A semiótica do turismo para análises visuais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/82013 |
Resumo: | O humano é um ser simbólico que busca explicar os fenômenos que surgem diante de si, os fenô-menos visuais. Para isso a semiótica o auxilia nesse caminho da interpretação. No universo turístico, as fotografias emergem como contributo para a evolução no modode representar, registrar, docu-mentar o que está ao alcance dos olhos ou além. Nesse sentido, esta pesquisa busca demonstrar como a semiótica do turismo contribui para adensar as análises visuais no campo do turismo. Para tanto, visa-se conferir sua usabilidade, assim como a aplicação desse método, suas categorias e uso na produção de sentido. Esta pesquisa, de natureza qualitativa, realizou uma análise visual em fotos do Cristo Redentor extraídas do Instagram. Dentre os principais resultados, foi possívelconstatar o papel da semiótica do turismo como aporte metodológico junto as pesquisas com teor visual. Essa aplicabilidade possibilitou, por meio de categorias, elementos e composição, identificar três inter-pretações mediante as fotos do Cristo Redentor: (i) como representação (sentido semiótico); (ii) como um pano de fundo (tela semiótica); (iii) como cenário na dinâmica com os turistas. |
id |
RCAP_ad912375d6982f132c0117f9ebb12210 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/82013 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A semiótica do turismo para análises visuaisThe tourism semiotics for visual analysisLa semiótica turística para el análisis visualFotografiaProcesso de significaçãoMetodologiaInstagramCristo RedentorPhotographySignification processMethodologyChrist the RedeemerProcesso de significaciónFotografíaMetodologíaAtracción turísticaRedes socialesCiências Sociais::Ciências da ComunicaçãoSocial SciencesO humano é um ser simbólico que busca explicar os fenômenos que surgem diante de si, os fenô-menos visuais. Para isso a semiótica o auxilia nesse caminho da interpretação. No universo turístico, as fotografias emergem como contributo para a evolução no modode representar, registrar, docu-mentar o que está ao alcance dos olhos ou além. Nesse sentido, esta pesquisa busca demonstrar como a semiótica do turismo contribui para adensar as análises visuais no campo do turismo. Para tanto, visa-se conferir sua usabilidade, assim como a aplicação desse método, suas categorias e uso na produção de sentido. Esta pesquisa, de natureza qualitativa, realizou uma análise visual em fotos do Cristo Redentor extraídas do Instagram. Dentre os principais resultados, foi possívelconstatar o papel da semiótica do turismo como aporte metodológico junto as pesquisas com teor visual. Essa aplicabilidade possibilitou, por meio de categorias, elementos e composição, identificar três inter-pretações mediante as fotos do Cristo Redentor: (i) como representação (sentido semiótico); (ii) como um pano de fundo (tela semiótica); (iii) como cenário na dinâmica com os turistas.Humans are symbolic beings who seek to explain the phenomena that arise before them, particularly visual phenomena. For this, they rely on semiotics for assistance in this path of interpretation. In the tourist universe, photographs emerge as evolution in representing, recording, and documenting what can attain the eyes or beyond. In this sense, this research seeks to demonstrate how the semiotics of tourism contribute to deepening visual analyses in the field of tourism. Therefore, it aims to confer the usability of the semiotics of tourism in visual analyses, as well as the application of this method, its categories, and its use in the production of meaning. This qualitative research conducted a visual analysis of photos of Christ the Redeemer taken from Instagram. Among the main results, it was possible to verify the usability of tourism semiotics as a methodological contribution for research with visual content. This applicability made it possible, through categories, elements, and composition, to identify three interpretations along with the photos of Christ the Redeemer: (i) as representation (semiotic sense); (ii) as a background (semiotic screen); (iii) as a scenario in the dynamics with tourists.El ser humano es un ser simbólico, es decir, busca explicar los fenómenos que se le presentan, especialmente los fenómenos visuales. Para ello se apoya en la semiótica para ayudarte en este camino de interpretación. En el universo turístico, las fotografías emergen como evolución en la forma de representar, registrar, documentar lo que está al alcance de los ojos o, pero allá dé. En este sentido, esta investigación busca descubrir cómo la semiótica del turismo contribuye a engrosar los análisis visuales en el campo del turismo. Por lo tanto, pretende conferir la eficiencia de la semiótica del turismo a los análisis visuales, así como la aplicación de este método, sus categorías y uso en la producción de significado en las imágenes de Cristo Redentor. Esta investigación cualitativa