Efic?cia do Programa ?Juntos no Desafio? na Promo??o de Compet?ncias em M?es de Crian?as com Diagn?stico de Perturba??o de Hiperatividade e D?fice de Aten??o
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://repositorio.ismt.pt/handle/123456789/762 |
Resumo: | As perturba??es do comportamento h? muito que t?m merecido a aten??o de pediatras, pedopsiquiatras e psic?logos, sendo uma constante na pr?tica cl?nica. A interven??o nesta problem?tica deve ser multimodal de onde se destacam, para al?m, da componente farmacol?gica, do acompanhamento individual da crian?a, os programas de Treino Parental. Neste estudo quase experimental caracterizado por dois momentos ?antes e depois?, procedeu-se ? avalia??o da efic?cia de um Programa na Promo??o de Compet?ncias Parentais ?Juntos no Desafio? numa amostra de m?es, com filhos em idade escolar, e com diagn?stico de Perturba??o de Hiperatividade e D?fice de Aten??o (PHDA). Os resultados demonstram que a interven??o parental implementada permite melhorar e/ ou aumentar o leque de compet?ncias parentais nas m?es, dado que se verificam melhorias significativas na amostra, quer ao n?vel dos conhecimentos sobre a PHDA, quer ao n?vel das pr?ticas educativas parentais. Conjuntamente, verifica-se uma diminui??o nos n?veis de stress parental manifestados, e melhorias na perce??o dos sintomas associados ? PHDA, nas seguintes dimens?es, sintomas emocionais, problemas de conduta, hiperatividade/distra??o e problemas com pares. / Behavioral disturbances have long deserved the attention of pediatricians, psychiatrists and psychologists, being a constant in clinical practice. The intervention in this problematic must be multimodal from which the Parental Training programs stand apart, besides the pharmacological component, of the individual accompaniment of the child. In this quasi-experimental study characterized by two "before and after" moments, the effectiveness of a Program for the Promotion of Parenting Skills "Together in the Challenge" was evaluated in a sample of mothers with children of school age and diagnosed with Disorder Of Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD). The results demonstrate that the implemented parental intervention allows to improve and / or to increase the range of parental competences in the mothers, since there are significant improvements in the sample, both in the knowledge about the PHDA and in the level of parental educational practices. There is a decrease in the levels of parental stress manifested, and improvements in the perception of symptoms associated with ADHD, in the following dimensions, emotional symptoms, conduct problems, hyperactivity / distraction and problems with peers. |
id |
RCAP_aaba143f3c2cb5c6f7d7e50ebd980fda |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ismt.pt:123456789/762 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
|
spelling |
Efic?cia do Programa ?Juntos no Desafio? na Promo??o de Compet?ncias em M?es de Crian?as com Diagn?stico de Perturba??o de Hiperatividade e D?fice de Aten??oPerturba??o de Hiperatividade e D?fice de Aten??o - Attention Deficit Disorder with HyperactivityRela??o pais-filhos - Parent-child relationshipEduca??o - EducationTerapia cognitivo-comportamental - Cognitive-behavioral therapyAs perturba??es do comportamento h? muito que t?m merecido a aten??o de pediatras, pedopsiquiatras e psic?logos, sendo uma constante na pr?tica cl?nica. A interven??o nesta problem?tica deve ser multimodal de onde se destacam, para al?m, da componente farmacol?gica, do acompanhamento individual da crian?a, os programas de Treino Parental. Neste estudo quase experimental caracterizado por dois momentos ?antes e depois?, procedeu-se ? avalia??o da efic?cia de um Programa na Promo??o de Compet?ncias Parentais ?Juntos no Desafio? numa amostra de m?es, com filhos em idade escolar, e com diagn?stico de Perturba??o de Hiperatividade e D?fice de Aten??o (PHDA). Os resultados demonstram que a interven??o parental implementada permite melhorar e/ ou aumentar o leque de compet?ncias parentais nas m?es, dado que se verificam melhorias significativas na amostra, quer ao n?vel dos conhecimentos sobre a PHDA, quer ao n?vel das pr?ticas educativas parentais. Conjuntamente, verifica-se uma diminui??o nos n?veis de stress parental manifestados, e melhorias na perce??o dos sintomas associados ? PHDA, nas seguintes dimens?es, sintomas emocionais, problemas de conduta, hiperatividade/distra??o e problemas com pares. / Behavioral disturbances have long deserved the attention of pediatricians, psychiatrists and psychologists, being a constant in clinical practice. The intervention in this problematic must be multimodal from which the Parental Training programs stand apart, besides the pharmacological component, of the individual accompaniment of the child. In this quasi-experimental study characterized by two "before and after" moments, the effectiveness of a Program for the Promotion of Parenting Skills "Together in the Challenge" was evaluated in a sample of mothers with children of school age and diagnosed with Disorder Of Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD). The results demonstrate that the implemented parental intervention allows to improve and / or to increase the range of parental competences in the mothers, since there are significant improvements in the sample, both in the knowledge about the PHDA and in the level of parental educational practices. There is a decrease in the levels of parental stress manifested, and improvements in the perception of symptoms associated with ADHD, in the following dimensions, emotional symptoms, conduct problems, hyperactivity / distraction and problems with peers.ISMT2018-01-22T17:02:58Z2017-01-01T00:00:00Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://repositorio.ismt.pt/handle/123456789/762TID:201775395porPereira, Susana Margarete HelenoDixe, Maria dos Anjos (Orientadora)info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-20T08:18:07ZPortal AgregadorONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
