCompetências de Literacia MediáticaO presente trabalho teve como objetivo conceber, implementar e avaliar um projeto de intervenção em educação para a saúde, no âmbito da literacia mediática, que integrasse questões de género veiculadas pelos media e sua contribuição para a saúde. Para tal, foi elaborado um questionário pré e pós-intervenção e um guião para análise dos media a partir de dois modelos conceptuais. O primeiro no âmbito da literacia mediática e o segundo relativo à desconstrução de estereótipos de género. A intervenção envolveu estudantes do 3.o ano da licenciatura em Educação Básica de uma instituição pública de ensino superior em Portugal. Contemplou um conjunto de seis sessões, em sala de aula, com uma duração aproximada de 60 minutos cada, onde se pretendeu desenvolver competências de literacia mediática e maior conscientização da igualdade de género, mediante análise e reflexão crítica de mensagens de género veiculadas pelos media e seus efeitos na saúde. Constatou-se que a compreensão e análise de conteúdos mediáticos à luz das questões de género e sexualidade e seus efeitos na saúde aumentaram. Além disso, os resultados apontam para a relevância da temática para a formação inicial de professores e professoras participantes, facultando-lhe ferramentas úteis e imprescindíveis para compreender, analisar, interpretar e avaliar as mensagens mediáticas que veiculam estereótipos de género, valores dominantes e ideologias produzidas pelos media. Conclui-se ser necessário investir na formação inicial docente de modo a possibilitar a implementação futura de ações que promovam a literacia mediática e a igualdade de género.Teixeira, Maria Filomena Rodrigues, 1959-Prioste, Claúdia DiasRepositório ComumSantana, Alana de Andrade2024-01-26T10:33:59Z20242024-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/49381TID:203484835porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-01T02:15:35Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/49381Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:59:21.096015Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Género e literacia mediática: análise e reflexão crítica de mensagens de género veiculadas pelos media e seus efeitos na saúde |
title |
Género e literacia mediática: análise e reflexão crítica de mensagens de género veiculadas pelos media e seus efeitos na saúde |
spellingShingle |
Género e literacia mediática: análise e reflexão crítica de mensagens de género veiculadas pelos media e seus efeitos na saúde Santana, Alana de Andrade Literacia Mediática Igualdade de Género Competências de Literacia Mediática |
title_short |
Género e literacia mediática: análise e reflexão crítica de mensagens de género veiculadas pelos media e seus efeitos na saúde |
title_full |
Género e literacia mediática: análise e reflexão crítica de mensagens de género veiculadas pelos media e seus efeitos na saúde |
title_fullStr |
Género e literacia mediática: análise e reflexão crítica de mensagens de género veiculadas pelos media e seus efeitos na saúde |
title_full_unstemmed |
Género e literacia mediática: análise e reflexão crítica de mensagens de género veiculadas pelos media e seus efeitos na saúde |
title_sort |
Género e literacia mediática: análise e reflexão crítica de mensagens de género veiculadas pelos media e seus efeitos na saúde |
author |
Santana, Alana de Andrade |
author_facet |
Santana, Alana de Andrade |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Teixeira, Maria Filomena Rodrigues, 1959- Prioste, Claúdia Dias Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santana, Alana de Andrade |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Literacia Mediática Igualdade de Género Competências de Literacia Mediática |
topic |
Literacia Mediática Igualdade de Género Competências de Literacia Mediática |
description |
O presente trabalho teve como objetivo conceber, implementar e avaliar um projeto de intervenção em educação para a saúde, no âmbito da literacia mediática, que integrasse questões de género veiculadas pelos media e sua contribuição para a saúde. Para tal, foi elaborado um questionário pré e pós-intervenção e um guião para análise dos media a partir de dois modelos conceptuais. O primeiro no âmbito da literacia mediática e o segundo relativo à desconstrução de estereótipos de género. A intervenção envolveu estudantes do 3.o ano da licenciatura em Educação Básica de uma instituição pública de ensino superior em Portugal. Contemplou um conjunto de seis sessões, em sala de aula, com uma duração aproximada de 60 minutos cada, onde se pretendeu desenvolver competências de literacia mediática e maior conscientização da igualdade de género, mediante análise e reflexão crítica de mensagens de género veiculadas pelos media e seus efeitos na saúde. Constatou-se que a compreensão e análise de conteúdos mediáticos à luz das questões de género e sexualidade e seus efeitos na saúde aumentaram. Além disso, os resultados apontam para a relevância da temática para a formação inicial de professores e professoras participantes, facultando-lhe ferramentas úteis e imprescindíveis para compreender, analisar, interpretar e avaliar as mensagens mediáticas que veiculam estereótipos de género, valores dominantes e ideologias produzidas pelos media. Conclui-se ser necessário investir na formação inicial docente de modo a possibilitar a implementação futura de ações que promovam a literacia mediática e a igualdade de género. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-01-26T10:33:59Z 2024 2024-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/49381 TID:203484835 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/49381 |
identifier_str_mv |
TID:203484835 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137076967374848 |