realizó un análisis visual en tres grupos de fotografías extraídas de Instagram con el propósito de demostrar el uso de la semiótica del turismo aplicado en la investigación visual. Entre los resultados, se pudo verificar la eficiencia como aporte metodológico, pues permitió identificar el contenido visual asertivo en los análisis, así como la categoría de información transmitida a través de los elementos y la composición.Associação Nacional de Pós-Graduação em Turismo (ANPTUR)Universidade do MinhoGuissoni, RodrigoLuderer, CynthiaCarvalho, Joelma Monteiro deMello, Cynthia Menezes2023-01-162023-01-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/82013porGuissoni, R., Luderer, C. A. F., Carvalho, J. M. de, & Mello, C. M. (2023). A semiótica do turismo para análises visuais. Revista Brasileira De Pesquisa Em Turismo, 17, 2632 . https://doi.org/10.7784/rbtur.v17.26321982-612510.7784/rbtur.v17.26322632https://rbtur.org.br/rbtur/article/view/2632info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:09:12Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/82013Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:00:33.274758Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A semiótica do turismo para análises visuais The tourism semiotics for visual analysis La semiótica turística para el análisis visual |
title |
A semiótica do turismo para análises visuais |
spellingShingle |
A semiótica do turismo para análises visuais Guissoni, Rodrigo Fotografia Processo de significação Metodologia Cristo Redentor Photography Signification process Methodology Christ the Redeemer Processo de significación Fotografía Metodología Atracción turística Redes sociales Ciências Sociais::Ciências da Comunicação Social Sciences |
title_short |
A semiótica do turismo para análises visuais |
title_full |
A semiótica do turismo para análises visuais |
title_fullStr |
A semiótica do turismo para análises visuais |
title_full_unstemmed |
A semiótica do turismo para análises visuais |
title_sort |
A semiótica do turismo para análises visuais |
author |
Guissoni, Rodrigo |
author_facet |
Guissoni, Rodrigo Luderer, Cynthia Carvalho, Joelma Monteiro de Mello, Cynthia Menezes |
author_role |
author |
author2 |
Luderer, Cynthia Carvalho, Joelma Monteiro de Mello, Cynthia Menezes |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Guissoni, Rodrigo Luderer, Cynthia Carvalho, Joelma Monteiro de Mello, Cynthia Menezes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Fotografia Processo de significação Metodologia Cristo Redentor Photography Signification process Methodology Christ the Redeemer Processo de significación Fotografía Metodología Atracción turística Redes sociales Ciências Sociais::Ciências da Comunicação Social Sciences |
topic |
Fotografia Processo de significação Metodologia Cristo Redentor Photography Signification process Methodology Christ the Redeemer Processo de significación Fotografía Metodología Atracción turística Redes sociales Ciências Sociais::Ciências da Comunicação Social Sciences |
description |
O humano é um ser simbólico que busca explicar os fenômenos que surgem diante de si, os fenô-menos visuais. Para isso a semiótica o auxilia nesse caminho da interpretação. No universo turístico, as fotografias emergem como contributo para a evolução no modode representar, registrar, docu-mentar o que está ao alcance dos olhos ou além. Nesse sentido, esta pesquisa busca demonstrar como a semiótica do turismo contribui para adensar as análises visuais no campo do turismo. Para tanto, visa-se conferir sua usabilidade, assim como a aplicação desse método, suas categorias e uso na produção de sentido. Esta pesquisa, de natureza qualitativa, realizou uma análise visual em fotos do Cristo Redentor extraídas do Instagram. Dentre os principais resultados, foi possívelconstatar o papel da semiótica do turismo como aporte metodológico junto as pesquisas com teor visual. Essa aplicabilidade possibilitou, por meio de categorias, elementos e composição, identificar três inter-pretações mediante as fotos do Cristo Redentor: (i) como representação (sentido semiótico); (ii) como um pano de fundo (tela semiótica); (iii) como cenário na dinâmica com os turistas. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-01-16 2023-01-16T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1822/82013 |
url |
https://hdl.handle.net/1822/82013 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Guissoni, R., Luderer, C. A. F., Carvalho, J. M. de, & Mello, C. M. (2023). A semiótica do turismo para análises visuais. Revista Brasileira De Pesquisa Em Turismo, 17, 2632 . https://doi.org/10.7784/rbtur.v17.2632 1982-6125 10.7784/rbtur.v17.2632 2632 https://rbtur.org.br/rbtur/article/view/2632 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Nacional de Pós-Graduação em Turismo (ANPTUR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Nacional de Pós-Graduação em Turismo (ANPTUR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132400813342720 |