A semiótica do turismo para análises visuais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guissoni, Rodrigo
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Luderer, Cynthia, Carvalho, Joelma Monteiro de, Mello, Cynthia Menezes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/82013
Resumo: O humano é um ser simbólico que busca explicar os fenômenos que surgem diante de si, os fenô-menos visuais. Para isso a semiótica o auxilia nesse caminho da interpretação. No universo turístico, as fotografias emergem como contributo para a evolução no modode representar, registrar, docu-mentar o que está ao alcance dos olhos ou além. Nesse sentido, esta pesquisa busca demonstrar como a semiótica do turismo contribui para adensar as análises visuais no campo do turismo. Para tanto, visa-se conferir sua usabilidade, assim como a aplicação desse método, suas categorias e uso na produção de sentido. Esta pesquisa, de natureza qualitativa, realizou uma análise visual em fotos do Cristo Redentor extraídas do Instagram. Dentre os principais resultados, foi possívelconstatar o papel da semiótica do turismo como aporte metodológico junto as pesquisas com teor visual. Essa aplicabilidade possibilitou, por meio de categorias, elementos e composição, identificar três inter-pretações mediante as fotos do Cristo Redentor: (i) como representação (sentido semiótico); (ii) como um pano de fundo (tela semiótica); (iii) como cenário na dinâmica com os turistas.
id RCAP_ad912375d6982f132c0117f9ebb12210
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/82013
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A semiótica do turismo para análises visuaisThe tourism semiotics for visual analysisLa semiótica turística para el análisis visualFotografiaProcesso de significaçãoMetodologiaInstagramCristo RedentorPhotographySignification processMethodologyChrist the RedeemerProcesso de significaciónFotografíaMetodologíaAtracción turísticaRedes socialesCiências Sociais::Ciências da ComunicaçãoSocial SciencesO humano é um ser simbólico que busca explicar os fenômenos que surgem diante de si, os fenô-menos visuais. Para isso a semiótica o auxilia nesse caminho da interpretação. No universo turístico, as fotografias emergem como contributo para a evolução no modode representar, registrar, docu-mentar o que está ao alcance dos olhos ou além. Nesse sentido, esta pesquisa busca demonstrar como a semiótica do turismo contribui para adensar as análises visuais no campo do turismo. Para tanto, visa-se conferir sua usabilidade, assim como a aplicação desse método, suas categorias e uso na produção de sentido. Esta pesquisa, de natureza qualitativa, realizou uma análise visual em fotos do Cristo Redentor extraídas do Instagram. Dentre os principais resultados, foi possívelconstatar o papel da semiótica do turismo como aporte metodológico junto as pesquisas com teor visual. Essa aplicabilidade possibilitou, por meio de categorias, elementos e composição, identificar três inter-pretações mediante as fotos do Cristo Redentor: (i) como representação (sentido semiótico); (ii) como um pano de fundo (tela semiótica); (iii) como cenário na dinâmica com os turistas.Humans are symbolic beings who seek to explain the phenomena that arise before them, particularly visual phenomena. For this, they rely on semiotics for assistance in this path of interpretation. In the tourist universe, photographs emerge as evolution in representing, recording, and documenting what can attain the eyes or beyond. In this sense, this research seeks to demonstrate how the semiotics of tourism contribute to deepening visual analyses in the field of tourism. Therefore, it aims to confer the usability of the semiotics of tourism in visual analyses, as well as the application of this method, its categories, and its use in the production of meaning. This qualitative research conducted a visual analysis of photos of Christ the Redeemer taken from Instagram. Among the main results, it was possible to verify the usability of tourism semiotics as a methodological contribution for research with visual content. This applicability made it possible, through categories, elements, and composition, to identify three interpretations along with the photos of Christ the Redeemer: (i) as representation (semiotic sense); (ii) as a background (semiotic screen); (iii) as a scenario in the dynamics with tourists.El ser humano es un ser simbólico, es decir, busca explicar los fenómenos que se le presentan, especialmente los fenómenos visuales. Para ello se apoya en la semiótica para ayudarte en este camino de interpretación. En el universo turístico, las fotografías emergen como evolución en la forma de representar, registrar, documentar lo que está al alcance de los ojos o, pero allá dé. En este sentido, esta investigación busca descubrir cómo la semiótica del turismo contribuye a engrosar los análisis visuales en el campo del turismo. Por lo tanto, pretende conferir la eficiencia de la semiótica del turismo a los análisis visuales, así como la aplicación de este método, sus categorías