Importância da simulação no treino de equipa para eventos críticos em obstetrícia: resultados da primeira fase do plano nacional de educação médica contínua

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maio-Matos, F
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Sousa-Gomes, A, Costa, FJ, Santos-Silva, I, Carvalhas, J
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.4/1446
Resumo: As emergências obstétricas são eventos raros e inesperados. O modelo tradicional para a formação médica nestes eventos críticos apresenta limitações óbvias. Dada a variedade de competências técnicas e o ambiente de alto risco em que são aplicadas, a obstetrícia é uma especialidade que se adequa totalmente ao treino através de técnicas ou tecnologias aplicadas à Medicina ou Obstetrícia. Este modelo de aprendizagem constitui uma oportunidade para aprender e treinar competências técnicas simples e complexas, bem como a oportunidade para ensaiar e aprender com os erros, sem riscos para os doentes. Assim, elaborámos um estudo com o objectivo de avaliar a percepção dos formandos relativamente a quais os factores associados à falibilidade humana antes e após a formação clínica com simulação; comparar o nível de confiança para a resolução de situações emergentes obstétricas entre internos e especialistas com mais de 5 anos de experiência, antes e após uma acção formativa em gestão de eventos críticos de Obstetrícia; determinar o valor atribuído pelos formandos à simulação como instrumento formativo em cuidados emergentes. Nesta fase do programa, correspondente às 3 primeiras sessões formativas em gestão de eventos críticos de Obstetrícia, participaram 31 médicos. Após a acção formativa, verificaram-se alterações na percepção dos formandos relativamente a quais os factores associados à falibilidade humana, no nível de confiança para a resolução de situações emergentes obstétricas e no valor atribuído pelos formandos à simulação como recurso pedagógico.
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