A escolaridade e o capital humano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Sandrina Berthault
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/4499
Resumo: Este que e o Ano Europeu do Envelhecimento Activo e da Solidariedade entre Gerações abre espaço para uma reflexão sobre a maior longevidade dos europeus e as oportunidades que dai decorrem. A escolaridade e, naturalmente, um factor determinante numa sociedade para todas as idades e, em particular, mais envelhecida. De facto, a educação adquirida no sistema formal de ensino e condição de acesso ao conhecimento e este, por sua vez, reflecte-se numa multiplicidade de benefícios para o individuo que o detém e para a sociedade em geral. Assim, tendo a escolaridade como objecto de estudo, propomo-nos no presente artigo dar conta da forma mais apropriada de medição do nível de educação formal na sociedade, ilustrando os indicadores sugeridos com uma aplicação empírica ao caso português.
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