y uso en la producción de significado en las imágenes de Cristo Redentor. Esta investigación cualitativa realizó un análisis visual en tres grupos de fotografías extraídas de Instagram con el propósito de demostrar el uso de la semiótica del turismo aplicado en la investigación visual. Entre los resultados, se pudo verificar la eficiencia como aporte metodológico, pues permitió identificar el contenido visual asertivo en los análisis, así como la categoría de información transmitida a través de los elementos y la composición.Associação Nacional de Pós-Graduação em Turismo (ANPTUR)Universidade do MinhoGuissoni, RodrigoLuderer, CynthiaCarvalho, Joelma Monteiro deMello, Cynthia Menezes2023-01-162023-01-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/82013porGuissoni, R., Luderer, C. A. F., Carvalho, J. M. de, & Mello, C. M. (2023). A semiótica do turismo para análises visuais. Revista Brasileira De Pesquisa Em Turismo, 17, 2632 . https://doi.org/10.7784/rbtur.v17.26321982-612510.7784/rbtur.v17.26322632https://rbtur.org.br/rbtur/article/view/2632info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:09:12Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/82013Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:00:33.274758Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A semiótica do turismo para análises visuais
The tourism semiotics for visual analysis
La semiótica turística para el análisis visual
title A semiótica do turismo para análises visuais
spellingShingle A semiótica do turismo para análises visuais
Guissoni, Rodrigo
Fotografia
Processo de significação
Metodologia
Instagram
Cristo Redentor
Photography
Signification process
Methodology
Christ the Redeemer
Processo de significación
Fotografía
Metodología
Atracción turística
Redes sociales
Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
Social Sciences
title_short A semiótica do turismo para análises visuais
title_full A semiótica do turismo para análises visuais
title_fullStr A semiótica do turismo para análises visuais
title_full_unstemmed A semiótica do turismo para análises visuais
title_sort A semiótica do turismo para análises visuais
author Guissoni, Rodrigo
author_facet Guissoni, Rodrigo
Luderer, Cynthia
Carvalho, Joelma Monteiro de
Mello, Cynthia Menezes
author_role author
author2 Luderer, Cynthia
Carvalho, Joelma Monteiro de
Mello, Cynthia Menezes
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Guissoni, Rodrigo
Luderer, Cynthia
Carvalho, Joelma Monteiro de
Mello, Cynthia Menezes
dc.subject.por.fl_str_mv Fotografia
Processo de significação
Metodologia
Instagram
Cristo Redentor
Photography
Signification process
Methodology
Christ the Redeemer
Processo de significación
Fotografía
Metodología
Atracción turística
Redes sociales
Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
Social Sciences
topic Fotografia
Processo de significação
Metodologia
Instagram
Cristo Redentor
Photography
Signification process
Methodology
Christ the Redeemer
Processo de significación
Fotografía
Metodología
Atracción turística
Redes sociales
Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
Social Sciences
description O humano é um ser simbólico que busca explicar os fenômenos que surgem diante de si, os fenô-menos visuais. Para isso a semiótica o auxilia nesse caminho da interpretação. No universo turístico, as fotografias emergem como contributo para a evolução no modode representar, registrar, docu-mentar o que está ao alcance dos olhos ou além. Nesse sentido, esta pesquisa busca demonstrar como a semiótica do turismo contribui para adensar as análises visuais no campo do turismo. Para tanto, visa-se conferir sua usabilidade, assim como a aplicação desse método, suas categorias e uso na produção de sentido. Esta pesquisa, de natureza qualitativa, realizou uma análise visual em fotos do Cristo Redentor extraídas do Instagram. Dentre os principais resultados, foi possívelconstatar o papel da semiótica do turismo como aporte metodológico junto as pesquisas com teor visual. Essa aplicabilidade possibilitou, por meio de categorias, elementos e composição, identificar três inter-pretações mediante as fotos do Cristo Redentor: (i) como representação (sentido semiótico); (ii) como um pano de fundo (tela semiótica); (iii) como cenário na dinâmica com os turistas.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-01-16
2023-01-16T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/82013
url https://hdl.handle.net/1822/82013
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Guissoni, R., Luderer, C. A. F., Carvalho, J. M. de, & Mello, C. M. (2023). A semiótica do turismo para análises visuais. Revista Brasileira De Pesquisa Em Turismo, 17, 2632 . https://doi.org/10.7784/rbtur.v17.2632
1982-6125
10.7784/rbtur.v17.2632
2632
https://rbtur.org.br/rbtur/article/view/2632
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de Pós-Graduação em Turismo (ANPTUR)
publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de Pós-Graduação em Turismo (ANPTUR)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132400813342720