Efic?cia do Programa ?Juntos no Desafio? na Promo??o de Compet?ncias em M?es de Crian?as com Diagn?stico de Perturba??o de Hiperatividade e D?fice de Aten??o

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Susana Margarete Heleno
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Dixe, Maria dos Anjos (Orientadora)
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://repositorio.ismt.pt/handle/123456789/762
Resumo: As perturba??es do comportamento h? muito que t?m merecido a aten??o de pediatras, pedopsiquiatras e psic?logos, sendo uma constante na pr?tica cl?nica. A interven??o nesta problem?tica deve ser multimodal de onde se destacam, para al?m, da componente farmacol?gica, do acompanhamento individual da crian?a, os programas de Treino Parental. Neste estudo quase experimental caracterizado por dois momentos ?antes e depois?, procedeu-se ? avalia??o da efic?cia de um Programa na Promo??o de Compet?ncias Parentais ?Juntos no Desafio? numa amostra de m?es, com filhos em idade escolar, e com diagn?stico de Perturba??o de Hiperatividade e D?fice de Aten??o (PHDA). Os resultados demonstram que a interven??o parental implementada permite melhorar e/ ou aumentar o leque de compet?ncias parentais nas m?es, dado que se verificam melhorias significativas na amostra, quer ao n?vel dos conhecimentos sobre a PHDA, quer ao n?vel das pr?ticas educativas parentais. Conjuntamente, verifica-se uma diminui??o nos n?veis de stress parental manifestados, e melhorias na perce??o dos sintomas associados ? PHDA, nas seguintes dimens?es, sintomas emocionais, problemas de conduta, hiperatividade/distra??o e problemas com pares. / Behavioral disturbances have long deserved the attention of pediatricians, psychiatrists and psychologists, being a constant in clinical practice. The intervention in this problematic must be multimodal from which the Parental Training programs stand apart, besides the pharmacological component, of the individual accompaniment of the child. In this quasi-experimental study characterized by two "before and after" moments, the effectiveness of a Program for the Promotion of Parenting Skills "Together in the Challenge" was evaluated in a sample of mothers with children of school age and diagnosed with Disorder Of Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD). The results demonstrate that the implemented parental intervention allows to improve and / or to increase the range of parental competences in the mothers, since there are significant improvements in the sample, both in the knowledge about the PHDA and in the level of parental educational practices. There is a decrease in the levels of parental stress manifested, and improvements in the perception of symptoms associated with ADHD, in the following dimensions, emotional symptoms, conduct problems, hyperactivity / distraction and problems with peers.
id RCAP_aaba143f3c2cb5c6f7d7e50ebd980fda
oai_identifier_str oai:repositorio.ismt.pt:123456789/762
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Efic?cia do Programa ?Juntos no Desafio? na Promo??o de Compet?ncias em M?es de Crian?as com Diagn?stico de Perturba??o de Hiperatividade e D?fice de Aten??oPerturba??o de Hiperatividade e D?fice de Aten??o - Attention Deficit Disorder with HyperactivityRela??o pais-filhos - Parent-child relationshipEduca??o - EducationTerapia cognitivo-comportamental - Cognitive-behavioral therapyAs perturba??es do comportamento h? muito que t?m merecido a aten??o de pediatras, pedopsiquiatras e psic?logos, sendo uma constante na pr?tica cl?nica. A interven??o nesta problem?tica deve ser multimodal de onde se destacam, para al?m, da componente farmacol?gica, do acompanhamento individual da crian?a, os programas de Treino Parental. Neste estudo quase experimental caracterizado por dois momentos ?antes e depois?, procedeu-se ? avalia??o da efic?cia de um Programa na Promo??o de Compet?ncias Parentais ?Juntos no Desafio? numa amostra de m?es, com filhos em idade escolar, e com diagn?stico de Perturba??o de Hiperatividade e D?fice de Aten??o (PHDA). Os resultados demonstram que a interven??o parental implementada permite melhorar e/ ou aumentar o leque de compet?ncias parentais nas m?es, dado que se verificam melhorias significativas na amostra, quer ao n?vel dos conhecimentos sobre a PHDA, quer ao n?vel das pr?ticas educativas parentais. Conjuntamente, verifica-se uma diminui??o nos n?veis de stress parental manifestados, e melhorias na perce??o dos sintomas associados ? PHDA, nas seguintes dimens?es, sintomas emocionais, problemas de conduta, hiperatividade/distra??o e problemas com pares. / Behavioral disturbances have long deserved the attention of pediatricians, psychiatrists and psychologists, being a constant in clinical practice. The intervention in this problematic must be multimodal from which the Parental Training programs stand apart, besides the pharmacological component, of the individual accompaniment of the child. In this quasi-experimental study characterized by two "before and after" moments, the effectiveness of a Program for the Promotion of Parenting Skills "Together in the Challenge" was evaluated in a sample of mothers with children of school age and diagnosed with Disorder Of Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD). The results demonstrate that the implemented parental intervention allows to improve and / or to increase the range of parental competences in the mothers, since there are significant improvements in the sample, both in the knowledge about the PHDA and in the level of parental educational practices. There is a decrease in the levels of parental stress manifested, and improvements in the perception of symptoms associated with ADHD, in the following dimensions, emotional symptoms, conduct problems, hyperactivity / distraction and problems with peers.ISMT2018-01-22T17:02:58Z2017-01-01T00:00:00Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://repositorio.ismt.pt/handle/123456789/762TID:201775395porPereira, Susana Margarete HelenoDixe, Maria dos Anjos (Orientadora)info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-20T08:18:07ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Efic?cia do Programa ?Juntos no Desafio? na Promo??o de Compet?ncias em M?es de Crian?as com Diagn?stico de Perturba??o de Hiperatividade e D?fice de Aten??o
