Abordagem qualitativa sobre o tema ambiente em um livro didático de Biologia: Análise do contexto sociopolítico-econômico e ambiente-tecnologia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/29284 |
Resumo: | Diante da necessidade do entendimento crítico sobre o ambiente em que existem interfaces entre conhecimentos socialmente construídos, é importante investigar como ele é trabalhado nos livros didáticos de biologia. Analisamos o tema ambiente no livro didático de Biologia, Linhares e Gewandsznajder que foi o mais bem avaliado pelo PNLEM-2007. A metodologia utilizada foi a análise de conteúdo, que consiste em identificar os núcleos de sentido de uma comunicação. Aplicamos a grade analítica às unidades de registros constituídas por títulos, frases e parágrafos que abordam o tema ambiente. Os indicadores de enfoques abordados neste trabalho são: contexto sociopolítico-econômico e ambiente-tecnologia. O livro apresenta de forma reduzida e simplificada abordagens socioambientais de natureza crítica. Torna-se necessário um maior aprofundamento sobre os conflitos que perpassam o campo ambiental. |
id |
RCAP_ac98d5042e026cd9b131fe1a743465a3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/29284 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Abordagem qualitativa sobre o tema ambiente em um livro didático de Biologia: Análise do contexto sociopolítico-econômico e ambiente-tecnologiaLivro didáticoManual escolarAmbienteEnsino de BiologiaTextbooksEnvironmentBiology TeachingDiante da necessidade do entendimento crítico sobre o ambiente em que existem interfaces entre conhecimentos socialmente construídos, é importante investigar como ele é trabalhado nos livros didáticos de biologia. Analisamos o tema ambiente no livro didático de Biologia, Linhares e Gewandsznajder que foi o mais bem avaliado pelo PNLEM-2007. A metodologia utilizada foi a análise de conteúdo, que consiste em identificar os núcleos de sentido de uma comunicação. Aplicamos a grade analítica às unidades de registros constituídas por títulos, frases e parágrafos que abordam o tema ambiente. Os indicadores de enfoques abordados neste trabalho são: contexto sociopolítico-econômico e ambiente-tecnologia. O livro apresenta de forma reduzida e simplificada abordagens socioambientais de natureza crítica. Torna-se necessário um maior aprofundamento sobre os conflitos que perpassam o campo ambiental.Considering the necessity of critical understanding about the environment where interfaces between socially constructed knowledge exist, it is important to investigate how it is presented in biology textbooks. We examined the issue in environmental biology textbook, Linhares and Gewandsznajder. Content analysis methodology was used in this study to identify the meaning cores of a communication. The analytic grid was applied to the recording units composed of titles, phrases and paragraphs that address the topic environment. The indicators were: sociopolitical-economic context and environment-technology. The book presents reduced and simplified critical analysis of socio-environmental approaches. It is necessary to further deepening the conflicts that underlie the environmental field.CIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, UM (UI 317 da FCT)Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)Universidade do MinhoSilva, Silvana do NascimentoCarvalho, Graça Simões de2013-052013-05-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/29284por2237-7891http://www.saberesemperspectiva.com.br/index.php/saberesemperspectivainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:14:31Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/29284Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:06:49.666825Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Abordagem qualitativa sobre o tema ambiente em um livro didático de Biologia: Análise do contexto sociopolítico-econômico e ambiente-tecnologia |
title |
Abordagem qualitativa sobre o tema ambiente em um livro didático de Biologia: Análise do contexto sociopolítico-econômico e ambiente-tecnologia |
spellingShingle |
Abordagem qualitativa sobre o tema ambiente em um livro didático de Biologia: Análise do contexto sociopolítico-econômico e ambiente-tecnologia Silva, Silvana do Nascimento Livro didático Manual escolar Ambiente Ensino de Biologia Textbooks Environment Biology Teaching |
title_short |
Abordagem qualitativa sobre o tema ambiente em um livro didático de Biologia: Análise do contexto sociopolítico-econômico e ambiente-tecnologia |
title_full |
Abordagem qualitativa sobre o tema ambiente em um livro didático de Biologia: Análise do contexto sociopolítico-econômico e ambiente-tecnologia |
title_fullStr |
Abordagem qualitativa sobre o tema ambiente em um livro didático de Biologia: Análise do contexto sociopolítico-econômico e ambiente-tecnologia |
title_full_unstemmed |
Abordagem qualitativa sobre o tema ambiente em um livro didático de Biologia: Análise do contexto sociopolítico-econômico e ambiente-tecnologia |
title_sort |
Abordagem qualitativa sobre o tema ambiente em um livro didático de Biologia: Análise do contexto sociopolítico-econômico e ambiente-tecnologia |
author |
Silva, Silvana do Nascimento |
author_facet |
Silva, Silvana do Nascimento Carvalho, Graça Simões de |
author_role |
author |
author2 |
Carvalho, Graça Simões de |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Silvana do Nascimento Carvalho, Graça Simões de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Livro didático Manual escolar Ambiente Ensino de Biologia Textbooks Environment Biology Teaching |
topic |
Livro didático Manual escolar Ambiente Ensino de Biologia Textbooks Environment Biology Teaching |
description |
Diante da necessidade do entendimento crítico sobre o ambiente em que existem interfaces entre conhecimentos socialmente construídos, é importante investigar como ele é trabalhado nos livros didáticos de biologia. Analisamos o tema ambiente no livro didático de Biologia, Linhares e Gewandsznajder que foi o mais bem avaliado pelo PNLEM-2007. A metodologia utilizada foi a análise de conteúdo, que consiste em identificar os núcleos de sentido de uma comunicação. Aplicamos a grade analítica às unidades de registros constituídas por títulos, frases e parágrafos que abordam o tema ambiente. Os indicadores de enfoques abordados neste trabalho são: contexto sociopolítico-econômico e ambiente-tecnologia. O livro apresenta de forma reduzida e simplificada abordagens socioambientais de natureza crítica. Torna-se necessário um maior aprofundamento sobre os conflitos que perpassam o campo ambiental. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-05 2013-05-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/29284 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/29284 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2237-7891 http://www.saberesemperspectiva.com.br/index.php/saberesemperspectiva |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132484804280320 |