Representa??es Sociais sobre a Empregabilidade da Mulher Brasileira em Portugal
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://repositorio.ismt.pt/jspui/handle/123456789/1235 |
Resumo: | O objetivo desse trabalho foi compreender quais as representa??es sociais sobre a mulher brasileira em rela??o ao profissionalismo (contexto laboral), ? personalidade e ? identidade cultural em Portugal. Assente em uma metodologia qualitativa, o estudo foi baseado nos aportes da teoria das representa??es sociais e utilizou-se o Teste de Evoca??o de Palavras (TEVOC) como t?cnica de coleta de dados. Foram respondidos 145 question?rios, que geraram 435 respostas que das quais 146 foram consideradas pouco significativas, por apresentaram menos de 1% da frequencia simples. Os resultados mostraram que, em rela??o ao profissionalismo, a mulher brasileira no contexto laboral portugu?s ? considerada apenas como uma migrante simp?tica e alegre, que aceita exercer trabalho prec?rio. Em rela??o sua identidade cultural, a mulher brasileira ? identificada como turista, uma mulher bonita e atraente. No entanto, no que concerne a imagem negativa, a mulher brasileira ? vista como prostituta. Sobre a personalidade foi poss?vel verificar que as mulheres portuguesas apresentam um alto ?ndice de imagem positiva em rela??o as mulheres brasileiras. Os homens portugueses, ao mesmo tempo que mostram ter uma imagem positiva, mas demonstram imagem negativa. Pode-se concluir que o preconceito ainda ? uma constante e que a imagem da mulher brasileira ainda sofre uma hipersexualiza??o, o que cria uma identidade preferencial para um mercado de trabalho prec?rio, prejudicial ? sua empregabilidade.. |
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Representa??es Sociais sobre a Empregabilidade da Mulher Brasileira em PortugalRepresenta??es sociais - Social representationsMulheres brasileiras - Brazilian womenG?nero - GenderMigrantes - MigrantsO objetivo desse trabalho foi compreender quais as representa??es sociais sobre a mulher brasileira em rela??o ao profissionalismo (contexto laboral), ? personalidade e ? identidade cultural em Portugal. Assente em uma metodologia qualitativa, o estudo foi baseado nos aportes da teoria das representa??es sociais e utilizou-se o Teste de Evoca??o de Palavras (TEVOC) como t?cnica de coleta de dados. Foram respondidos 145 question?rios, que geraram 435 respostas que das quais 146 foram consideradas pouco significativas, por apresentaram menos de 1% da frequencia simples. Os resultados mostraram que, em rela??o ao profissionalismo, a mulher brasileira no contexto laboral portugu?s ? considerada apenas como uma migrante simp?tica e alegre, que aceita exercer trabalho prec?rio. Em rela??o sua identidade cultural, a mulher brasileira ? identificada como turista, uma mulher bonita e atraente. No entanto, no que concerne a imagem negativa, a mulher brasileira ? vista como prostituta. Sobre a personalidade foi poss?vel verificar que as mulheres portuguesas apresentam um alto ?ndice de imagem positiva em rela??o as mulheres brasileiras. Os homens portugueses, ao mesmo tempo que mostram ter uma imagem positiva, mas demonstram imagem negativa. Pode-se concluir que o preconceito ainda ? uma constante e que a imagem da mulher brasileira ainda sofre uma hipersexualiza??o, o que cria uma identidade preferencial para um mercado de trabalho prec?rio, prejudicial ? sua empregabilidade..ISMT2020-12-22T11:33:14Z2019-01-01T00:00:00Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://repositorio.ismt.pt/jspui/handle/123456789/1235TID:202413527porMachado, Juliana Gon?alvesMatos, F?tima Ney (Orientadora)info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-20T08:17:23ZPortal AgregadorONG |
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O objetivo desse trabalho foi compreender quais as representa??es sociais sobre a mulher brasileira em rela??o ao profissionalismo (contexto laboral), ? personalidade e ? identidade cultural em Portugal. Assente em uma metodologia qualitativa, o estudo foi baseado nos aportes da teoria das representa??es sociais e utilizou-se o Teste de Evoca??o de Palavras (TEVOC) como t?cnica de coleta de dados. Foram respondidos 145 question?rios, que geraram 435 respostas que das quais 146 foram consideradas pouco significativas, por apresentaram menos de 1% da frequencia simples. Os resultados mostraram que, em rela??o ao profissionalismo, a mulher brasileira no contexto laboral portugu?s ? considerada apenas como uma migrante simp?tica e alegre, que aceita exercer trabalho prec?rio. Em rela??o sua identidade cultural, a mulher brasileira ? identificada como turista, uma mulher bonita e atraente. No entanto, no que concerne a imagem negativa, a mulher brasileira ? vista como prostituta. Sobre a personalidade foi poss?vel verificar que as mulheres portuguesas apresentam um alto ?ndice de imagem positiva em rela??o as mulheres brasileiras. Os homens portugueses, ao mesmo tempo que mostram ter uma imagem positiva, mas demonstram imagem negativa. Pode-se concluir que o preconceito ainda ? uma constante e que a imagem da mulher brasileira ainda sofre uma hipersexualiza??o, o que cria uma identidade preferencial para um mercado de trabalho prec?rio, prejudicial ? sua empregabilidade.. |
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