Formação contínua e desenvolvimento profissional de educadores de infância no Movimento da Escola Moderna : uma oficina de iniciação ao Movimento da Escola Moderna

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Ana Sofia Moreira da, 1982-
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/7607
Resumo: Tese de mestrado, Educação (Supervisão e Orientação da Prática Profissional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012
id RCAP_aab344686f84625b03f9a047084820b3
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/7607
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Formação contínua e desenvolvimento profissional de educadores de infância no Movimento da Escola Moderna : uma oficina de iniciação ao Movimento da Escola ModernaSupervisãoFormação de educadores de infânciaMovimento da Escola ModernaDesenvolvimento profissional - PortugalTeses de mestrado - 2012Tese de mestrado, Educação (Supervisão e Orientação da Prática Profissional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012O presente estudo, de natureza essencialmente qualitativa, centrando-se em procedimentos interpretativos de análise e interpretação de dados, tem como principais objetivos compreender as representações de supervisão de um conjunto de Educadores de Infância envolvidos numa Oficina de Iniciação ao Modelo Pedagógico do Movimento da Escola Moderna no ano de 2010, e identificar e descrever as estratégias de supervisão utilizadas pelas formadoras no decorrer da Oficina. Complementarmente, foi realizado um estudo aprofundado com quatro dos formandos envolvidos na Oficina, com o objetivo de compreender quais as mudanças ocorridas ao nível da representação de supervisão e ao nível das perceções de práticas, no final da formação. O estudo aponta para a importância da supervisão no desenvolvimento profissional. De acordo com os participantes neste estudo, a finalidade da supervisão visa apoiar, orientar a prática, facilitar e coordenar o processo do grupo. De uma forma geral, os formandos valorizam a interação através do diálogo e dão importância à partilha de experiências e dificuldades. No que diz respeito às abordagens supervisivas, os dados apontam para alguma diversidade nas práticas utilizadas pelas diferentes formadoras. No início da formação duas das formadoras (P2 e P3) utilizaram uma estratégia essencialmente transmissiva, observando-se no entanto, ao longo das sessões uma crescente interação com os formandos. Verificou-se ainda que a abordagem supervisiva utilizada pela terceira formadora (P4) se baseou numa relação de ajuda e colaboração, onde a reflexão na e sobre a ação ajudaram e incentivaram os formandos na melhoria das práticas pedagógicas, caracterizando-se a sua abordagem como Reflexiva e Dialógica. No que diz respeito ao estudo aprofundado, os dados apontam para a ocorrência de mudanças nas perceções ao nível da prática e nas representações de supervisão, em pelo menos três dos quatro entrevistados. O presente estudo visou contribuir para o desenvolvimento da formação contínua e para a reflexão sobre as práticas supervisivas e formativas dos formadores da Oficina do Movimento da Escola Moderna e de todos os formadores.The present study, with a qualitative nature and focused on interpretive data analysis, has the main objectives to understand the representation of supervision on a group of kindergarden teachers, involved in a Workshop on Initiating on Teaching Model of Movimento da Escola Moderna, in 2010, and to identify and describe the supervision strategies used by the workshop teachers. In addition, it was realized an in-depth study with four of the teachers involved with the workshop, with the main objective of understanding the changes occurred on teachers’ representation on supervision and their perception about the practices at the end of the training. The study points to the importance of supervision in professional development. According to teachers involved in workshop, the purpose of supervision is to support, to guide the practice, to facilitate and coordinate the group process. In general, they value the interaction through dialogue and give importance to sharing experiences and difficulties. About the supervisional approaches the data indicates that there is some diversity between the workshop teachers. In the beginning of the workshop, P2 and P3 used an expositive strategy, but throughout the sessions they begin to interact more with students. It was also found that the P4 supervision approach was based on a collaborative and supportive relation, where the reflection in and on the action helped and encouraged the teachers involved to improve their teaching practices. This workshop teacher used an approach that could be characterized as Dialogic and Reflective. Concerning the more detailed study, data seems to indicate that the workshop promoted some changes on teachers perceptions about their practice and their representations on supervision, at least in three of the four respondents. The present study aimed to contribute to the development of in-service teaching and to the reflexion on supervision and formative practices of the workshop teachers of the Movimento da Escola Moderna and of all the other teachers trainers.Galvão, Cecília, 1955-Repositório da Universidade de LisboaSilva, Ana Sofia Moreira da, 1982-2013-01-31T10:47:07Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/7607porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:50:57Zoai:repositorio.ul.pt:10451/7607Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:32:23.219393Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Formação contínua e desenvolvimento profissional de educadores de infância no Movimento da Escola Moderna : uma oficina de iniciação ao Movimento da Escola Moderna
title Formação contínua e desenvolvimento profissional de educadores de infância no Movimento da Escola Moderna : uma oficina de iniciação ao Movimento da Escola Moderna
spellingShingle Formação contínua e desenvolvimento profissional de educadores de infância no Movimento da Escola Moderna : uma oficina de iniciação ao Movimento da Escola Moderna
Silva, Ana Sofia Moreira da, 1982-
Supervisão
Formação de educadores de infância
Movimento da Escola Moderna
Desenvolvimento profissional - Portugal
Teses de mestrado - 2012
title_short Formação contínua e desenvolvimento profissional de educadores de infância no Movimento da Escola Moderna : uma oficina de iniciação ao Movimento da Escola Moderna
title_full Formação contínua e desenvolvimento profissional de educadores de infância no Movimento da Escola Moderna : uma oficina de iniciação ao Movimento da Escola Moderna
title_fullStr Formação contínua e desenvolvimento profissional de educadores de infância no Movimento da Escola Moderna : uma oficina de iniciação ao Movimento da Escola Moderna
title_full_unstemmed Formação contínua e desenvolvimento profissional de educadores de infância no Movimento da Escola Moderna : uma oficina de iniciação ao Movimento da Escola Moderna
title_sort Formação contínua e desenvolvimento profissional de educadores de infância no Movimento da Escola Moderna : uma oficina de iniciação ao Movimento da Escola Moderna
author Silva, Ana Sofia Moreira da, 1982-
author_facet Silva, Ana Sofia Moreira da, 1982-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Galvão, Cecília, 1955-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Ana Sofia Moreira da, 1982-
dc.subject.por.fl_str_mv Supervisão
Formação de educadores de infância
Movimento da Escola Moderna
Desenvolvimento profissional - Portugal
Teses de mestrado - 2012
topic Supervisão
Formação de educadores de infância
Movimento da Escola Moderna
Desenvolvimento profissional - Portugal
Teses de mestrado - 2012
description Tese de mestrado, Educação (Supervisão e Orientação da Prática Profissional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012-01-01T00:00:00Z
2013-01-31T10:47:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/7607
url http://hdl.handle.net/10451/7607
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134216400666624