A introdução do Marketing Digital enquanto ferramenta fundamental na gestão do Turismo Rural - Uma aplicação ao Concelho de Barcelos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Deolinda da Conceição Correia
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11110/2173
Resumo: Atualmente, o empreendedorismo e a criação de uma nova empresa constituem uma atitude cada vez mais comum na sociedade. Fruto da dinâmica do mercado, há uma alteração do paradigma do “emprego para a vida” para uma procura de oportunidades no mercado que possam, simultaneamente, preencher uma lacuna na oferta existente e constituir um fator de realização profissional. O turismo tem sido um setor onde esse espírito empreendedor e de criação de novos negócios se tem feito sentir, nomeadamente nas unidades de alojamento de turismo em espaço rural. Como em qualquer negócio, o marketing irá desempenhar um papel fundamental, quer numa perspetiva estratégica - na definição do conceito, quer na fase operacional - depois de concebido o produto, nomeadamente, na utilização de ferramentas de comunicação para o dar a conhecer ao mercado. O marketing, e mais concretamente o marketing digital, assumem efetivamente um papel muito atual e relevante. E se, já antes do contexto atual da pandemia mundial, esta abordagem de marketing se encontrava em franca expansão, o contexto dos negócios pós-covid veio mostrar que as ferramentas de comunicação de marketing digital são, mais do que importantes, fundamentais. A presente dissertação pretende responder à seguinte questão de pesquisa: Qual a importância das novas formas de marketing no turismo rural? Mais concretamente, o presente projeto de investigação pretende analisar as especificidades do marketing digital no turismo rural bem como discutir a importância da colocação em prática das novas ferramentas digitais como forma de chegar mais perto do cliente final. Para dar resposta a estas questões, o trabalho parte de uma revisão bibliográfica sobre o contexto do marketing e a sua evolução até às normas formas de comunicação de base digital. Por outro lado, faz uma aplicação empírica centrada no concelho de Barcelos tendo por base a aplicação de entrevistas realizadas junto dos diretores das casas de turismo rural do concelho bem como a análise de conteúdo das respetivas plataformas de comunicação digital. Os resultados indicam que, apesar de ser reconhecida por estes atores a importância do marketing digital, há ainda um longo caminho a percorrer no que se refere ao conhecimento acerca dos instrumentos existentes e da melhor forma de os otimizar.
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