Estratégias de Estimulação Visual na Deficiência Visual Cerebral
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.48560/rspo.22183 |
Resumo: | OBJETIVO: Rever as estratégias de estimulação visual (EV) em pacientes com défice visual cerebral (DVC) e criar uma nova aplicação (app) de EV. MATERIAL E MÉTODOS: Foram identificados 394 artigos com os termos “estimulação visual” e “deficiência visual/cortical/cerebral”, através de uma pesquisa na base de dados PubMed®, desde o início até 9 de Janeiro de 2021. Foram selecionados 40 artigos. Em relação ao desenvolvimento da aplicação, foram aplicadas novas estratégias numa app móvel chamada Steve. A plataforma foi desenvolvida na ferra-menta Adobe Phonegap, usando Javascript, HyperText Markup Language e Cascading Style Sheets, sendo compatível com dispositivos iOS, Android e outros dispositivos através de site. A app permite a realização de treinos de estimulação visual, através de animações e formas geométricas com diferentes propósitos. O sistema permite alterar o tamanho e a velocidade do conteúdo, possibilitando uma aprendizagem personalizada. RESULTADOS: O treino de objetivos, programas e métodos individuais de EV deve ser adaptado para cada tipo de DVC. A estimulação com objetos do quotidiano, cores brilhantes e altos contrastes com movimentos suaves são as estratégias de estimulação mais eficazes, que foram inseridas na nossa sugestão de app. CONCLUSÃO: A nossa proposta de aplicação reúne estratégias baseadas em programas previamente existentes, permitindo a estimulação das crianças num ambiente familiar. Acreditamos que este projeto pode auxiliar o processo de reabilitação visual em crianças com DVC, que requer persistência e outras intervenções comportamentais simultâneas. |
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Estratégias de Estimulação Visual na Deficiência Visual CerebralEstratégias de Estimulação Visual na Deficiência Visual CerebralArtigos OriginaisOBJETIVO: Rever as estratégias de estimulação visual (EV) em pacientes com défice visual cerebral (DVC) e criar uma nova aplicação (app) de EV. MATERIAL E MÉTODOS: Foram identificados 394 artigos com os termos “estimulação visual” e “deficiência visual/cortical/cerebral”, através de uma pesquisa na base de dados PubMed®, desde o início até 9 de Janeiro de 2021. Foram selecionados 40 artigos. Em relação ao desenvolvimento da aplicação, foram aplicadas novas estratégias numa app móvel chamada Steve. A plataforma foi desenvolvida na ferra-menta Adobe Phonegap, usando Javascript, HyperText Markup Language e Cascading Style Sheets, sendo compatível com dispositivos iOS, Android e outros dispositivos através de site. A app permite a realização de treinos de estimulação visual, através de animações e formas geométricas com diferentes propósitos. O sistema permite alterar o tamanho e a velocidade do conteúdo, possibilitando uma aprendizagem personalizada. RESULTADOS: O treino de objetivos, programas e métodos individuais de EV deve ser adaptado para cada tipo de DVC. A estimulação com objetos do quotidiano, cores brilhantes e altos contrastes com movimentos suaves são as estratégias de estimulação mais eficazes, que foram inseridas na nossa sugestão de app. CONCLUSÃO: A nossa proposta de aplicação reúne estratégias baseadas em programas previamente existentes, permitindo a estimulação das crianças num ambiente familiar. Acreditamos que este projeto pode auxiliar o processo de reabilitação visual em crianças com DVC, que requer persistência e outras intervenções comportamentais simultâneas.PURPOSE: To review visual stimulation (VS) strategies in patients with cerebral visual impairment (CVI) and to design a new VS application (app). MATERIAL AND METHODS: 394 studies searched with terms “visual stimulation” and “cortical/cerebral visual impairment” were identified, through a search using the PubMed® database from inception to January 9, 2021. From those, 40 were selected. Regarding the development of the VS app, new strategies were applied in a mobile app that is named Steve. The platform was developed in Adobe Phonegap tool, using Javascript, HyperText Markup Language, and Cascading Style Sheets, being compatible with iOS and Android devices and also by other devices using a website. The app allows practicing with innovative animations and geometric shapes with different purposes. The system supports modifiable settings to change the size and velocity of content, to provide personalized learning. RESULTS: Training with individual objectives, programs and methods of VS have to be adapted for each type of CVI. Stimulation with everyday objects, bright colors and high contrast patterns with smooth movement were the most effective strategies and were inserted into our suggestion of VS app. CONCLUSION: Our proposal of VS app was created based on previously reported programs to stimulate the children more intensively in a familiar environment. We believe that this project could help the visual rehabilitation process in children, which requires persistence and other behavioral interventions.Ajnet2021-03-31T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.48560/rspo.22183por1646-69501646-6950Jesus, JenifferPaiva, CatarinaCosta Ferreira, CláudiaSilva, CatarinaCortez, LilianaBastião Silva, LuísMurta, Joaquiminfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-22T17:06:13Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/22183Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:01:45.276366Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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