Juntos educamos e construímos Intervenção Psicossocial com adolescentes num CATL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/11016 |
Resumo: | A promoção do bem-estar psicossocial de um adolescente e respetiva integração num Centro de Atividades de Tempos-Livres (CATL) passa pelo desenvolvimento de atividades que reflitam o livre arbítrio e espontaneidade do mesmo, dando igual importância aos seus tempos-livres, para além do tempo de estudo. Envolve também a necessidade de se fomentar relações interpessoais positivas entre os adolescentes e a equipa pedagógica (EP), visando a construção de relações coesas, com vista à participação dos adolescentes, de forma cidadã e solidária, no quotidiano do CATL. Assente na metodologia de investigação-ação participativa, o desenvolvimento do Projeto: “Juntos educamos e construímos”, reflete uma intervenção psicossocial com adolescentes num CATL, cuja finalidade consistia em promover a cidadania ativa e participativa dos adolescentes neste contexto. Para tal, foram delineados três objetivos gerais: 1. promover a motivação e integração dos adolescentes nas atividades lúdicas e pedagógicas que se desenvolvessem no CATL; 2. promover relações positivas, de respeito mútuo e cooperação, entre os adolescentes, e com a EP; e, 3. promover a participação ativa da EP e dos adolescentes do CATL na comunidade. Para os concretizar criou-se um grupo de adolescentes (Ação I), onde se privilegiaram técnicas grupais, e se desenvolveram momentos de diálogo e reflexão com os adolescentes e a EP “no aqui e agora” do quotidiano no CATL (Ação II). Observou-se uma maior coesão grupal entre os adolescentes, resultante de um maior conhecimento consciente de si e do outro, e o estabelecimento de relações interpessoais mais positivas, entre estes e a EP no quotidiano no CATL. |
id |
RCAP_aab4f3ab8bb8a4b1e3e75884d218b34b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/11016 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Juntos educamos e construímos Intervenção Psicossocial com adolescentes num CATLAdolescênciaCATLTempos-livresConsciência socialAdolescenceFree-TimeSocial awarenessDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoA promoção do bem-estar psicossocial de um adolescente e respetiva integração num Centro de Atividades de Tempos-Livres (CATL) passa pelo desenvolvimento de atividades que reflitam o livre arbítrio e espontaneidade do mesmo, dando igual importância aos seus tempos-livres, para além do tempo de estudo. Envolve também a necessidade de se fomentar relações interpessoais positivas entre os adolescentes e a equipa pedagógica (EP), visando a construção de relações coesas, com vista à participação dos adolescentes, de forma cidadã e solidária, no quotidiano do CATL. Assente na metodologia de investigação-ação participativa, o desenvolvimento do Projeto: “Juntos educamos e construímos”, reflete uma intervenção psicossocial com adolescentes num CATL, cuja finalidade consistia em promover a cidadania ativa e participativa dos adolescentes neste contexto. Para tal, foram delineados três objetivos gerais: 1. promover a motivação e integração dos adolescentes nas atividades lúdicas e pedagógicas que se desenvolvessem no CATL; 2. promover relações positivas, de respeito mútuo e cooperação, entre os adolescentes, e com a EP; e, 3. promover a participação ativa da EP e dos adolescentes do CATL na comunidade. Para os concretizar criou-se um grupo de adolescentes (Ação I), onde se privilegiaram técnicas grupais, e se desenvolveram momentos de diálogo e reflexão com os adolescentes e a EP “no aqui e agora” do quotidiano no CATL (Ação II). Observou-se uma maior coesão grupal entre os adolescentes, resultante de um maior conhecimento consciente de si e do outro, e o estabelecimento de relações interpessoais mais positivas, entre estes e a EP no quotidiano no CATL.The promotion of the psychosocial well-being of a teenager should be a primary goal for his integration on a Free Time Activity Center (CATL). For that, his free time, beyond the study support, should reflect his preferences, free will and spontaneity. In this sense, the need to promote more positive interpersonal relations between adolescents and the pedagogical team should aim the construction of a cohesive relationship, with a view to their participation, in a citizen and solidarity way, on the CATL daily life. Based on a participatory action-research methodology, the development of the project “Together we built and educate", reflects psychosocial intervention with teenagers on the CATL, with the finality of promote an active and participatory citizenship of the adolescents, in this context. For that it were outlined three main goals: 1. to promote adolescents motivation and integration