(Re)apresentações do jornalismo na era digital: o caso do V Digital

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Andreia Isabel Teixeira
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/64628
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Informação e Jornalismo)
id RCAP_ac1c6a5cfb841529df1bc7e3f754a129
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/64628
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling (Re)apresentações do jornalismo na era digital: o caso do V DigitalRe(presentations) of journalism in the digital age: the case of the Digital VOnlineRotinas de produção de notíciasV DigitalWebjornalismoNews production routinesWebjournalismCiências Sociais::Ciências da ComunicaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Informação e Jornalismo)Entender a evolução tecnológica implica olhar para as suas implicações na sociedade. O jornalismo é parte integrante da comunidade humana já que não só se baseia naquilo que acontece no quotidiano, como também influencia o dia a dia dos que o integram. Com o crescente conhecimento e domínio das potencialidades do meio online, o jornalismo mudou. Por um lado, alterou-se no que concerne à forma, deixando de ser apenas um meio para o leitor aceder àquilo que já tinha visto na versão impressa, nas televisões ou ouvido nas rádios. Alteraram-se também as formas de alcançar a informação, com o emergir de novas fontes de informação, que chegam de todo o lado, desde os motores de busca e redes sociais. E um deles poderá estar associado à necessidade dos média de publicar primeiro o que, muitas vezes, faz com que veiculem informação pouco rigorosa e verificada, e tem desencadeado a crescente proliferação do trabalho de agências nas notícias. No meio deste turbilhão de mudanças desencadeadas pelo online, emergem novos projetos. Num grupo onde já existia um pouco de tudo, a Global Media Group, sentiu necessidade de mais vídeo e de ter um canal dedicado às notícias morosas e explicativas, longe da atualidade. Em 2018 chegou o V Digital. É toda esta necessidade de criação de um novo meio, assim como a sua viabilidade no mercado, que tentaremos compreender neste relatório. Este órgão de comunicação foi cedendo às preferências de um leitor habituado ao imediato e ao valor-notícia do entretenimento. Com ele, mudaram-se as rotinas dos jornalistas e, assim, muitos deles despediram-se e, no fim, muitos foram despedidos, num projeto que terminou, pelo menos, naquilo que foi a sua essência: explicar os fenómenos aos leitores através de conteúdos híbridos e novas formas de comunicar. Para perceber até que ponto o online está a mudar o jornalismo e as rotinas dos jornalistas, foi levado a cabo um estudo de caso, tendo por base o V Digital, local de estágio, através da observação participante.Understanding technological evolution means looking at its implications for society. Journalism is as integral part of the human community because it is not only based on what happens in everyday life, but it also influences the daily lives of its members. Along with the growing knowledge and the dominium of the online world potentialities, journalism has changed. On one hand, the form has changed, being no more just a way to reach what the reader had already seen on the printed version, on televisions or heard on the radio. The ways to reach information have also changed, along with the emergence of new sources of information, that come from everywhere, from the internet search engine and social networks. Along with consummate knowledge of online capabilities, risk awareness increases. These may be associated with the need for media publishing, which often causes publication of bit of strictly and verified information, as well as a growing proliferation of news agency work. In the midst of this spate of changes triggered by online, new projects emerge. In a group where there was a little bit of everything, a Global Media Group felt the need for more video and for a channel dedicated to time-consuming and explanatory news, far from the present time. In 2018 the V digital arrives. It’s the need to create a new means, as well as its market viability, that we will try to understand in this report. This media has been giving in to the preferences of a reader accustomed to the immediate consumption and news value of entertainment. Along with it, the journalists routines have also changed and so, many of them quited their jobs and, in the end, many others were fired, in a project that ended, at least, in what was its essence: to explain the phenomena to readers through hybrid contents and new ways of communicating. To understand the extent to which online is changing journalism and journalists' routines, a case study was conducted, based on the digital V, place of internship, through participant observation.Marinho, SandraUniversidade do MinhoFreitas, Andreia Isabel Teixeira20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/64628por202384659info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-11T06:05:48Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/64628Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-11T06:05:48Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv (Re)apresentações do jornalismo na era digital: o caso do V Digital
Re(presentations) of journalism in the digital age: the case of the Digital V
title (Re)apresentações do jornalismo na era digital: o caso do V Digital
spellingShingle (Re)apresentações do jornalismo na era digital: o caso do V Digital
Freitas, Andreia Isabel Teixeira
Online
Rotinas de produção de notícias
V Digital
Webjornalismo
News production routines
Webjournalism
Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
title_short (Re)apresentações do jornalismo na era digital: o caso do V Digital
title_full (Re)apresentações do jornalismo na era digital: o caso do V Digital
title_fullStr (Re)apresentações do jornalismo na era digital: o caso do V Digital
title_full_unstemmed (Re)apresentações do jornalismo na era digital: o caso do V Digital
title_sort (Re)apresentações do jornalismo na era digital: o caso do V Digital
author Freitas, Andreia Isabel Teixeira
author_facet Freitas, Andreia Isabel Teixeira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Marinho, Sandra
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, Andreia Isabel Teixeira
dc.subject.por.fl_str_mv Online
Rotinas de produção de notícias
V Digital
Webjornalismo
News production routines
Webjournalism
Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
topic Online
Rotinas de produção de notícias
V Digital
Webjornalismo
News production routines
Webjournalism
Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
description Relatório de estágio de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Informação e Jornalismo)
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2019-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/64628
url http://hdl.handle.net/1822/64628
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 202384659
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817544850769182720