Abordagem qualitativa sobre o tema ambiente em um livro didático de Biologia: Análise do contexto sociopolítico-econômico e ambiente-tecnologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Silvana do Nascimento
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Carvalho, Graça Simões de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/29284
Resumo: Diante da necessidade do entendimento crítico sobre o ambiente em que existem interfaces entre conhecimentos socialmente construídos, é importante investigar como ele é trabalhado nos livros didáticos de biologia. Analisamos o tema ambiente no livro didático de Biologia, Linhares e Gewandsznajder que foi o mais bem avaliado pelo PNLEM-2007. A metodologia utilizada foi a análise de conteúdo, que consiste em identificar os núcleos de sentido de uma comunicação. Aplicamos a grade analítica às unidades de registros constituídas por títulos, frases e parágrafos que abordam o tema ambiente. Os indicadores de enfoques abordados neste trabalho são: contexto sociopolítico-econômico e ambiente-tecnologia. O livro apresenta de forma reduzida e simplificada abordagens socioambientais de natureza crítica. Torna-se necessário um maior aprofundamento sobre os conflitos que perpassam o campo ambiental.
id RCAP_ac98d5042e026cd9b131fe1a743465a3
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/29284
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Abordagem qualitativa sobre o tema ambiente em um livro didático de Biologia: Análise do contexto sociopolítico-econômico e ambiente-tecnologiaLivro didáticoManual escolarAmbienteEnsino de BiologiaTextbooksEnvironmentBiology TeachingDiante da necessidade do entendimento crítico sobre o ambiente em que existem interfaces entre conhecimentos socialmente construídos, é importante investigar como ele é trabalhado nos livros didáticos de biologia. Analisamos o tema ambiente no livro didático de Biologia, Linhares e Gewandsznajder que foi o mais bem avaliado pelo PNLEM-2007. A metodologia utilizada foi a análise de conteúdo, que consiste em identificar os núcleos de sentido de uma comunicação. Aplicamos a grade analítica às unidades de registros constituídas por títulos, frases e parágrafos que abordam o tema ambiente. Os indicadores de enfoques abordados neste trabalho são: contexto sociopolítico-econômico e ambiente-tecnologia. O livro apresenta de forma reduzida e simplificada abordagens socioambientais de natureza crítica. Torna-se necessário um maior aprofundamento sobre os conflitos que perpassam o campo ambiental.Considering the necessity of critical understanding about the environment where interfaces between socially constructed knowledge exist, it is important to investigate how it is presented in biology textbooks. We examined the issue in environmental biology textbook, Linhares and Gewandsznajder. Content analysis methodology was used in this study to identify the meaning cores of a communication. The analytic grid was applied to the recording units composed of titles, phrases and paragraphs that address the topic environment. The indicators were: sociopolitical-economic context and environment-technology. The book presents reduced and simplified critical analysis of socio-environmental approaches. It is necessary to further deepening the conflicts that underlie the environmental field.CIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, UM (UI 317 da FCT)Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)Universidade do MinhoSilva, Silvana do NascimentoCarvalho, Graça Simões de2013-052013-05-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/29284por2237-7891http://www.saberesemperspectiva.com.br/index.php/saberesemperspectivainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:14:31Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/29284Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:06:49.666825Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Abordagem qualitativa sobre o tema ambiente em um livro didático de Biologia: Análise do contexto sociopolítico-econômico e ambiente-tecnologia
title Abordagem qualitativa sobre o tema ambiente em um livro didático de Biologia: Análise do contexto sociopolítico-econômico e ambiente-tecnologia
spellingShingle Abordagem qualitativa sobre o tema ambiente em um livro didático de Biologia: Análise do contexto sociopolítico-econômico e ambiente-tecnologia
Silva, Silvana do Nascimento
Livro didático
Manual escolar
Ambiente
Ensino de Biologia
Textbooks
Environment
Biology Teaching
title_short Abordagem qualitativa sobre o tema ambiente em um livro didático de Biologia: Análise do contexto sociopolítico-econômico e ambiente-tecnologia
title_full Abordagem qualitativa sobre o tema ambiente em um livro didático de Biologia: Análise do contexto sociopolítico-econômico e ambiente-tecnologia
title_fullStr Abordagem qualitativa sobre o tema ambiente em um livro didático de Biologia: Análise do contexto sociopolítico-econômico e ambiente-tecnologia
title_full_unstemmed Abordagem qualitativa sobre o tema ambiente em um livro didático de Biologia: Análise do contexto sociopolítico-econômico e ambiente-tecnologia
title_sort Abordagem qualitativa sobre o tema ambiente em um livro didático de Biologia: Análise do contexto sociopolítico-econômico e ambiente-tecnologia
author Silva, Silvana do Nascimento
author_facet Silva, Silvana do Nascimento
Carvalho, Graça Simões de
author_role author
author2 Carvalho, Graça Simões de
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Silvana do Nascimento
Carvalho, Graça Simões de
dc.subject.por.fl_str_mv Livro didático
Manual escolar
Ambiente
Ensino de Biologia
Textbooks
Environment
Biology Teaching
topic Livro didático
Manual escolar
Ambiente
Ensino de Biologia
Textbooks
Environment
Biology Teaching
description Diante da necessidade do entendimento crítico sobre o ambiente em que existem interfaces entre conhecimentos socialmente construídos, é importante investigar como ele é trabalhado nos livros didáticos de biologia. Analisamos o tema ambiente no livro didático de Biologia, Linhares e Gewandsznajder que foi o mais bem avaliado pelo PNLEM-2007. A metodologia utilizada foi a análise de conteúdo, que consiste em identificar os núcleos de sentido de uma comunicação. Aplicamos a grade analítica às unidades de registros constituídas por títulos, frases e parágrafos que abordam o tema ambiente. Os indicadores de enfoques abordados neste trabalho são: contexto sociopolítico-econômico e ambiente-tecnologia. O livro apresenta de forma reduzida e simplificada abordagens socioambientais de natureza crítica. Torna-se necessário um maior aprofundamento sobre os conflitos que perpassam o campo ambiental.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-05
2013-05-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/29284
url http://hdl.handle.net/1822/29284
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2237-7891
http://www.saberesemperspectiva.com.br/index.php/saberesemperspectiva
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132484804280320