title Efic?cia do Programa ?Juntos no Desafio? na Promo??o de Compet?ncias em M?es de Crian?as com Diagn?stico de Perturba??o de Hiperatividade e D?fice de Aten??o
spellingShingle Efic?cia do Programa ?Juntos no Desafio? na Promo??o de Compet?ncias em M?es de Crian?as com Diagn?stico de Perturba??o de Hiperatividade e D?fice de Aten??o
Pereira, Susana Margarete Heleno
Perturba??o de Hiperatividade e D?fice de Aten??o - Attention Deficit Disorder with Hyperactivity
Rela??o pais-filhos - Parent-child relationship
Educa??o - Education
Terapia cognitivo-comportamental - Cognitive-behavioral therapy
title_short Efic?cia do Programa ?Juntos no Desafio? na Promo??o de Compet?ncias em M?es de Crian?as com Diagn?stico de Perturba??o de Hiperatividade e D?fice de Aten??o
title_full Efic?cia do Programa ?Juntos no Desafio? na Promo??o de Compet?ncias em M?es de Crian?as com Diagn?stico de Perturba??o de Hiperatividade e D?fice de Aten??o
title_fullStr Efic?cia do Programa ?Juntos no Desafio? na Promo??o de Compet?ncias em M?es de Crian?as com Diagn?stico de Perturba??o de Hiperatividade e D?fice de Aten??o
title_full_unstemmed Efic?cia do Programa ?Juntos no Desafio? na Promo??o de Compet?ncias em M?es de Crian?as com Diagn?stico de Perturba??o de Hiperatividade e D?fice de Aten??o
title_sort Efic?cia do Programa ?Juntos no Desafio? na Promo??o de Compet?ncias em M?es de Crian?as com Diagn?stico de Perturba??o de Hiperatividade e D?fice de Aten??o
author Pereira, Susana Margarete Heleno
author_facet Pereira, Susana Margarete Heleno
Dixe, Maria dos Anjos (Orientadora)
author_role author
author2 Dixe, Maria dos Anjos (Orientadora)
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Susana Margarete Heleno
Dixe, Maria dos Anjos (Orientadora)
dc.subject.por.fl_str_mv Perturba??o de Hiperatividade e D?fice de Aten??o - Attention Deficit Disorder with Hyperactivity
Rela??o pais-filhos - Parent-child relationship
Educa??o - Education
Terapia cognitivo-comportamental - Cognitive-behavioral therapy
topic Perturba??o de Hiperatividade e D?fice de Aten??o - Attention Deficit Disorder with Hyperactivity
Rela??o pais-filhos - Parent-child relationship
Educa??o - Education
Terapia cognitivo-comportamental - Cognitive-behavioral therapy
description As perturba??es do comportamento h? muito que t?m merecido a aten??o de pediatras, pedopsiquiatras e psic?logos, sendo uma constante na pr?tica cl?nica. A interven??o nesta problem?tica deve ser multimodal de onde se destacam, para al?m, da componente farmacol?gica, do acompanhamento individual da crian?a, os programas de Treino Parental. Neste estudo quase experimental caracterizado por dois momentos ?antes e depois?, procedeu-se ? avalia??o da efic?cia de um Programa na Promo??o de Compet?ncias Parentais ?Juntos no Desafio? numa amostra de m?es, com filhos em idade escolar, e com diagn?stico de Perturba??o de Hiperatividade e D?fice de Aten??o (PHDA). Os resultados demonstram que a interven??o parental implementada permite melhorar e/ ou aumentar o leque de compet?ncias parentais nas m?es, dado que se verificam melhorias significativas na amostra, quer ao n?vel dos conhecimentos sobre a PHDA, quer ao n?vel das pr?ticas educativas parentais. Conjuntamente, verifica-se uma diminui??o nos n?veis de stress parental manifestados, e melhorias na perce??o dos sintomas associados ? PHDA, nas seguintes dimens?es, sintomas emocionais, problemas de conduta, hiperatividade/distra??o e problemas com pares. / Behavioral disturbances have long deserved the attention of pediatricians, psychiatrists and psychologists, being a constant in clinical practice. The intervention in this problematic must be multimodal from which the Parental Training programs stand apart, besides the pharmacological component, of the individual accompaniment of the child. In this quasi-experimental study characterized by two "before and after" moments, the effectiveness of a Program for the Promotion of Parenting Skills "Together in the Challenge" was evaluated in a sample of mothers with children of school age and diagnosed with Disorder Of Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD). The results demonstrate that the implemented parental intervention allows to improve and / or to increase the range of parental competences in the mothers, since there are significant improvements in the sample, both in the knowledge about the PHDA and in the level of parental educational practices. There is a decrease in the levels of parental stress manifested, and improvements in the perception of symptoms associated with ADHD, in the following dimensions, emotional symptoms, conduct problems, hyperactivity / distraction and problems with peers.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-01T00:00:00Z
2017
2018-01-22T17:02:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ismt.pt/handle/123456789/762
TID:201775395
url http://repositorio.ismt.pt/handle/123456789/762
identifier_str_mv TID:201775395
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ISMT
publisher.none.fl_str_mv ISMT
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777303612164145152