Efic?cia do Programa ?Juntos no Desafio? na Promo??o de Compet?ncias em M?es de Crian?as com Diagn?stico de Perturba??o de Hiperatividade e D?fice de Aten??o |
title |
Efic?cia do Programa ?Juntos no Desafio? na Promo??o de Compet?ncias em M?es de Crian?as com Diagn?stico de Perturba??o de Hiperatividade e D?fice de Aten??o |
spellingShingle |
Efic?cia do Programa ?Juntos no Desafio? na Promo??o de Compet?ncias em M?es de Crian?as com Diagn?stico de Perturba??o de Hiperatividade e D?fice de Aten??o Pereira, Susana Margarete Heleno Perturba??o de Hiperatividade e D?fice de Aten??o - Attention Deficit Disorder with Hyperactivity Rela??o pais-filhos - Parent-child relationship Educa??o - Education Terapia cognitivo-comportamental - Cognitive-behavioral therapy |
title_short |
Efic?cia do Programa ?Juntos no Desafio? na Promo??o de Compet?ncias em M?es de Crian?as com Diagn?stico de Perturba??o de Hiperatividade e D?fice de Aten??o |
title_full |
Efic?cia do Programa ?Juntos no Desafio? na Promo??o de Compet?ncias em M?es de Crian?as com Diagn?stico de Perturba??o de Hiperatividade e D?fice de Aten??o |
title_fullStr |
Efic?cia do Programa ?Juntos no Desafio? na Promo??o de Compet?ncias em M?es de Crian?as com Diagn?stico de Perturba??o de Hiperatividade e D?fice de Aten??o |
title_full_unstemmed |
Efic?cia do Programa ?Juntos no Desafio? na Promo??o de Compet?ncias em M?es de Crian?as com Diagn?stico de Perturba??o de Hiperatividade e D?fice de Aten??o |
title_sort |
Efic?cia do Programa ?Juntos no Desafio? na Promo??o de Compet?ncias em M?es de Crian?as com Diagn?stico de Perturba??o de Hiperatividade e D?fice de Aten??o |
author |
Pereira, Susana Margarete Heleno |
author_facet |
Pereira, Susana Margarete Heleno Dixe, Maria dos Anjos (Orientadora) |
author_role |
author |
author2 |
Dixe, Maria dos Anjos (Orientadora) |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Susana Margarete Heleno Dixe, Maria dos Anjos (Orientadora) |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Perturba??o de Hiperatividade e D?fice de Aten??o - Attention Deficit Disorder with Hyperactivity Rela??o pais-filhos - Parent-child relationship Educa??o - Education Terapia cognitivo-comportamental - Cognitive-behavioral therapy |
topic |
Perturba??o de Hiperatividade e D?fice de Aten??o - Attention Deficit Disorder with Hyperactivity Rela??o pais-filhos - Parent-child relationship Educa??o - Education Terapia cognitivo-comportamental - Cognitive-behavioral therapy |
description |
As perturba??es do comportamento h? muito que t?m merecido a aten??o de pediatras, pedopsiquiatras e psic?logos, sendo uma constante na pr?tica cl?nica. A interven??o nesta problem?tica deve ser multimodal de onde se destacam, para al?m, da componente farmacol?gica, do acompanhamento individual da crian?a, os programas de Treino Parental. Neste estudo quase experimental caracterizado por dois momentos ?antes e depois?, procedeu-se ? avalia??o da efic?cia de um Programa na Promo??o de Compet?ncias Parentais ?Juntos no Desafio? numa amostra de m?es, com filhos em idade escolar, e com diagn?stico de Perturba??o de Hiperatividade e D?fice de Aten??o (PHDA). Os resultados demonstram que a interven??o parental implementada permite melhorar e/ ou aumentar o leque de compet?ncias parentais nas m?es, dado que se verificam melhorias significativas na amostra, quer ao n?vel dos conhecimentos sobre a PHDA, quer ao n?vel das pr?ticas educativas parentais. Conjuntamente, verifica-se uma diminui??o nos n?veis de stress parental manifestados, e melhorias na perce??o dos sintomas associados ? PHDA, nas seguintes dimens?es, sintomas emocionais, problemas de conduta, hiperatividade/distra??o e problemas com pares. / Behavioral disturbances have long deserved the attention of pediatricians, psychiatrists and psychologists, being a constant in clinical practice. The intervention in this problematic must be multimodal from which the Parental Training programs stand apart, besides the pharmacological component, of the individual accompaniment of the child. In this quasi-experimental study characterized by two "before and after" moments, the effectiveness of a Program for the Promotion of Parenting Skills "Together in the Challenge" was evaluated in a sample of mothers with children of school age and diagnosed with Disorder Of Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD). The results demonstrate that the implemented parental intervention allows to improve and / or to increase the range of parental competences in the mothers, since there are significant improvements in the sample, both in the knowledge about the PHDA and in the level of parental educational practices. There is a decrease in the levels of parental stress manifested, and improvements in the perception of symptoms associated with ADHD, in the following dimensions, emotional symptoms, conduct problems, hyperactivity / distraction and problems with peers. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-01-01T00:00:00Z 2017 2018-01-22T17:02:58Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ismt.pt/handle/123456789/762 TID:201775395 |
url |
http://repositorio.ismt.pt/handle/123456789/762 |
identifier_str_mv |
TID:201775395 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ISMT |
publisher.none.fl_str_mv |
ISMT |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1777303612164145152 |