on ludic and pedagogical activities in the CATL; 2. to promote positive relationships, mutual respect and cooperation between adolescents and with EP; and 3. to promote an active participation of the pedagogical team and adolescents in the community. To achieve these goals we used a psychosocial intervention, forming a teenager work group, using in the sessions, essentially, group techniques, with the objective to reflect “here and now” about CATL daily life. The results demonstrated a stronger group cohesion among adolescents, resulting from a conscious knowledge of themselves and the other, and the establishment of more positive interpersonal relationships, between these and the pedagogical team during the daily life on the CATL.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoBarros, Sílvia Araújo deRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoSantos, Soraia Linda Cavadas dos2018-02-15T14:22:20Z201720172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/11016TID:201851555porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-07T01:47:43Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/11016Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:31:22.722069Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Juntos educamos e construímos Intervenção Psicossocial com adolescentes num CATL |
title |
Juntos educamos e construímos Intervenção Psicossocial com adolescentes num CATL |
spellingShingle |
Juntos educamos e construímos Intervenção Psicossocial com adolescentes num CATL Santos, Soraia Linda Cavadas dos Adolescência CATL Tempos-livres Consciência social Adolescence Free-Time Social awareness Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Juntos educamos e construímos Intervenção Psicossocial com adolescentes num CATL |
title_full |
Juntos educamos e construímos Intervenção Psicossocial com adolescentes num CATL |
title_fullStr |
Juntos educamos e construímos Intervenção Psicossocial com adolescentes num CATL |
title_full_unstemmed |
Juntos educamos e construímos Intervenção Psicossocial com adolescentes num CATL |
title_sort |
Juntos educamos e construímos Intervenção Psicossocial com adolescentes num CATL |
author |
Santos, Soraia Linda Cavadas dos |
author_facet |
Santos, Soraia Linda Cavadas dos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Barros, Sílvia Araújo de Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Soraia Linda Cavadas dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Adolescência CATL Tempos-livres Consciência social Adolescence Free-Time Social awareness Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Adolescência CATL Tempos-livres Consciência social Adolescence Free-Time Social awareness Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
A promoção do bem-estar psicossocial de um adolescente e respetiva integração num Centro de Atividades de Tempos-Livres (CATL) passa pelo desenvolvimento de atividades que reflitam o livre arbítrio e espontaneidade do mesmo, dando igual importância aos seus tempos-livres, para além do tempo de estudo. Envolve também a necessidade de se fomentar relações interpessoais positivas entre os adolescentes e a equipa pedagógica (EP), visando a construção de relações coesas, com vista à participação dos adolescentes, de forma cidadã e solidária, no quotidiano do CATL. Assente na metodologia de investigação-ação participativa, o desenvolvimento do Projeto: “Juntos educamos e construímos”, reflete uma intervenção psicossocial com adolescentes num CATL, cuja finalidade consistia em promover a cidadania ativa e participativa dos adolescentes neste contexto. Para tal, foram delineados três objetivos gerais: 1. promover a motivação e integração dos adolescentes nas atividades lúdicas e pedagógicas que se desenvolvessem no CATL; 2. promover relações positivas, de respeito mútuo e cooperação, entre os adolescentes, e com a EP; e, 3. promover a participação ativa da EP e dos adolescentes do CATL na comunidade. Para os concretizar criou-se um grupo de adolescentes (Ação I), onde se privilegiaram técnicas grupais, e se desenvolveram momentos de diálogo e reflexão com os adolescentes e a EP “no aqui e agora” do quotidiano no CATL (Ação II). Observou-se uma maior coesão grupal entre os adolescentes, resultante de um maior conhecimento consciente de si e do outro, e o estabelecimento de relações interpessoais mais positivas, entre estes e a EP no quotidiano no CATL. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2017 2017-01-01T00:00:00Z 2018-02-15T14:22:20Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/11016 TID:201851555 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/11016 |
identifier_str_mv |
TID:201851555 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131409245274112 |